Rali Lisboa - Dakar anulado

Tópico em 'Off-Topic' iniciado por algarvio1980 4 Jan 2008 às 12:16.

  1. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,140
    Local:
    Olhão (24 m)
    edição 2008 do rali todo-o-terreno Lisboa-Dacar foi hoje cancelada devido a razões de segurança, anunciou a France Press (AFP), citando a organização.

    A empresa organizadora Amaury Sport Organization (ASO) justifica o cancelamento da prova, pela primeira vez na sua história, com razões de segurança e “ameaças directas contra a prova”, num comunicado emitido hoje em Lisboa.

    “Depois de diferentes conversas com o governo francês - em particular com ministro dos Negócios Estrangeiros - e tendo em conta as suas firmes recomendações, os organizadores do Dacar decidiram anular a edição de 2008 do rali, programada para de 05 a 20 de Janeiro entre Lisboa e a capital senegalesa”, refere o comunicado da ASO.

    O comunicado fala ainda de “ameaças directas lançadas contra a prova por movimentos terroristas”.

    O anúncio oficial da decisão da organização do mítico Rali vai ser feito ao meio dia, mas entretanto o barlavento.online apurou que, na zona de Portimão e Praia da Rocha, já houve unidades hoteleiras contactadas pela agência de viagens oficial da prova para anular as reservas entretanto feitas.

    O barlavento.online soube, por seu lado, que, em Portimão, a estrutura municipal ligada à organização também foi avisada ao princípio da manhã do eminente anúncio do cancelamento da prova.

    O barlavento.online foi mesmo o primeiro órgão de comunicação social a nível mundial a avançar com dados concretos sobre o cancelamento desta edição do Lisboa-Dacar.

    Em Lisboa, diversas conferências de imprensa previstas para esta manhã, nomeadamente de Carlos Sousa, foram anuladas, vivendo-se um ambiente de grande expectativa.

    Para a Mauritânia, nesta edição de 2008, estão previstas oito decisivas etapas do Rali, pelo que tudo indica que não bastará à organização simplesmente anular estas etapas.

    A alteração ou anulação de etapas do Rali Lisboa-Dacar ou mesmo o cancelamento de toda a prova vão assim ser anunciados esta manhã.

    Fonte: Barlavento Online

    Lá se foi o Rali em Portimão no domingo:sad::sad::sad:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    6,687
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Confesso que fiquei um pouco chocado com esta noticia, é preferivel não haver o Rali, visto as ameaças terroristas serem bem reais. Mas ao mesmo tempo ceder face ao terrorismo não me parece bom. Pois significa uma vitoria para as organizações terroristas. o que vai causar novas ameaças para os Ralis dos anos seguintes, pois vai dar força e motivação de sobra a estes fanáticos
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    4,558
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Lançando mais uma acha para a fogueira... foram os Franceses que sugeriram o cancelamento... teriam feito o mesmo se o formato fosse ainda o Paris - Dakar :huh:
     
  4. henriquesillva

    henriquesillva
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    13 Dez 2007
    Mensagens:
    496
    Local:
    Guimarães
    E diz o Senhor Bush que o Mundo está mais seguro?:lol::lol::lol:



    PS: Em 30 anos de provas, é a 1ª vez que é anulada!!!!!!!
     
    Collapse Signature Expand Signature
  5. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    8,030
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Dadas as circunstâncias foi sem dúvida a melhor opção. Não tem interesse fazer um dakar que não passe nas dunas... A Mauritânia nesse aspecto é insubstituível. Mali, Sul da Argélia, Niger tem condições de segurança muito mais precárias. Anteriores edições (Paris/Sirt/Cidade do Cabo-1992) ou (Dakar-Cairo-2000) não se organizam em 15 dias... Pró ano há mais :)
     
  6. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    6,687
    Local:
    Figueira de Castelo Rodrigo (650m)
    Um comunicado da al-Qaeda de 29 de Dezembro colocando em causa as autoridades da Mauritânia, nomeadamente pelo apoio à segurança do Lisboa-Dacar2008, confirma a realidade da ameaça que hoje motivou a anulação do rali, refere a Lusa.

    A informação é avançada pela Agência France Press, que cita fonte próxima do processo, depois de o director da prova, Etienne Lavigne, ter justificado hoje, em Lisboa, a decisão de anular o rali todo-o-terreno pelo «clima de insegurança» reinante depois do assassínio de quatro turistas franceses na Mauritânia na véspera de Natal.

    No seu comunicado, o Braço da Al-Qaeda no Magreb Islâmico (BAQMI, ex-Grupo Salafista para a Prédica e Combate - GSPC) critica a colaboração de Nouakchott com os «Cruzados, os apóstatas e os infiéis», recorrendo a uma terminologia regularmente utilizada nas suas ameaças e reivindicações de atentados, sublinha a mesma fonte.

    Este comunicado, acrescenta a fonte, «vem confirmar as motivações dos terroristas, autores dos assassinatos (dos quatro cidadãos franceses), bem como a mudança radical de estratégia implicada pela integração do GSPC na al-Qaeda».

    Em Lisboa, Etienne Lavigne, director do Dacar, evocou hoje «razões de Estado» que não podia «nem comentar, nem explicar», para justificar a anulação da prova, que deveria decorrer de 5 a 20 de Janeiro.

    «O governo francês invocou razões de Estado para nos aconselhar formalmente a não dar a partida do Dacar. Acrescento que comunicados da Al-Qaeda no Magreb citavam o Dacar. Não conheço o conteúdo desses comunicados, mas o Quai dOrsay tem-los em sua posse», afirmou Lavigne.

    Fonte: http://www.portugaldiario.iol.pt/noticia.php?id=899478&div_id=291
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página