Resumo do Mês - Julho 2015

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Vince 1 Ago 2015 às 07:36.

  1. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
  2. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    10,151
    Local:
    Carcavelos (praia) alt.20m / Póvoa de Sta.Iria
    Resumo da precipitação acumulada no mês na região Litoral Norte:

    [​IMG]

    O acumulado em Ponte de Lima não será real pois o pluviómetro não tem estado a funcionar bem desde há alguns meses.

    Julho normal a norte do Douro, mas seco a sul, nesta região litoral.
    A falta das estações de Lamas de Mouro e Ponte de Lima e a escassa informação na zona nordeste da região não permite excluir a hipótese de haver zonas a norte do Douro em que o mês foi quase seco ou mesmo seco, especialmente nas montanhas.

    O Julho é um mês praticamente neutro quanto a capacidade de alterar a situação hidrológica, excepto em ocasiões excepcionais. Estas precipitações "normais" não repõem água no solo devido à evapotranspiração elevada. Só muito localizadamente tal poderá ter sucedido.
     
    guisilva5000 gostou disto.
  3. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    10,151
    Local:
    Carcavelos (praia) alt.20m / Póvoa de Sta.Iria
    Resumo da precipitação acumulada no mês na região Interior Norte e Centro:

    [​IMG]

    Dispersão de classificações desde muito seco a chuvoso, típica de um Julho caracterizado por alguns episódios de actividade convectiva localizada e forte em certos casos. As estações que tiveram a sorte de estarem no caminho de certas células mais activas, viram, numa questão de apenas uma hora, o seu acumulado mensal saltar para a classificação de chuvoso: Chaves, Mirandela, Figueira de Castelo Rodrigo, Guarda e Castelo Branco estão nesta situação.
    Claro destaque para a Guarda que acumula dois extremos: o maior valor acumulado e o mais concentrado no tempo, caíu o total do mês em menos de uma hora, entre as 20h e as 21h do dia 17!
    Outras, como Montalegre, Miranda do Douro e Penhas Douradas não tiveram essa sorte e, apesar de normalmente ser esperada uma precipitação superior às contempladas com os "dilúvios", que até são estações próximas, ficaram com acumulados normais mas marginais, quase secos.

    O acumulado nulo em Pampilhosa da Serra, considerando que a estação está a funcionar correctamente, é talvez o único caso de extrema secura. Não existindo séries de estudo, a interpolação colocaria o 2º decil para esta estação acima de 1 mm (limite máximo para muito seco). Já em Proença-a-Nova será normal não chover em Julho (se isso acontecer em pelo menos 30% dos anos). Repare-se como em Castelo Branco, pelo menos 50% dos anos não registam precipitação acumulada em Julho, nem sequer 0,1mm. Mais perto desta percentagem só no Pinhão, com 40%. No entanto sabe-se que há vales do interior, mais junto à fronteira, como o vale do Côa, em que este valor pode ser superior a 50%, de tal modo que se cair 0,1mm em Julho já foi um mês chuvoso!
     
  4. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    10,151
    Local:
    Carcavelos (praia) alt.20m / Póvoa de Sta.Iria
    Resumo da precipitação acumulada no mês na região Litoral Centro:

    [​IMG]

    Com valores diminutos como estes, a classificação do mês é quase irrelevante, nada altera na situação hidrológica, não houve qualquer contributo significativo, tudo o que caíu evaporou-se em algumas horas.
    O único interesse será estatístico. Apenas interessante a chuva que caíu junto à margem norte do Tejo, de Lisboa a sul de Santarém, e que mereceu a classificação de chuvoso ou quase, pois em cerca de 70% dos anos nem isso chove em Julho. Mas são valores da ordem dos 2 a 3 mm, insignificantes.
     
    #4 StormRic, 5 Ago 2015 às 01:50
    Última edição: 5 Ago 2015 às 02:12
  5. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    10,151
    Local:
    Carcavelos (praia) alt.20m / Póvoa de Sta.Iria
    Resumo da precipitação acumulada no mês na região Litoral Sul:

    [​IMG]

    É normal não chover em Julho na região sul, excepto em Portalegre, daí a classificação de seco nessa zona.
    Por outro lado, chover com acumulados na ordem de mais de 1 mm já pode não ser normal em algumas estações, e até raro, ou seja, ocorrer em menos de 20% dos anos como foi o caso de Sines em que com apenas 2,5mm o mês foi considerado muito chuvoso. Zambujeira e Viana do Alentejo têm totais duvidosos pela persistência de valores de 0,1 mm em repetidas ocasiões de nebulosidade nula. Só os valores de 0,3 e 0,6 mm dos máximos horários foram consistentes com a situação e estações próximas na altura do seu registo.

    Digamos que, em geral, não houve surpresas na região sul quanto a precipitação.
     
  6. ecobcg

    ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    4,508
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    DADOS METEOROLÓGICOS - RESUMO JULHO 2015

    -- Resumo dos dados registados nas estações meteorológicas do Sitio das Fontes e Carvoeiro, durante o mês de Julho de 2015 --

    [​IMG]

    [​IMG]

    [​IMG]

    Destaque para as temperaturas registadas, que resultaram num mês bem quente aqui no concelho de Lagoa. No Sítio das Fontes a média das máximas foi 6,5ºC superior à Normal de Faro (1981-2010), e em Carvoeiro foi 1,3ºC superior.

    Destaque, também, para o número de noites tropicais (em que a temperatura mínima foi superior a 20ºC) registadas:
    • 6 noites no Sítio das Fontes
    • umas impressionantes 17 noites em Carvoeiro
    De assinalar, também, os 6 dias em que as máximas subiram acima dos 34ºC em Carvoeiro (junto ao mar), e os 24 dias em que isso aconteceu no Sítio das Fontes.

    Relativamente à precipitação, continuamos em défice significativo, tanto na precipitação anual como no Ano Hidrológico, em ambos os locais.

    Resumos mais detalhados aqui:
    http://meteofonteslitoral.cm-lagoa.pt/relatorios.php
    http://meteofontes.cm-lagoa.pt/relatorios.php
     
    StormRic gostou disto.
  7. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    10,151
    Local:
    Carcavelos (praia) alt.20m / Póvoa de Sta.Iria
    Reparei que fazes as comparações com as normais de Faro. No entanto os valores médios para esta zona são sensivelmente diferentes. Disponho dos valores normais de Lagoa e Faro para o período 1941-70, pelo que pode ser útil para uma aferição mais correcta dos desvios. Se estiveres interessado posso pôr aqui os scans da publicação do INMG de 1981 sobre o Estudo Hidroclimatológico da Região do Algarve.

    Apenas como indicador interessante, refiro que Faro (aeroporto) (Lat.37º 01'; Long. 7º 58'; alt. 8m) tem como precipitação média anual para o período 1941-70 o valor de 487 mm; Lagoa (37º 08'; 8º 27'; 53m), que é uma estação extinta logo com dados preciosos, tem 353 mm. Comparando este valor anual normal de Faro com o das normais 1981-10 (508 mm, noto que na soma do acumulado com o desvio, no quadro, te dá um valor de 481,7mm) e fazendo uma proporção, o valor normal de Lagoa 1981-10 estaria à volta de 372 mm. Isto coloca assim melhor a precipitação dos últimos anos como não tão inferior ao normal, com três anos acima e três anos abaixo, sendo que os dois últimos estão bastante próximos do normal.

    Acrescento ainda o valor médio anual de Faro no período de 1895 a 1980: 442,5 mm. A mediana é 430,5mm. Os valores mensais mais baixos para todos os meses são zero, excepto Dezembro com 1 mm.

    Em Julho, a média normal das mínimas de Lagoa foi de 15,8ºC e das máximas 30,5ºC. Média diária mensal normal 23,7ºC. A mínima extrema 9,0ºC e a máxima extrema 38,7ºC. Número médio de dias com mínima tropical: 0,9.
    Como curiosidade, os extremos anuais de Lagoa, observados no curto período de existência da estação, são de 40,4ºC e -3,7ºC.
     
  8. ecobcg

    ecobcg
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    10 Abr 2008
    Mensagens:
    4,508
    Local:
    Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
    Sim, tenho comparado com a Normal de Faro (1981-2010), que é a mais actualizada, sabendo de antemão que há boas diferenças com esta zona de Lagoa. Essa de 1941-1970 pode dar umas boas indicações também... mas já estará desactualizada... por isso é que comparo com a de Faro, que é a única oficial e em vigor actualmente para Algarve... de qualquer das formas, se puderes, agradecia que me pudesses enviar o scan dessa, que acho que perdi a cópia que tinha por cá.
     

Partilhar esta Página