Rádio na escola

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por Pedro 12 Out 2010 às 20:02.

1. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Vila Chã de Sá - Viseu(441m)//Coimbra
    Boa noite a todos.

Uma vez que este ano a minha turma se vai candidatar á Presidência da Associação de Estudantes da escola, temos o projecto de montar uma rádio na escola, com transmissão FM.

Gostava de saber preços, de preferência o mais barato possível e com a melhor qualidade que se possa.

Obrigado...

---------------------
    Ainda não desisti da instalação de uma estação meteorológica...:D

2. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    bem, quem puder mande aí uma ajudita, mesmo que seja só lojas de electrónica que passam ter o material...;)

3. jaca

jaca
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Jan 2009
    Local:
    febres-coimbra
    Boas.
    Possuo um equipamento desses que adquiri recentemente, para outros fiz que não fazer uma radio.
    Na altura pesquisei e em Portugal não encontrei nada, até porque penso que não é permitida a sua utilização pela Anacom para os fins que pretendes, pois isso é uma rádio pirata e as rádios piratas são proibidas em Portugal.
    Encontrei no Brasil vários locais com venda online.O problema está no envio para Portugal que quase todos não o fazem.
    Apenas houve um que consegui, cujo link para a pagina online disponibilizo em baixo.
    Acabei por falar com eles por telefone, e posso-te dizer que é muito boa pessoa para resolver a situação, muito atencioso.
    Tens vários modelos a preços diferentes, é uma questao de fazeres a conversão para €.
    Adquiri o TX850Fm que é digital e tem cerca de 1 km de alcance, em campo aberto.
    Um dos grandes problemas é ser retido na alfandega, estar lá mais de um mês e teres de pagar os direitos alfandegarios, mais ou menos o valor do iva sobre o valor do artigo, e taxa alfandegaria o que vai encarecer o artigo.

http://www.teclink-rf.com.br/

Abraço, boas compras.

4. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Não haverá em España?

5. jaca

jaca
    Expand Collapse
    Cirrus

Registo:
    19 Jan 2009
    Local:
    febres-coimbra

Boas mais uma vez

É uma questao de procurares, mas eu nao encontrei nos meus contactos...

http://www.meteofebres.blogspot.com/

6. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Boas de novo.

Uma dúvida importante... Apesar de termos perdido as eleições( com dignidade) a turma pretende seguir com o projecto. Sei que para uma radio difusão interna não há problema, mas para uma difusão colectiva, é preciso muita burocracia?:(

7. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Pedro, qualquer emissão que faças de rádio, como por exemplo FM, é à partida ilegal, mesmo de fraca potência. E para legalizar, epa, nem vale a pena pensares nisso, coisas muito complicadas, licenças, burocracias, custos, etc. Eu quando era puto ajudei a lançar duas rádios locais, que para todos os efeitos eram rádios piratas, a certa altura foi tudo ilegalizado, entretanto o mundo mudou muito desde esses tempos. Hoje em dia acho que nem vale a pena perder tempo com isso, se querem fazer uma rádio ou mesmo televisão da escola, fazem muito bem, mas façam-na usando a Net e não FM. De qualquer forma o futuro passa todo por aí.

8. PedroAfonso

PedroAfonso
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    18 Fev 2008
    Local:
    Covilhã (700 m) / Almada
    É assim emissões em FM são ilegais e punidas com coimas que ascendem aos milhares de euros. Agora se for com o objectivo de apenas emitir dentro do recinto escolar, um pequeno transmissor FM daqueles que se utilizam para os Ipod's é capaz de servir, embora a cobertura não ultrapasse os 50 metros sem obstáculos. É muito pouco mas sempre serve.

Outra alternativa é utilizar-se um circuito fechado de emissão sonora, ou seja, uma série de altifalantes espalhados pela escola ligados ao PC de emissão.

Este PC tem de ter um software de automação que irá gerir a programação musical, os jingles, etc. e tal.

9. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Bem, eu como presidente da lista ja não lhes criei muita expectativa porque sabia que ia haver muita papelada. Mas a radío online quase não dá trabalho, só é precíso uma pessoa na cabina da rádio e há mais de 700 pessoas na escola.

peço desculpa, mas acabo a conversa amanhã.

10. Vince

Vince
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    23 Jan 2007
    Local:
    Braga
    Pedro, só uma pessoa ? Mas então se é para fazer apenas uma playlist musical, nem vale a pena gastar recursos nisso, pensei que fosse uma radio escolar, com notícias da escola e região, e isso não é uma pessoa que faz, são precisas muitas, e isso é que é interessante do ponto de vista educativo, e dá trabalho ... conteúdos. Se é para passar musica, bah, quem quem precisa ou está interessado em tal coisa hoje em dia.

11. joseoliveira

joseoliveira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    18 Abr 2009
    Local:
    Loures (Moninhos) 128m
    É uma ideia interessante, quando andei estudar de dia, foi no 8º ano, juntamente com alguns colegas havíamos perspectivado uma cena dessas lá pelo bar do Liceu José Falcão em Coimbra; a loucura musical dos anos 80 estava no auge e a coisa esteve em vias de se concretizar. Não fosse uma opinião contrária de algumas alas mais conservadoras instigadas pelo Presidente do Concelho Directivo, uma pessoa pouco querida quase por todos, penso que até seria engraçado! :p

Mas Pedro, tal como o Vince enfatizou, por acaso até que o projecto com o apoio de alguns profs (era a condição) envolvia uma componente informativa mas sobretudo didáctica e claro muita música que o people gostava para desanuviar o ambiente tornando-o atractivo, enfim, era um apelar à criatividade e alguns profs até estavam de acordo porque assim a malta menos bem comportada, durante os "furos" não saía da escola para fazer asneiras cá fora.
    Tive pena que tal não acontecesse, mas quando ouço falar deste tipo de iniciativas é como se sentisse um certo gozo por algo que gostaria de fazer mas não foi possível! :rolleyes:

Collapse Signature Expand Signature
  12. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Devo até dizer que quem nos enfiou esta mania na mioleira foram profs meus e acabamos por aceitar-lhes o desafio. Por eles, a ajuda está pronta.

Já fui saber tudo o que tinha que saber para ter a autorização do Conselho directivo, é só avançar. Acho que está tudo nos trinques.

É pena que também não tenha corrido tão bem quando propus a estação, mas este ano também lá vai...:D

13. Pedro

Pedro
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    15 Abr 2009
    Local:
    Não entendeu Vince. Claro que uma coisa destas não pode ser só música. Assim, piada não é nenhuma, e acabaríamos por perder-lhe o gosto.

O que quis dizer era que só era preciso uma pessoa de cada vez na cabina, quanto muito duas ou três, porque também não é nada de especial, e de grandezas não tem nada. O que einteressa é que o material está mentado e pronto a usar. Pena que ao longo dos 15 anos desta escola ninguém tenha usado a cabine senão para pôr música horrível e aos berros nos intervalos, que ninguém gosta,a senão mesmo a Associação de Estudantes, porque nunca pedem a opinião dos outros alunos. Coisa que nunca faria.

Agora Vince, longe de mim fazer uma rádio tão monótona e sem interesse...

Partilhar esta Página