Queda de meteoro na Lua!

Teles

Cumulonimbus
Registo
7 Dez 2007
Mensagens
2,212
Local
Rio Maior
Investigadores da NASA testemunharam no passado mês de Março uma das mais brilhantes explosões alguma vez vista na Lua! A observação foi realizada no âmbito do programa de monitorização de impactos de meteoróides na superfície lunar, um programa que já permitiu a detecção de mais de 300 impactos nos últimos 8 anos.
“No dia 17 de Março de 2013, um objecto com o tamanho de um pequeno rochedo atingiu a superfície lunar, em Mare Imbrium”, afirmou no site Science@NASA Bill Cooke do Meteoroid Environment Office da NASA. “Explodiu num clarão cerca de 10 vezes mais brilhante do que qualquer coisa que tenhamos visto antes”.

 
Editado por um moderador:


Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Espectacular! Mesmo sendo assim tão brilhante, o impacto não seria visível a olho nu.

Pergunto quais seriam os efeitos de impacto lunar, se o meteorito com 2.7km de comprimento que nos vai passar a 5.4milhões de quilômetros (aprox 15x a distância à lua), caísse na lua! Será que iria levantar uma nuvem de poeira lunar global, que como consequência iria reduzir o seu brilho, ou pelo menos reduzir a nitidez com que observamos as suas crateras ou "manchas" que estamos habituados observar?

O asteróide que impactou na Terra há 65milhões de anos seria umas 10 a 20 vezes maior, mas também a lua é muito menor que a terra, pelo que os efeitos poderiam ser consideráveis, no mínimo visíveis a olho nu, penso eu..