Resumo do Mês - Junho de 2015



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,172
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Valores preliminares dos acumulados de precipitação no mês, nas 26 estações do IPMA da Região Sul, com dados horários publicados na página da internet. Máximos em intervalos de tempo padrão (1h, 3h, 6h, 12h, 24h, 48h, 72h). Proposta de classificação estatística baseada nos resultados de um estudo das séries mensais numa publicação do INMG (fasc.XXIII d'O Clima de Portugal).

nqWgxGA.gif


É interessante notar que há estações como Faro e Vila Real de Sto António em que valores irrisórios de acumulados, próximos de nulos, não conduzem sequer a uma classificação do mês de seco.
Tal deve-se a que é uma situação que ocorre em mais de 30% dos anos. Em Faro, em pelo menos 30% dos anos o total acumulado no mês é nulo. Por isso não chover em Junho em Faro, é normal. Em Vila Real é normal se chover apenas um pouco mais de 1 mm.
No outro extremo, uma precipitação forte num único dia ou só algumas horas, faz saltar logo a classificação de todo o mês para chuvoso. Foi o caso de Elvas, que teve o seu total do mês praticamente feito em apenas 10 horas, das 13:00 às 23:00 do dia 14 (caíram 37,6 mm neste período), valendo-lhe a classificação de muito chuvoso (e quase que ficava no décimo decil, extremamente chuvoso).

Nos meses de Julho e Agosto as classificações vão parecer ainda mais aberrantes. ;)

Por exemplo, em Julho, se chover 0,1 mm em Vila Real de Sto António ou em Faro, a classificação do mês nestas estações será logo de... muito chuvoso! Isto porque em pelo menos 80% dos anos não chove em Julho.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: guisilva5000