Seca 2011/2012

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m


criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
É triste ver essas fotos :( até estraga de certa forma a beleza da região, Portugal enfrenta mesmo uma seca complicada, é pena que esta chuva que caiu por aqui não tenha caído antes pelo Norte que tanto precisa, vamos ter esperança que nos próximos tempos venha chuva em abundância para todo o País e que este mês seja mesmo "Águas Mil".
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
São imagens incríveis.

Nunca vi um rio no norte de Portugal ficar assim.

Como está o Douro na zona das barragens?


Boas,

fotos que tirei ontem 31/03/2012 no Rio Lima ( antes da Barragem do Alto Lindoso )

efeitos dramáticos da seca, numa região que é só das mais chuvosas do País, com médias que ultrapassam os 2500/3000 mm anuais, em pleno parque natural da Peneda/Gerês:

riolima2.jpg



riolima4.jpg



riolima3.jpg



riolima5.jpg



riolima6.jpg


riolima1.jpg



... nem no pico do Verão o rio fica assim...:shocking:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
São imagens incríveis.

Nunca vi um rio no norte de Portugal ficar assim.

Como está o Douro na zona das barragens?

No passado mês de Outubro, e também em seca extrema, a albufeira de Alto Lindoso também atingiu uma cota muito baixa. Até foi alvo de noticia, referida aqui no fórum. No dia 22 desse mês atingiu a cota mínima de 302,83m.
(Máximo: 338m, mínimo: 280m).

A isso, seguiram-se algumas semanas de chuva muito intensa que deram para a albufeira se recompor.
A 2 de Janeiro atingiu o máximo deste ano hidrológico (cota 319,0m - cerca de 50% do volume de água armazenada).
A partir daí seguiu-se uma constante descida até aos actuais 304,44m. Ou seja, está a pouco mais de 1,50m de atingir o nível verificado no passado mês de Outubro.

A diferença, é que se em Outubro tínhamos um ano hidrológico em perspectiva, agora temos pouco mais de dois meses pela frente, visto as chuvas de verão, ainda que ocorram, não encherem albufeiras.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Bragança vive situação "inédita" de falta de água
A câmara de Bragança necessitará da mobilização de meios de todo o país, incluindo a intervenção do exército, para garantir o abastecimento de água à população se a seca se prolongar. No pior dos cenários, poderá ser preciso ajuda de Espanha.

Bragança está a elaborar um plano de emergência devido à seca que deverá estar pronto dentro de uma semana. O vice-presidente da autarquia, Rui Caseiro, explicou à Agência Lusa que o plano contemplará "os vários cenários possíveis", incluindo a possibilidade de uma rutura total das reservas.

O município está a viver uma situação "inédita" de falta de água, que já obrigou a recorrer aos sistemas alternativos com quatro meses de antecedência, devido à seca.

As reservas estão a níveis do verão e a única albufeira para abastecimento aos 35 mil habitantes da cidade, a da Serra Serrada, não conseguiu encher durante o inverno.

A situação "só melhorará se chover em abril e maio", segundo Rui Caseiro, mas a autarquia está a preparar-se para o pior dos cenários, avançando, pela primeira vez, com um plano de emergência.

Plano de emergência

O plano está a ser preparado em parceria com a Autoridade Nacional da Proteção Civil, o Ministério do Ambiente, através de organismos como o INAG (Instituto Nacional da Água) e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN).

Rui Caseiro prevê que esteja pronto "no final da primeira quinzena de abril", depois de um levantamento dos meios necessários e disponíveis.

De acordo com o autarca, no pior dos cenários, serão necessários "70 camiões cisterna" a transportar água 24 por dia para os depósitos da cidade, o que implica uma mobilização de meios da Proteção Civil de todo o país.

Neste cenário, será também necessária a intervenção do exército, segundo ainda Rui Caseiro, e a ajuda de Espanha, através de uma unidade militar de Leon, cidade com a qual Bragança mantém, há vários anos, uma cooperação transfronteiriça.

Uma operação deste género poderá ter um custo de 1,8 milhões de euros, segundo dados já avançados anteriormente pela autarquia.

O plano visa ter tudo preparado para não deixar a população sem água, principalmente durante o verão, época em que os consumos disparam, devido às condições climatéricas e ao aumento da população com a chegada dos emigrantes para férias.

Barragem de Veiguinhas será solução

A câmara de Bragança já tinha um plano de contingência que acionou várias vezes nos últimos anos, nomeadamente em outubro, com camiões cisterna dos bombeiros a transportarem água para os depósitos do concelho, mas numa escala menor e menos abrangente do que os cenários contemplados no plano de emergência.

O problema da falta de água em Bragança deverá fica resolvido com a construção da barragem de Veiguinhas, recentemente aprovada pelo Ministério do Ambiente, depois de vários chumbos por se localizar no Parque Natural de Montesinho.

O projeto com mais de 30 anos vai completar o sistema de abastecimento do Alto Sabor, mas a construção só deverá iniciar-se dentro de um ano, pelo que a autarquia terá de continuar a procurar alternativas para garantir água à população em situações de seca como atual, até a nova albufeira estar operacional.

JN
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Em Inglaterra, sim famosa por ser chuvosa também esta em seca, e aprovaram uma lei que proíbe a rega e a lavagem de carros para poupar água, em Portugal em que estamos pior nada se faz a esse nível.
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Bragança vive situação "inédita" de falta de água

Hoje, felizmente já registei 5,5mm de precipitação aqui na cidade... Se esta quantidade tiver sido em forma de neve na serra de Montesinho, vai ser muito importante para as próximas semanas...

Quando a precipitação acontece em forma de neve, é praticamente toda absorvida pelo terreno, ao contrario da chuva, que escorre rapidamente para os ribeiros e rios...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Seca meteorológica desagrava-se significativamente em Abril
Verificou-se no mês de abril um desagravamento significativo da situação de seca meteorológica, deixando de se observar situações de seca extrema, a mais gravosa, no território continental. Assim, no final do mês de abril, 59% do território encontrava-se em seca severa, 39% em seca moderada e 3% em seca fraca.

Para esta situação contribuiu a ocorrência de precipitação, cujo valor total (76.6mm) se situou muito próximo do valor normal 1971-2000 para o mês de abril (78.9mm).

Em termos de acumulado mensal de outubro a abril, verifica-se que o valor registado neste ano hidrológico de 2011-12 (404.3 mm) é inferior ao valor normal de 1971-2000 (709.1mm), sendo no entanto superior ao registado em 2004-05 (345.0 mm).

Em termos de cenários para o mês de maio, o mais provável será que se mantenha a situação de seca meteorológica em Portugal Continental podendo haver um agravamento da sua intensidade na região Sul.


Relatório completo:
http://www.meteo.pt/export/sites/default/bin/docs/tecnicos/Seca30ABR.pdf



15 de Abril vs. 30 de Abril 2012

Kbqij.gif






30 Abril 2012 vs. 30 de Abril 2005
Comparativamente a 2005, pelo menos no final de Abril passado, a seca não era tão grave que a de má memória de 2005

qhg7x.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Tomando em atenção o que tem chovido nos primeiros dias de Maio então o mais provável será o cenário 2 ou mesmo o cenário 3 ( região Norte e Centro).
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,181
Local
Setúbal
Seca severa acabou em Portugal a 31 de Outubro:

É oficial: a seca severa em Portugal acabou e a maior parte do território entrou agora na categoria de seca fraca. O boletim climatológico de Outubro ainda não foi ainda divulgado, mas fonte do Instituto de Meteorologia (IM) explicou ao i que no fim daquele mês já nenhuma percentagem do território nacional se encontrava em seca grave.

Com base nos dados recolhidos pelo IM até 31 de Outubro é possível concluir que 74% do território se encontra na categoria de seca fraca e 6% em seca moderada. A tendência aliás é que, com as chuvas de Novembro, o nível de seca diminua gradualmente no decorrer deste mês: “A precipitação das últimas semanas aponta para cenários delineados de diminuição da seca”, conta a mesma fonte.

Desde Setembro que a seca vem gradualmente desaparecendo. Se naquele mês ainda 15% do país se encontrava em seca severa, actualmente essa percentagem é nula. As chuvas já tinham feito desaparecer o nível de seca extrema que em Agosto atingia 33% do país. O que predomina agora é a seca fraca, que de um mês para outro passou de 19% para 74%. No entanto, ainda há 6% do território nacional em seca moderada, mas o salto foi enorme se se tiver em conta que em Setembro essa categoria se aplicava a 65% do Continente.

As bacias hidrográficas reflectem, por outro lado, que o país se encontra em seca moderada, segundo o índice de precipitação dos últimos 12 meses. As excepções, segundo o Instituto de Meteorologia, estão nas bacias do Cávado e Ave, Leça, Sado e ainda ribeiras do Oeste, que reflectem níveis de seca fraca.

Os dados do instituto não reflectem ainda as chuvas de Novembro, que já causaram inundações na Grande Lisboa, no início da semana, e também 20 desalojados em Loulé na madrugada de quinta-feira.

Fonte: http://www.ionline.pt/portugal/instituto-meteorologia-acabou-seca-severa-portugal