Seg. Esp. Frio, Chuva e Vento: Sistema depressionário «Gertrudes» - Out/Nov 2008

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Peço desculpa se a pergunta possa não fazer sentido, mas até quando se prevê a duração da "Gertrudes"?:cold:

Até que apareça uma segunda depressão, com as caracteristicas sufecientes para que se lhe possa dar nome ;)

A Gertrudes é mais uma para o tópico dos suicídios :p

Exagero, :p só o frio e a neve na Serra da Estrela e no pico do Areeiro é já uma mais valia.
 


Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Exagero, :p só o frio e a neve na Serra da Estrela e no pico do Areeiro é já uma mais valia.

Pensando dessa maneira tens razão sim, mas se pensares de outra maneira, em relação a vento, chuva e trovoada, vais ter que me dar razão :D

O que a Gertrudes provocou em termos de precipitação e vento é apenas uma pequeníssima amostra do que outras depressões no passado já conseguiram mostrar ;)

O que quero dizer é que esta Gertrudes em comparação com as outras suas colegas :lmao: é de um nível de intensidade fraca
 

Perfect Storm

Cumulus
Registo
1 Set 2008
Mensagens
273
Local
Vieira de Leiria (Casal dos Lobos) 20m
Sem dúvida!!:angry: Eu que o diga por estas bandas.:(
Ainda estou à espera uma verdadeira Frente vnda do Atlãntico! (daquelas bem cavadas)
Neste momento com periodosde chuva fraca e vento moderado.
Temp:10,5ºC
Hr:80%
Pressão:1015 hpa ( a descer)
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boas Noites!

Esta manhã, quando saí de casa, resolvi ir tocar nos tejadilhos dos carros, e consegui sentir, por baixo das gotas, uma finíssima camada de gelo...:D

O Dia prosseguiu, com Céu Pouco Nublado até cerca das 13:30h, altura em que os Cirroestratus formaram um manto Homegéneo, que causou um ligeiro Halo em torno do Sol. O Céu foi cobrindo e cobrindo, e as Nuvens Médias apareceram também, eram cerca das 17h, mas, nem um pingo caiu, embora o tempo estivesse propício a tal...

A Temperatura Máxima foi de 15,6ºC, pelas 13:01... A partir daí as Nuvens altas "tomaram conta da situação"...

Neste momento encontro-me com 10,9ºC... A Temperatura vai descendo muito lentamente, pois o céu ainda se encontra Muito Nublado, embora tenha vindo a perder Neblusidade ao longo das horas...

Humidade a 80%
Pressão a 1015 hPa
Vento a 3,6 km/h de NNE (22º)
Ponto de Orvalho nos 7,7ºC
Descida de Temperatura de -0,7ºC/h
Pressão Estável, com variação de 0,0 hPa/h
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O estado do tempo vai manter-se assim fresco, nublado e possibilidade de alguma precipitação pelo norte durante mais alguns dias.

A não ser que haja alguma surpresa pouco provável no extremo norte do país, penso que não vale a pena continuar a manter este tópico esses dias todos, pelo que pedia a todos que retomassem o seguimento normal.

Ao contrário de alguma opiniões, eu achei este evento muito interessante. Claro que localmente pode não ter parecido nada de especial, globalmente acho que a Gertrudes será facilmente relembrada como um episódio que trouxe temperaturas interessantes para a época, bom nevão da Estrela ao Aireiro na Madeira, frio juntamente com trovoadas e um bom vendaval na Grande Lisboa. Nada mau.
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Vídeo bem exemplificativo daquilo que já foi dito por aqui. A Gertrudes globalmente pode ter sabido a pouco, mas se formos a ver trouxe condimentos muito interessantes em relação à época do ano em que nos encontramos! Seria bom que significasse o arranque de uma grande temporada de Inverno 2008/2009.... a ver vamos
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,275
Local
Funchal
Aqui ficam alguma fotos registadas por mim do que a Gertrudes trouxe à Madeira, mais concretamente ao Pico do Areeiro. Peço desculpa a qualidade das mesmas, mas foi completamente inesperado para mim que passeava lá a mostrar a ilha pela primeira vez à minha namorada. Tão inesperado que quis arriscar subir um pouco mais, e depois nem virar o carro para baixo conseguia. Valeu uns ingleses a empurrá-lo :p Ficam as fotos para mais tarde recordar...Quando lá cheguei estava a nevar e entretanto parou. Já é a 2ª vez que vou à Madeira de férias, deixando a Covilhã para trás (pensando que podia caír qualquer coisa pela cidade neve) e afinal vejo nevar é na minha terra natal :)