Radares meteorológicos nos Açores



Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,623
Local
Açores
O Presidente do IPMA, Miguel Miranda, manifestou-se satisfeito pela decisão do Governo da República de financiar a instalação de um radar na ilha de São Miguel, cuja localização já está encontrada mas, por questões técnicas, está pendente de uma reunião com responsáveis do Governo dos Açores e das Câmaras Municipais da Ilha.

Se o processo avançar sem grandes entraves, é muito provável que o radar de São Miguel esteja a funcionar a partir do início do Verão de 2017.
Entretanto, Miguel Miranda garantiu ao ‘Correio dos Açores’ que o Instituto Português do Mar e da Atmosfera está pronto a fazer a actualização do radar de Santa Bárbara, na Terceira, logo que Portugal chegue a um acordo com os Estados Unidos que estará para breve. Miguel Miranda admite mesmo a possibilidade do radar de Santa Bárbara estar a funcionar em pleno a partir do próximo Verão.

Ora, sublinha, “estas responsabilidades vão exigir mais esforço humano da nossa parte. Estamos prontos para corresponder às expectativas, sabendo que estes radares “são muito importantes para a população dos Açores”.

De facto, explicou, com estes radares meteorológicos instalados, o IPMA terá a possibilidade de “ antecipar algumas horas os fenómenos meteorológicos extremos”, como tempestades tropicais, furacões, tornados, entre outros.

http://www.correiodosacores.info/in...-meteorologicos-extremos-a-horas-de-distancia

2 radares num espaço de 1 ano? Prefiro esperar para ver especialmente no que concerne ao de S. Miguel que ainda está por construir :lol:. Excelente seria deslocar o radar da Terceira para S. Jorge. Mas, o que se pode ter é melhor que nada.

http://www.meteopt.com/forum/topico/radares-meteorologicos-nos-acores.5203/#post-303478
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,623
Local
Açores
Açores perdem radar meteorológico dos americanos

O radar meteorológico dos americanos, na Serra de Santa Bárbara, começa segunda-feira a ser desmantelado.

http://www.rtp.pt/acores/local/acores-perdem-radar-meteorologico-dos-americanos-som_50653

O delegado nos Açores do Instituto do Mar e Atmosfera, Diamantino Henriques, diz que a situação é delicada até porque se prevê, este verão, em finais de Agosto, principios de Setembro, a passagem pelos Açores de um ciclone tropical.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: lserpa

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,076
Local
Horta, Matriz, (90m)
Um delegado do IPMA a fazer previsões com mais de 2 meses de antecedência? :wacko::wacko:
Não propriamente, se ouvires a notícia não é isso que ele diz... Mas sim, que estamos oficialmente na época de furacões no atlântico e que há uma probalidade de sermos atingidos por uma tempestade tropical. O que é normal e perfeitamente plausível.... Foi na minha opinião sensacionalismo jornalístico como de costume....


My Weather station data.
https://www.wunderground.com/cgi-bin/findweather/getForecast?query=pws:IAORESHO2&MR=1
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Não propriamente, se ouvires a notícia não é isso que ele diz... Mas sim, que estamos oficialmente na época de furacões no atlântico e que há uma probalidade de sermos atingidos por uma tempestade tropical. O que é normal e perfeitamente plausível....

Óbvio.
E eu até pensava que o IPMA já nem tinha acesso a esse radar há uns bons anos.
Esse dos "americanos" é assunto para esquecer, é preciso é continuar a fazer pressão para se acabar de construir a rede nacional de radares que há 20 anos atrás já foi planeada com um radar em cada grupo dos Açores.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,623
Local
Açores
O radar meteorológico norte-americano na Serra de Santa Bárbara não deve ser desativado na próxima semana e existe informação que indica que este equipamento irá passar para as mãos do Estado português.

De acordo com o delegado nos Açores do Instituto do Mar e Atmosfera, Diamantino Henriques, a desativação na próxima Segunda-feira chegou a ser um dado oficial, mas existe informação “oficiosa”, resultante de conversações recentes, que apontam no sentido contrário.

“O equipamento deverá ser entregue, em princípio, ao Instituto. Pelo menos, é o que pretendemos. A ideia já terá sido alvo de conversações e, ao que sabemos, existirá bom acolhimento pela parte norte-americana”, adiantou ao DI.

Estará prevista, segundo declarações de Diamantino Henriques ao Diário Insular, a visita de uma equipa de técnicos dos Estados Unidos, para avaliarem o estado do radar. Deverá ser a parte portuguesa a proceder depois às intervenções necessárias. Será necessário, sobretudo, novo software, mas também hardware, no sentido de compatibilizar o radar com a restante rede.

---

Entretanto, já ao fim do dia de ontem, o ‘Correio dos Açores’ conseguiu chegar à fala com o Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, que anunciou ter apresentado ao Ministério dos Negócios Estrangeiros uma proposta negocial com a ‘parte americana’ que passa por uma fase de transição para a transferência do equipamento para mãos portuguesas. “Há boas indicações de que esta proposta seja aprovada”, afirmou Miguel Miranda. Acrescentou mesmo que o IPMA tem já disponíveis 123 mil euros, com IVA incluído, para proceder à reparação do radar de São Bartolomeu, na Terceira.

---

Miguel Miranda procurou desdramatizar esta questão afirmando que “temos uma cobertura de satélites contínua que, por si, garante fazer, pelo menos, a previsão meteorológica”.

Contudo, concluiu o Presidente do IPMA, os radares “são importantes e queremos instalar mais um radar em São Miguel. Vamos conversar, em Julho, com o Governo Regional, sobre a sua localização”.

http://www.correiodosacores.info/in...uguesas-e-vai-ser-instalado-outro-em-s-miguel
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,623
Local
Açores
Norte-americanos decididos a desmantelar o radar da Terceira contra a opinião de Portugal[URL='http://www.correiodosacores.info/index.php/destaque-principal/21721-norte-americanos-decididos-a-desmantelar-o-radar-da-terceira-contra-a-opiniao-de-portugal'] [/URL]

A recusa dos norte-americanos foi anunciada ontem, em primeira mão, pela Antena 1 Açores. O Instituto do Mar e da Atmosfera “acaba de ser formalmente informado que a intenção dos norte-americanos é desmantelar o radar, único existente nos Açores. O IPMA está já a trabalhar na contra argumentação técnica no sentido de reverter a decisão dos norte-americanos”, palavras do Presidente do Instituto, Miguel Miranda.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Cá para mim, aquilo tem lá algo mais, que apenas um radar meteorológico, daí a persistência no desmantelamento.

Transferência de tecnologia para os portugueses sem contrapartidas (muitos $$$$) ? Era só o que faltava... Bem pode o governo regional chorar junto do Primeiro - Ministro por guito...
 
  • Gosto
Reactions: lserpa

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,623
Local
Açores
Governo mantém esperança que Estados Unidos cedam radar nos Açores

http://www.acorianooriental.pt/noti...nca-que-estados-unidos-cedam-radar-nos-acores

Quanto ao radar que o Executivo nacional pretende instalar na ilha de São Miguel, Ana Paula Vitoriano adiantou que já foram identificados três possíveis locais que, “neste momento, estão a ser analisados tecnicamente entre os serviços do IPMA e dos serviços da Região Autónoma dos Açores”.

Sem se comprometer com prazos para a instalação do radar na maior ilha do arquipélago, a governante assegurou que este processo está a ser alvo de “um trabalho intensíssimo” entre os governos nacional e regional para a sua concretização.

Vasco Cordeiro defende necessidade de acelerar instalação de radar nos Açores

http://www.correiodosacores.info/in...de-de-acelerar-instalacao-de-radar-nos-acores

Fontes alternativas:

http://www.rtp.pt/acores/economia/i...er-acelerada-defende-vasco-cordeiro-som_50974

http://www.rtp.pt/acores/sociedade/...eteorologico-da-serra-de-santa-barbara-_50969

---

Em Janeiro:

http://www.meteopt.com/forum/topico/radares-meteorologicos-nos-acores.5203/page-3#post-538032

E em Maio:

http://www.meteopt.com/forum/topico/radares-meteorologicos-nos-acores.5203/page-4#post-558385

Da confirmação de uma localização exata (Graminhais) e de um prazo definido (2017) passou-se novamente para as intenções e o descomprometimento com os prazos. Um radar no próximo verão? Sonhem e continuem a sonhar. O da Madeira também era para estar a funcionar no outono de 2014. Depois passou para o outono de 2015. Já vamos para o outono de 2016 e não há radar ainda (há quem defenda que será este ano). Longe de mim ser anti-madeirense mas comparar os climas da Madeira e dos Açores e atribuir primeiro o radar à Madeira é absurdo. A Madeira teve um temporal que matou e danificou, sim. Mas não tem, de longe, o mesmo dinamismo meteorológico e muito menos o perigo anual de tempestades tropicais e furacões.
 
Última edição:

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,623
Local
Açores
New radars for estimating rainfall installed at ARM sites

http://phys.org/news/2016-08-radars...&utm_medium=email&utm_campaign=daily-nwletter

State-of-the-art scanning dual-polarized X- and C-band weather radars were installed at Atmospheric Radiation Measurement (ARM) Climate Research Facility sites. These instruments will improve observation of cloud and precipitation evolution, dynamic and microphysical processes, and rainfall amount, producing data that ultimately will help evaluate high-resolution climate model simulations.

Será que a Graciosa vai receber um? A informação deverá continuar a ficar restrita ao público em geral. Será um regresso ao antigamente. Ter ou não ter um radar vai dar ao mesmo.
 
  • Gosto
Reactions: lserpa