Relampagos Vulcanicos

TaviraMan

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
401
Local
Stº Estevão - Tavira
Boas

Gostaria de saber como é que se formam aqueles raios dentro das nuvens vulcanicas, é algum processo semelhante a uma trovoada? As particulas ao subirem geram electricidade?

Cumps:thumbsup:
 


AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Encontrei isto na net, espero ajudar...

raio-vulcao-1.jpg


Por que uma erupção vulcânica pode criar raios? Esta foto, do Vulão Sakurijama, no Japão, foi tirada no mês passado (aqui para baixá-la alta resolução [2,1 mb]). Nela você pode ver bolas de magma tão quentes que fazem com que as pedras do chão sejam jogadas para longe. No entanto, você pode reparar que há alguns raios na foto. Abaixo aparece a foto inteira.

Porque os relâmpagos acontecem nas tempestades normais ainda é um fato que não foi bem explicado. Sabe-se que eles ajudam a resfriar áreas de cargas elétricas opostas.

Uma hipótese para o espetáculo do Sakurijama é que as bolhas de magma ou as cinzas do vulcão possuem cargas elétricas e, com o movimento, conseguem criar áreas separadas de cargas elétricas opostas – a condição para a criação dos arcos voltáicos.

Outra hipótese é que os raios aparecem por causa das colisões na poeira vulcânica que induzem a eletricidade.

Curiosidade: raios caem em algum lugar da Terra em média 40 vezes por segundo.

Fonte: http://hypescience.com/27812-vulcao-relampagos/

Espero ter ajudado :thumbsup:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Se ainda não há certezas sobre a formação das diferenças de potencial eléctrico no seio de uma nuvem normal de trovoada menos ainda nas nuvens das erupções vulcânicas.

As hipóteses ou teorias avançadas vão de encontro aquilo a que foi colocado pelo andres, ou seja, devido à fricção entre diferentes partículas algumas vão ficando carregadas positivamente e outras negativamente.

Depois, noutro processo também não muito conhecido, as partículas com a mesma carga eléctrica acumulam-se em partes diferentes da nuvem vulcânica. Quando a diferença de potencial entre as duas partes da nuvem ou entre a nuvem a terra for suficientemente grande produzem-se as descargas eléctricas.