Quantidade Máxima de Precipitação do Mês de Março de 2008

Precipitação Máxima Mensal em Março de 2008


  • Total voters
    17
  • Poll closed .

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
"Os valores da quantidade de precipitação em Março 2008 variaram entre 6mm em Évora e 207mm em Portelinha."

In
http://www.meteo.pt/resources/im/pdfs/clim_rc_03_08.pdf

Afinal os 207mm foram bem melhores do que estavamos à espera!:D
Já os 6mm de Évora... Que secura!:confused:


PS: Mais uma vez não temos como confirmar os resultados das votações referentes às temperaturas.:disgust:

Só por curiosidade a estação da Portelinha dista cerca 2,5km da estação de Lamas de Mouro mas essa estação pertence ao INAG
 


GranNevada

Cumulus
Registo
27 Ago 2005
Mensagens
335
Local
Braga
E agora um dado curioso:
Se não estou em erro, Portelinha é a estação oficial do território continental que mais enche o penico. Cerca de 2213mm anuais, segundo o Snirh.
Segundo esta mesma entidade, no final de Fevereiro, Portelinha tinha 509,3mm de precipitação acumulada desde dia 1 de Outubro, quando o normal seria de 1392mm. Ou seja, vai com um défice de 882,7mm!

Já agora, alguém sabe qual é a média de precipitação anual no Pico do Areeiro? Como tem estação meteorológica, deve haver um valor, ao contrário do que acontece na Torre, Penada-Gerês, Montemuro ou Caramulo. Provavelmente as regiões mais chuvosas do país, mas sem dados reais (apenas estimativas). (ou será que têm e eu não sei?)
__________________

Viva !

Acho que em tempos escrevi um topic sobre isto .
As estações pluviométricas que mais quantidades registavam situavam-se todas no PNPG , muito próximas umas das outras , a saber , Leonte , Junceda , Albergaria , Portela do Homem , S. Bento da Porta Aberta , sendo que todas ultrapassavam os 3000 mm. anuais . Destacava-se Leonte com cerca de 3500 mm. anuais o que a fazia talvez a estação mais pluviosa da Península ( houve em tempos grandes "discussões" sobre isso no Meteored !
De qualquer das maneiras todas essas estações foram descontinuadas , mas trabalharam longos períodos de mais de 40 anos algumas delas .
Os dados estão disponíveis no Snirh , é só procurar , os dados merecem a pena ser vistos porque são de facto impressionantes .
Ainda há pouco passei em Leonte e pude ver o velhinho pluviómetro encostado a um canto e cheio de copos de plástico ! Até pensei trazê-lo para Braga como recordação ! Triste fim ! Vou ver se encontro uma foto e ponho aqui .
Cumprimentos ,
Miguel
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Olá GranNevada:)

Muito obrigado pela informação. Sou de facto um entusiasta da precipitação.:thumbsup:

Pegando nos nomes que disseste, fui até à página do snirh e andei a recolher informação ao nível da precipitação anual desses lugares e já fiz para aqui uma data de tabelas em excel.:hehe:
No entanto, destaco esta que me parece bastante preocupante:




Trata-se do evoluir da precipitação média ao longo de periodos de 30 anos, sendo respectivamente:
1 - entre 1941 e 1970;
2 - entre 1951 e 1980;
3 - entre 1961 e 1990;
4 - entre 1971 e 2000;

Depois tracei rectas de tendência, de modo a obter a equação da recta.
Pelo declive das mesmas, podemos ver que por decada, a quantidade de precipitação média tem decaído mais de 200mm, excepto em São Bento de Porta Aberta que decresceu em média 78,8mm por decada.
:confused:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,643
Local
Aveiras de Cima
Parece que a precipitação tem diminuido nas ultimas decadas:( Deve ser um fenomeno a nivel nacional? Ou não?
 

psm

Nimbostratus
Registo
25 Out 2007
Mensagens
1,509
Local
estoril ,assafora
Bom trabalho
Nestas estações não é problema a diminuição da precipitação,mas nas estações onde a precipitação é menor por exemplo com um valor de 600 mm ai sim,é gravissimo.:disgust:Irá haver um maior stress hidrico nas plantas e na agricultura.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Parece que a precipitação tem diminuido nas ultimas decadas:( Deve ser um fenomeno a nivel nacional? Ou não?

Tudo indica que sim, nas últimas décadas tem chovido menos.

Estranho é que das 4 estações, apenas a da Portela do Homem sobreviveu ao ano hidrológico de 2000-2001, emitindo agora dados intermitendes. :confused: Todas as outras deram os seus últimos dados a 1 de Outubro de 2000 e depois pifaram.:( E pelas fotos do GranNevada já nem devem existir. Não deixa de ser curioso ter havido mais dinheiro em prole da meteorologia durante o tempo de Salazar, do que agora que vivemos num país livre "e desenvolvido". :unsure:

Vou pegar em mais estações espalhadas pelo país e vou fazer o mesmo, por curiosidade própria, se não qualquer dia ainda tenho de pagar pelos dados que agora são gratuitos:hehe: