Radar meteorológico da Terceira, Açores

Tópico em 'Instrumentos Meteorológicos' iniciado por rossby 28 Mar 2007 às 17:18.

  1. rossby Cumulus

    Registo:
    10 Mar 2007
    Mensagens:
    158
    Local:
    Ponta Delgada - São Miguel

    Uma foto da Serra de Santa Bárbara onde está o radar (a bola), visto de quem vem de Angra:

    [​IMG]
     
    #1
  2. Vince
    Staff

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,811
    Local:
    Braga

    O IM tem nos Açores acesso a um NEXRAD (WSR-88D) da Força Aérea Americana, na Ilha Terceira. Está na Serra de Santa Barbara, por volta dos 1000 metros de altitude.

    As especificações técnicas deste radar podem ser consultadas aqui:
    http://en.wikipedia.org/wiki/NEXRAD
    http://www.roc.noaa.gov/WSR88D/
    http://www.radartutorial.eu/19.kartei/karte711.en.html

    [​IMG]
    http://maps.google.com/?ie=UTF8&ll=38.730041,-27.320209&spn=0.003348,0.010568&t=h&z=17

    [​IMG]

    [​IMG]

    E claro, apenas apenas o IM tem acesso, não é público, e apenas serve bem o grupo central, os restantes grupos já ficam no limite do alcance.
    Contudo alguns radares americanos fora dos EUA tem as imagens disponíveis ao público, alguns exemplos

    - Base naval de Rota, Cadiz:
    https://www.nemoc.navy.mil/site/radarNG/index.php

    - Base naval da Baía de Souda, Ilha de Creta
    https://www.nemoc.navy.mil/site/souda/index.php

    De resto, no campo da observação remota, os nossos colegas açorianos são actualmente dos que tem menos recursos, no continente e Madeira por exemplo tivemos nos últimos anos acesso a boas imagens de satélite (sat24), mas os Açores ainda nem isso, apenas imagens de hora a hora e com algum atraso da EUMETSAT. Mesmo observações de superfície existem poucas estações amadoras online que nos dêem informação em quase tempo real que o IM infelizmente também não oferece (apenas disponibiliza dados horários).
     
    #2
  3. Gerofil Super Célula

    Registo:
    21 Mar 2007
    Mensagens:
    7,474
    Local:
    Portugal

    Re: Seguimento Sul - Agosto 2010

    O único radar açoriano pertence à Força Aérea norte-americana e está instalado na Base das Lajes, limitando a detecção de situações de risco a apenas um grupo de ilhas do arquipélago. "Temos tido alguns problemas de comunicação, mas espero que sejam resolvidos", lamenta Diamantino Henriques, responsável pela delegação regional do Instituto de Meteorologia nos Açores ao i. Patrícia Navarro, meteorologista da delegação açoriana, admite que o radar da base militar é utilizado "quando funciona". O dispositivo tem um alcance de 240 milhas (pouco mais de 386 quilómetros) e assegura apenas a cobertura do grupo central açoriano (Terceira, São Jorge, Faial, Pico e Graciosa), deixando sem vigilância por radar os grupos ocidental (Flores e Corvo) e oriental (Santa Maria e São Miguel). Apesar de se tratar de um "meio de diagnóstico adicional", o IM tem há mais de 20 anos um projecto para dois radares que, segundo Diamantino Henriques, assegurariam a cobertura. Só que os planos ainda não passaram do papel.

    "Pela fenomenologia de localização geográfica, é mais provável a ocorrência de condições adversas nos Açores", esclarece a meteorologista Ângela Lourenço. Daí justificar-se a existência da delegação regional dos Açores, com uma "equipa permanente" responsável pela observação das condições na região autónoma. A sede do Instituto, em Lisboa, faz previsões para o continente e para o arquipélago da Madeira, explica a especialista.

    por Mariana de Araújo Barbosa

    Fonte: Jornal iOnline
     
    #3
  4. AnDré
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    9,446
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)

    http://www.cds.pt/index.php?option=...ogicos-nos-acores&catid=105:acores&Itemid=200



    [​IMG]
    [​IMG]
    [​IMG]

    http://www.cds.pt/images/stories/noticias/docs/Proj_Resolucao_CDS_AR_radares_meteorologicos.pdf



    RTP http://ww1.rtp.pt/acores/index.php?...p&article=15597&visual=3&layout=10&tm=4&rss=0
     
    #4
  5. AnDré
    Staff

    Registo:
    22 Nov 2007
    Mensagens:
    9,446
    Local:
    Arroja, Odivelas (142m)
  6. Vince
    Staff

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,811
    Local:
    Braga

    Em relação a radares e como o assunto se tornou mediático nestes dias, talvez fosse oportuno recolar a questão que em tempos aqui coloquei.

    Além de radares da marinha americana, a rede dos EUA de radar NEXRAD está praticamente toda disponível ao público. Fora do território continental contínuo (OCONUS) existem alguns NEXRAD nos seguintes locais:

    [​IMG]

    Locais como Alasca, Puerto Rico, Guam, são território americano, por isso é natural o radar estar disponível ao público como qualquer outra região americana.

    Fora dessa realidade, estão as bases americanas como Lajes/Açores, Kunsan/Coreia do Sul, Camp Humphrys/Coreia do Sul e Okinawa/Japão.

    De Okinawa não consegui descobrir nada, mas na Coreia, o KWA, serviço meteorológico do país, disponibiliza ao público os dados dos radares americanos integrados na sua rede.


    Será que na Terceira não se pode fazer o mesmo ?
     
    #6
  7. Mário Barros
    Staff

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,146
    Local:
    Queluz ou Cavaleira (Sintra)

    http://www.correionorte.com/quotidi...-meteorologicos-na-regiao-autonoma-dos-acores
     
    #7
  8. fablept Nimbostratus

    Registo:
    12 Nov 2008
    Mensagens:
    845
    Local:
    Ponta Delgada (PDL)

    Será que é desta?

    [​IMG]

    ...se estivéssemos em 1999:unsure:

    Mandei um email à NOAA sobre o radar das Lajes, não soube dar resposta porque é que não continuaram a guardar os registos do radar das Lajes e que não tem conhecimento de planos para fazer no futuro..

    Mas fica a curiosidade, se quiserem ver os dados do radar entre o período de 1997 a 2001 (não tem registo de todos os dias durante esse período):

    -Vão ao site www.freemeteo.com escolhem um local que vos interesse (Lajes, Horta, Ponta Delgada, etc) e escolham um dia com precipitação.
    -Vão a este site http://www.ncdc.noaa.gov/nexradinv/chooseday.jsp?id=LPLA e façam uma pesquisa por esse dia escolhendo a opção LEVELII
    -Se aparecer "NO DATA PRESENT" então tem que pesquisar outro dia, mas se aparecer um gráfico com barras na vertical, então a NOAA tem dados desse dia, inserem o vosso email, esperam 5 a 30minutos e vão receber um email com os dados do radar. Vão ter acesso a ficheiros correspondentes a 10/15mnts..escolhem alguns e façam download.
    -Instalam este software http://www.ncdc.noaa.gov/oa/wct/
    -No software ir a "DATA" "LOAD DATA" "LOCAL" e escolhem a pasta onde fizeram os downloads, clicam em "List Files" e o software faz o upload das imagens. E já podem verificar as imagens/criar gifs/etc.

    Exemplo de um dia com precipitação nos Açores
    http://www.ncdc.noaa.gov/nexradinv/...&dd=25&yyyy=1999&product=AAL2&filter=&id=LPLA
     
    #8
  9. Hazores Nimbostratus

    Registo:
    11 Out 2008
    Mensagens:
    1,244
    Local:
    AGH,terceira,açores

    Só de pensar que estas imagens são "tiradas" mesmo em "cima da minha cabeça".
    É que este radar está a menos de 4Km de onde vivo, no alto da serra que dá nome à minha freguesia.

    Infelizmente, são de à dez anos atrás e não existe forma de as disponiblizarem para todos...
     
    #9
  10. fablept Nimbostratus

    Registo:
    12 Nov 2008
    Mensagens:
    845
    Local:
    Ponta Delgada (PDL)

    No mail que recebi de um sujeito da NOAA, ele aconselhou-me contactar outra pessoa da NOAA sobre o radar das Lajes não ser arquivado pelo NCDC, assim o fiz e a resposta foi simples:

    "Os dados eram recolhidos em gravadores de 8 mm, estes gravadores já não suportados, agora todos os dados dos radares são recolhidos e arquivados em tempo real - demasiado dispendioso para fazer no radar LPLA (Lajes)".

    Conclusão, com esta crise nem tão cedo vamos ter um radar do IM nos Açores, o único radar existente nos Açores pertence aos EUA (FAA ou DOD) e segundo li num post do rossby, uma avaria que dura à 3 anos impede o IM de aceder a esses dados, a NOAA não tem interesse em disponibilizar os dados online por motivos financeiros, por isso nem tão cedo vamos ter acesso público a um radar meteorológico.
     
    #10
  11. Vince
    Staff

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,811
    Local:
    Braga

    Eu em Dezembro do ano passado também contactei o " Lajes Field", aka, Base aérea das Lajes, o DOD americano e a NOAA perguntando se para eles não seria até uma boa ideia em termos de relações públicas fornecerem o radar ao público, afinal há alguns exemplos pelo mundo onde isso acontece em bases americanas, na altura recebi apenas respostas generalistas de que iriam reencaminhar o email para outros departamentos, e até hoje nunca recebi mais nada. Aquele post do rossby é que depois me surpreendeu, se calhar o radar já nem está funcional para os próprios americanos ....
    De qualquer forma, fazem todos bem em contactar, já agora, eu também tenho chateado os tipos do sat24.com para incluírem os Açores, sem sucesso, mas se calhar se mais gente os chatear, quem sabe.... Nestas coisas temos que ser chatos nós todos em vez de esperarmos sentados pelas coisas, quem sabe se não conseguimos algo....
     
    #11
  12. fablept Nimbostratus

    Registo:
    12 Nov 2008
    Mensagens:
    845
    Local:
    Ponta Delgada (PDL)

    De certeza que o radar ainda funciona, em Agosto saiu esta notícia no site das Lajes: http://www.lajes.af.mil/news/story.asp?id=123263181

    E em Julho (penso eu), vi um video sobre "Weather Forecasting in Lajes" e apareceu imagens do radar num computador. Se alguem tem acesso nas Lajes aos dados do radar, devem estar arquivados num computador e facilmente poderia-se disponibilizar na internet, mas não é da competência da base das Lajes em fazer isso..digo eu..

    A minha ideia tb foi de fazer "algum barulho" até que alguem faça alguma coisa, mas como não representamos nenhuma organização/media/etc..é dificil alguem levar a sério.

    Mas é um desperdicio aquele radar estar a funcionar e nem o IM nem o público em geral tem acesso aos dados. Que incluam no próximo contrato dos EUA nas Lajes uma forma de disponibilizarem os dados:unsure:
     
    #12

Partilhar esta Página