Ria Formosa 2014

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
Boas,

Deixo alguns registos fotográficos que fiz em Agosto do ano passado pelo fantástico parque natural de Ria formosa.

Fuseta_11Ago14
by joao paulo, no Flickr

Dia 11 de Agosto, Ilha de Fuseta:

Fuseta_11Ago14
by joao paulo, no Flickr


Fuseta_11Ago14
by joao paulo, no Flickr


Fuseta_11Ago14
by joao paulo, no Flickr

Serra do Monte Figo ao longe

Fuseta_11Ago14
by joao paulo, no Flickr


Fuseta_11Ago14
by joao paulo, no Flickr


Fuseta_11Ago14
by joao paulo, no Flickr


Fuseta_11Ago14
by joao paulo, no Flickr


Fuseta_11Ago14
by joao paulo, no Flickr


Dia 18 de Agosto, Pedras del Rei e o comboio a fazer ligação para a praia do Barril:

Pedras del Rei
by joao paulo, no Flickr


Pedras del Rei
by joao paulo, no Flickr


Pedras del Rei
by joao paulo, no Flickr


Pedras del Rei
by joao paulo, no Flickr


Andando um pouco para leste, Santa luzia à vista:

Santa Luzia
by joao paulo, no Flickr


Santa Luzia
by joao paulo, no Flickr


Santa Luzia
by joao paulo, no Flickr
Hora de ponta para a travessia de barco:D

Santa Luzia
by joao paulo, no Flickr


Santa Luzia
by joao paulo, no Flickr

(continua..)
 
Última edição:


Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
E continuando, paragem em Cacela Velha:

Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr


Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr


Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr


Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr


Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr


Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr

Praia da Fábrica

Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr


Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr


Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr


Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr


Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr


Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr

Baia de Manta rota e Altura, e Monte gordo ao fundo

Cacela Velha
by joao paulo, no Flickr

Deixo aqui o mapa do sotavento algarvio com as ilha da ria :
wdhZz9p.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:palmas: excelentes fotos! Já dá para matar saudades da ilha da Fuseta e Pedras d'el Rei. Ainda lá está o velho pontão na pequena baía da ria mas a ponte parece nova. Acho que o mar deve estar a passar regularmente de um lado ao outro durante o inverno, a zona está já limpa de construções e duna nesse local, assim me parece pela foto. Bem cheia a maré, na maré viva vazia o barco ainda passa? Às vezes ficava encalhado, as pessoas atravessavam a pé :lol:.
Aquelas últimas no Flickr são de Cacela? Santa Luzia não conheci e Cacela só fui uma vez, lembro-me pouco. Ah, já puseste aqui também, acertei então. ;)

Que belas imagens, a vista de Cacela é encantadora. Claro que daqui para Leste segue-se o horror urbano e das multidões de Monte Gordo.

Edição: desconfio que a barra da Fuseta voltou a recuar, parece-me muito larga e próxima, mesmo sendo uma maré cheia bem alta.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
:palmas: excelentes fotos! Já dá para matar saudades da ilha da Fuseta e Pedras d'el Rei. Ainda lá está o velho pontão na pequena baía da ria mas a ponte parece nova. Acho que o mar deve estar a passar regularmente de um lado ao outro durante o inverno, a zona está já limpa de construções e duna nesse local, assim me parece pela foto. Bem cheia a maré, na maré viva vazia o barco ainda passa? Às vezes ficava encalhado, as pessoas atravessavam a pé :lol:.
Aquelas últimas no Flickr são de Cacela? Santa Luzia não conheci e Cacela só fui uma vez, lembro-me pouco. Ah, já puseste aqui também, acertei então. ;)

Que belas imagens, a vista de Cacela é encantadora. Claro que daqui para Leste segue-se o horror urbano e das multidões de Monte Gordo.

Edição: desconfio que a barra da Fuseta voltou a recuar, parece-me muito larga e próxima, mesmo sendo uma maré cheia bem alta.

Obrigado;)

As casinhas que estavam na ilha da Fuseta , desapareceram todas, agora a ilha está mais limpa mas também mais "pobre" pois era já uma imagem de lá..
A ponte é nova, isto em relação a 2013. O barco mesmo com maré vazia passa , mas deve ser por pouco :hehe::hehe:

Acertas-te sim, é Cacela Velha :thumbsup:

Conheço tão bem o local das fotos do 2º post... Vou lá todos os anos, nunca falhei! Costumo passar férias em Manta Rota e uma ida a Cacela Velha é indispensável!

Boas fotos! :thumbsup:

Obrigado :) Cacela Velha é sem dúvida um paraíso por cá:1143:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Obrigado;)

As casinhas que estavam na ilha da Fuseta , desapareceram todas, agora a ilha está mais limpa mas também mais "pobre" pois era já uma imagem de lá..

:shocking: desapareceram mesmo todas? Ainda eram muitas, várias dezenas, 72 se bem me lembro. Não ficou portanto nada em alvenaria ou cimento? Só as construções temporárias de apoio e aquele bar?

Os 25 anos de fotos que eu tenho da ilha são portanto um documento histórico. Será interessante observar agora como evolui naturalmente a zona e o coberto vegetal. A poluição local de lixo nos últimos anos era terrível mas uma grande parte era trazida pela maré e pelas ondas. Na imagem de 2007 do Google Earth pode-se ainda ver a extensão do casario nessa área da ilha (que é a Armona também claro):
og3Xt6j.jpg
 
Última edição:

Joaopaulo

Cumulonimbus
Registo
28 Dez 2013
Mensagens
4,552
Local
Rechousa - VNGaia (174m)
:shocking: desapareceram mesmo todas? Ainda eram muitas, várias dezenas. Não ficou portanto nada em alvenaria ou cimento? Só as construções temporárias de apoio e aquele bar?

Com o passar dos invernos rigorosos algumas casas foram-se destruindo, outras que foram resistindo...acabaram por ser demolidas.
http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1552111

Na ilha da culatra , ainda a umas semanas ouvi que estavam a retirar imensos barcos que estava lá parados à muitos anos .
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
:shocking: desapareceram mesmo todas? Ainda eram muitas, várias dezenas, 72 se bem me lembro. Não ficou portanto nada em alvenaria ou cimento? Só as construções temporárias de apoio e aquele bar?

Os 25 anos de fotos que eu tenho da ilha são portanto um documento histórico. Será interessante observar agora como evolui naturalmente a zona e o coberto vegetal. A poluição local de lixo nos últimos anos era terrível mas uma grande parte era trazida pela maré e pelas ondas. Na imagem de 2007 do Google Earth pode-se ainda ver a extensão do casario nessa área da ilha (que é a Armona também claro):

Desapareceram todas em 2010 com os temporais que fustigaram o Algarve. Um dia, vai acontecer o mesmo na Culatra, no Farol e na Praia de Faro e depois vão pedir indemnizações, as casas deviam ser deitadas todas abaixo e prontos.

Aqui, podes ler uma notícia no meu blog acerca disso: http://temponoalgarve.blogs.sapo.pt/266718.html

Vídeo quando o mar abriu uma nova barra e atravessou a ilha:



Atenção, que a barra que o João Paulo mostra, não é onde o mar abriu quando rasgou a ilha, se conheces bem a Fuzeta, a barra que o mar abriu era em frente aos Apartamentos da Delmar perto da casa amarela do ISN (como mostra a foto 4 da Ilha da Fuzeta), por isso, o ser humano fechou a barra que o mar abriu naturalmente, para abrir uma barra artificialmente, onde nas fotos do João Paulo não dá para ver a barra e a quantidade de areia que tem a mesma, já que as fotos foram tiradas com a maré cheia.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A ilha de Cabanas já foi habitada mas uma tempestade destruiu a povoação!



Sei que é uma situação dramática do ponto de vista social pois há casas de primeira habitação e são pessoas pobres mas as ilhas não podem ter construções, acima de tudo por questões de segurança.

Em qualquer país civilizado o Ordenamento tem regras iguais para todos, não tenho pena nenhuma dos donos das casas ilegais. Há 20 ou 30 anos que estas demolições deveriam ter ocorrido.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
A barra que o mar abriu nesta altura foi onde?
Ali onde assinalei :huh:

Sim, foi aí mesmo onde assinalaste, tens em frente a casa dos ISN, mesmo no fim da praia da Fuzeta-Ria, e ao fundo os Apartamentos Delmar na parte esquerda da foto.

Toda a gente na Fuzeta sabe que a nova barra foi fechada, por causa desses apartamentos de luxo junto à ria, que essa barra iria colocar em perigo esses apartamentos, por isso, abriram a nova onde está e a mesma está completamente assoreada com a maré vazia.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Toda a gente na Fuzeta sabe que a nova barra foi fechada, por causa desses apartamentos de luxo junto à ria, que essa barra iria colocar em perigo esses apartamentos, por isso, abriram a nova onde está e a mesma está completamente assoreada com a maré vazia.

Mas essa barra nova que dizes ter sido aberta e fechada por ameaçar os apartamentos eu nunca a vi nem sabia que tinha acontecido essa reabertura. E digo reabertura porque era por essa zona que em tempos ainda mais remotos se situava a barra da Fuseta, que fechou naturalmente e abrindo do lado de Tavira. Só conheci a barra a separar a ilha da Armona da ilha de Tavira e que todos os anos ia andando mais um pouco para Leste. A que foi reaberta pelo mar em 2010 já há muito que se esperava que acontecesse, essa era a faixa da ilha mais estreita e que o mar durante os invernos já galgava periodicamente. A ilha estava a ficar demasiado longa pela progressão para leste da separação com a ilha de Tavira. E claro que vai voltar a abrir novamente em frente ao ISN.
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Vídeo quando o mar abriu uma nova barra e atravessou a ilha:

Nunca tinha visto este vídeo. Podes imaginar como é dramático ver estas imagens, apesar de todos os anos eu esperar que isto acontecesse e ficar surpreendido por os anos passarem e o mar não reclamar o seu lugar.
A destruição do "Bar do Caetano"... histórico sem dúvida, conhecia todas aquelas casas uma por uma. Nessa vista aérea está quase irreconhecível e é mais do que evidente que o fecho artificial é frágil e impossível de se manter, é só uma questao de tempo.

Mas agora estou a perceber melhor. A barra artificialmente aberta nem é a que estava anteriormente a 2010. Cortaram a ilha num ponto onde nunca houve barra. Por isso é que na foto do João Paulo a barra me parecia tão perto.

Esta imagem é que esclarece bem o disparate que fizeram:
7hwCzLK.jpg


 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo