Radar para detectar nuvens de cinza vulcanica

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Aqui está uma boa iniciativa:


EasyJet cria aparelho que detecta nuvem de fumos

A companhia aérea do Reino Unido, easyJet, irá implementar um dispositivo nos aviões que detecta as nuvens de cinzas vulcânicas, permitindo aos pilotos alterar a rota durante o voo.

Juan Duran, director-geral da empresa, garantiu que todos os aviões serão equipados com esta tecnologia, prevendo que o Airbus 340 seja o primeiro a receber este detector dentro de 2 meses.

A ideia surgiu em Abril, altura em que o vulcão islandês obrigou ao corte do tráfego aéreo em grande parte da Europa, causando enormes prejuízos para as várias companhias.

Em declarações à agência Lusa, Juan Duran garantiu que o sistema poderá será aplicado a outras companhias, pois o objectivo não é o “benefício económico” mas sim permitir que o tráfego não seja prejudicado por estas intempéries.

AVOID (Airborne Volcanic Object Identifier and Detector) é o nome do radar que irá detectar a situação meteorológica através de infra-vermelhos, enviando de seguida imagens para os pilotos e para o centro de controlo.

"Essas imagens irão permitir aos pilotos ver uma nuvem de cinzas vulcânicas que esteja localizada até 100 km à frente do avião e a altitudes entre cinco mil e 50 mil pés. Isto irá permitir aos pilotos fazer ajustes no plano de voo", informa o comunicado da empresa.



( Extraido do Correio da Manhã )