Reportagem: Raio atinge prédio em Corroios - 15 de Março de 2012

Tópico em 'Portugal' iniciado por Lightning 16 Mar 2012 às 20:29.

  1. Lightning

    Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    25 Jul 2008
    Mensagens:
    3,977
    Local:
    Corroios
    Hoje fui fazer um pouco de trabalho de investigação para tentar apurar os estragos que foram provocados pela queda de um raio num prédio em Corroios, nomeadamente o prédio dos Correios CTT, na Rua dos Reformados. Após ter falado com o membro do fórum tenente19, fiquei a saber que o raio tinha caído nesse preciso prédio.

    Aqui está o vídeo que contém o evento, é possível ouvir a energia gerada pela fortíssima descarga. Peço desculpa pelo estremecimento da imagem, mas valeu o susto... :surprise: Depois da queda do raio, saiu uma nuvem de fumo do sítio onde este atingiu, e agora percebo o porquê disso ter acontecido. Passo a explicar mais para a frente.




    Bem, desloquei-me até ao local, de máquina na mão, e tentei procurar informações nos correios, que ficam nesse mesmo prédio, e fui muito bem recebido pelas funcionárias, que me informaram do sucedido, e ainda partilharam a experiência que viveram. Segundo as mesmas, quando o raio caiu, os computadores e material eléctrico rebentaram, deitando mesmo algumas faíscas, e a parede do terraço do prédio ficou rachada.

    Eis uma foto do prédio que o raio atingiu. Os correios ficam no rés-do-chão, como se pode ver pelo letreiro posto no prédio.

    [​IMG]

    A descarga atingiu uma antena de radio-amadores que se encontra no terraço do mesmo. Mesmo assim estou na dúvida se se chamará assim ou se será ou um pára-raios. Aqui podem ver o sítio preciso onde o raio atingiu (topo do prédio).

    [​IMG]

    Durante a conversa com as funcionárias dos correios, uma delas mostrou-me o que restou da antena onde o raio caiu, um emaranhado de fibras/cabos (não sei se é a expressão mais correcta) que me deixou boquiaberto, pois a antena desintegrou-se em muitos bocados. Com a devida permissão, fotografei o que resta e restou da antena. Nunca tinha visto nada assim. Na rua existiam dezenas de bocados destes espalhados pelo chão:

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Tentando apurar ainda melhor o acontecimento, várias pessoas do local disseram-me que estes bocados de cabo/fibras caíram ainda a arder para a via pública, e uma mulher que estava a passar na altura ficou em pânico/estado de choque, pois por pouco não foi atingida com esses detritos.

    As lojas circundantes, como a Companhia de Seguros, mini-mercado Dia e outros estabelecimentos ficaram sem caixa registadora, multibanco e sofreram também danos na estrutura eléctrica.

    Vários amigos meus da zona ficaram sem televisão e computador, que também rebentaram instantaneamente.

    Mostro-vos agora o sítio preciso onde o raio caiu, consegui captá-lo em fotografia, e quando reparei na verdadeira consequência do raio, fiquei sem palavras. Notem o topo do cabo, que ficou totalmente queimado e desfeito:

    [​IMG]

    Para terem uma ideia, existia, no sítio onde se notam os bocados de antena "cortados", uma extensão de antena igual a esta (foto tirada do Google para mera ilustração):

    [​IMG]

    Penso que ficaram agora com uma ideia mais nítida de como tudo aconteceu. Falta-me ainda referir que o fumo visível no vídeo foi resultante dos bocados de antena que ficaram a arder temporariamente, e também do impacto do raio.

    Tentei deslocar-me ao terraço do prédio mas infelizmente não me deram autorização para tal, mas digo-vos que pouco mais de 2, 3 metros ao lado desta antena, está o terraço onde se não me engano habita alguém. Tentem imaginar o susto dessa pessoa, se ela se encontrava lá na altura. :surprise:

    Tenho ainda de fazer a compilação de todos os raios que filmei durante toda a tarde. Mais tarde coloco o vídeo.

    Espero que tenham gostado da reportagem. :thumbsup:
     
    #1 Lightning, 16 Mar 2012 às 20:29
    Editado por um moderador: 21 Set 2014 às 03:52
  2. Z13

    Z13
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    2,870
    Local:
    Bragança - 690m
    Grande estouro Lightning!!:surprise:

    Não sei é se é boa ideia andares no terraço do teu prédio durante uma trovoada....:maluco:


    ;)
     
    Collapse Signature Expand Signature
  3. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Até deve ter cheirado a chamusco :lmao:

    Eu no telhado só a Davis lá está nestas situações, não tenciono fazer-lhe companhia...
     
  4. Lightning

    Lightning
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    25 Jul 2008
    Mensagens:
    3,977
    Local:
    Corroios
    Mário já que falas nisso por acaso também esqueci-me de referir que um familiar meu que passa naquela zona todas as manhãs para ir para o trabalho, me disse hoje exactamente isso. Ainda cheirava a queimado de manhã naquela zona devido ao que aconteceu.
     
  5. Knyght

    Knyght
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Mai 2009
    Mensagens:
    2,013
    Local:
    Madeira - Funchal
    Jesus quem vivia ao lado se estava em casa de certeza ficou em pânico... Já senti o chão tremer com trovoada mas ai nada previa nem devia ter as devidas medidas de segurança que tem o para-raios ao lado de minha casa...
     
    Collapse Signature Expand Signature
  6. Alberto Lunas

    Alberto Lunas
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    19 Jan 2012
    Mensagens:
    5
    Local:
    Collado Villalba, 917 m. Madrid (España)
    Buen video Francisco: Thumbsup: y menudo susto te pegastes al estar grabando desde la azotea y el rayo que cayo cerquísima, el humo del video lo dice todo, y tambien al día siguiente tratando de averiguar los destrozos que causo el rayo. La verdad que estar expuesto a esos esas descargas ene sa azotea en un poco peligroso jeje.

    Ese jueves ya se veía por el satelite las tormentas que se estaban produciendo al sur de Portugal y como al día siguiente los chunascos tormentoso ya de desplazaron al norte de la peninsula Iberica.

    Un saludo!
     
  7. jmackworks

    jmackworks
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    25 Mar 2012
    Mensagens:
    57
    Local:
    Évora
    belo trabalho de investigação , parabéns
     
  8. Zapiao

    Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    882
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Raios e instalaçoes electricas nao combinam:surprise:
     
    Collapse Signature Expand Signature

Partilhar esta Página