Seg.Especial Mau Tempo: chuva,vento e trovoada, 30 Set- 2 Out 2007

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Precipitação acumulada entre as 12h00 de ontem e as 12h00 UTC de hoje (Portgal Continental):

Castelo Branco (Portugal) 83.0 mm
Lisboa / Gago Coutinho (Portugal) 40.0 mm
Viana Do Castelo-Chafe (Portugal) 39.0 mm
Portalegre (Portugal) 35.0 mm
Sagres (Portugal) 35.0 mm
Penhas Douradas (Portugal) 27.0 mm
Vila Real (Portugal) 26.0 mm
Evora / C. Coord (Portugal) 23.0 mm
Lisboa / Geof (Portugal) 19.0 mm
Porto / Pedras Rubras (Portugal) 17.0 mm
Cabo Carvoeiro (Portugal) 10.0 mm
Beja (Portugal) 9.6 mm
Viseu (Portugal) 5.0 mm
Coimbra / Cernache (Portugal) 3.7 mm
Faro / Aeroporto (Portugal) 0.0 mm
Braganca (Portugal) 0.0 mm


Fonte: OGIMET

:w00t: Mais uma vez o interior a ganhar ao litoral.

Notória a diferença das duas Estaçoes de Lisboa(40 contra 19), separadas por menos de 10kms!
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Notória a diferença das duas Estaçoes de Lisboa(40 contra 19), separadas por menos de 10kms!

Tem lógica se olharmos para o radar e a localização das estações, com a Gago Coutinho na zona oriental de Lisboa.

anim-25.gif


Foi uma parte muito virulenta mas limitada a uma faixa estreita, que provavelmente se foi intensificando à medida que progredia para NE. Na zona oriental de Lisboa deixou quantidades de água significativas como se viu nas notícias sobre Sacavém (falam num metro de água) e continuou a subir o vale do Tejo provocando também inundações em Salvaterra de Magos e Abrantes. Em Salvaterra de Magos deve ter ainda ocorrido outro fenónomo mais extremo e repentino pois registaram-se descargas eléctricas e numa freguesia 4 casas ficaram sem telhas, bem como danos em linhas de alta tensão e telefones.
 

fsl

Nimbostratus
Registo
6 Ago 2007
Mensagens
708
Local
Oeiras
Tem lógica se olharmos para o radar e a localização das estações, com a Gago Coutinho na zona oriental de Lisboa.

anim-25.gif


Foi uma parte muito virulenta mas limitada a uma faixa estreita, que provavelmente se foi intensificando à medida que progredia para NE. Na zona oriental de Lisboa deixou quantidades de água significativas como se viu nas notícias sobre Sacavém (falam num metro de água) e continuou a subir o vale do Tejo provocando também inundações em Salvaterra de Magos e Abrantes. Em Salvaterra de Magos deve ter ainda ocorrido outro fenónomo mais extremo e repentino pois registaram-se descargas eléctricas e numa freguesia 4 casas ficaram sem telhas, bem como danos em linhas de alta tensão e telefones.

A Estaçao Particular de NISA , que nos merece bastante confiança , acabou de reportar 100,05 mm nas ultimas 18 horas!!!...
 

João Esteves

Cumulus
Registo
19 Out 2005
Mensagens
148
Local
Lisboa
Boa tarde a todos!

Um dia de muita chuva para todo o país.
Algo sem precedentes e que gostaria de partilhar convosco aconteceu hoje! Atingi os 100mm de precipitação acumulada na estação meteorológica que tenho instalada em Nisa e continua a chover embora com menos intensidade agora. Garanto-vos que não se trata de um erro de software ou de uma errada colocação do pluviómetro, mas a verdade é que desde ontem à noite nunca mais parou de chover e por vezes com muita intensidade (encontro-me cá de fim-de-semana).
É bastante estranho, até por que em Lx apenas registei 32mm que é um valor relativamente baixo.
Vamos ver se o mau tempo continua.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Algo sem precedentes e que gostaria de partilhar convosco aconteceu hoje! Atingi os 100mm de precipitação acumulada na estação meteorológica que tenho instalada em Nisa e continua a chover embora com menos intensidade agora. Garanto-vos que não se trata de um erro de software ou de uma errada colocação do pluviómetro, mas a verdade é que desde ontem à noite nunca mais parou de chover e por vezes com muita intensidade (encontro-me cá de fim-de-semana).

Não me supreende muito, é precisamente a zona entre os distritos de Castelo Branco e Portalegre que no satélite me pareciam fustigadas com mais persistência.

16:30
Só nesta hora, talvez entre as 16:00 e 17:00 se calhar caíram uns 30mm, não ?

nisa.gif


Aí em Nisa tem sido só chuva, ou também há vento ?
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Boa tarde a todos!

Um dia de muita chuva para todo o país.
Algo sem precedentes e que gostaria de partilhar convosco aconteceu hoje! Atingi os 100mm de precipitação acumulada na estação meteorológica que tenho instalada em Nisa e continua a chover embora com menos intensidade agora. Garanto-vos que não se trata de um erro de software ou de uma errada colocação do pluviómetro, mas a verdade é que desde ontem à noite nunca mais parou de chover e por vezes com muita intensidade (encontro-me cá de fim-de-semana).
É bastante estranho, até por que em Lx apenas registei 32mm que é um valor relativamente baixo.
Vamos ver se o mau tempo continua.

Por cá, em Moscavide, registaram-se 29 mm, mas choveu com uma intensidade enorme entre as 7h e as 8h da manhã.
A amplitude térmica foi, hoje, bastante fraca.
 

João Esteves

Cumulus
Registo
19 Out 2005
Mensagens
148
Local
Lisboa
Por cá, em Moscavide, registaram-se 29 mm, mas choveu com uma intensidade enorme entre as 7h e as 8h da manhã.
A amplitude térmica foi, hoje, bastante fraca.

Efectivamente assim foi! Na estação que tenho na Portela e que não deve distar mais de 1km em linha recta da sua localização, registei 159 mm/h às 7h49. Deve ter sido um verdadeiro dilúvio, bonito de se assistir !
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Parece-me que por aqui já não vai chover hoje. Sendo assim a minha estação deve ter sido das poucas em que choveu mais ontem que hoje :eek:

Ontem:

33,4 mm

Hoje:

18,6 mm

Vamos ver o que dá para os proximos dias, pode ser uma caixinha de surpresas.

P.S. Surpreendente a precipitação de NISA. E ainda vao cair mais uns mm.
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Precipitação em LX Ontem:

Moita 33,4
Sintra/Granja 23,0
Queluz 19,0
Amadora 18,0
Oeiras 12,6
Portela Sacavem 9,7
Moscavide 9,0
LX-Geofisico 8,0
LX-Gago 6,0
Montijo 5,0

Duas estações distanciadas por menos de 10km apresentam a máxima e minima.

Precipitação em LX Hoje:

LX-Gago 34,0
Portela Sacavem 32,0
Moscavide 29,0
Amadora 24,9

Moita 18,6
Montijo 12,0
Oeiras 12,0
LX-Geofisico 11,0
Sintra/Granja 11,0
Queluz 9,0

As 4 primeiras comprovam a "mancha amarela" da manhã.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
É precisamente no distrito de Portalegre que as coisas ainda estão bastante activas.

O norte é que passou ao lado disto tudo para já ....

portalegre.jpg
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Para a zona Litoral e mais concretamente aqui para o Porto não acredito que chova muito mais...Teremos na mesma os periodos de céu muito nebulado mas vai acalmar(como ja foi exemplo disso a tarde de hoje) e amanha e talvez depois de amanha poderemos ter alguns aguaceiros fracos e dispersos, a dar fim a este episodio..
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Pois aqui bem no interior, este frente foi uma miséria em relação ao que previa o GFS, uns 50 a 60 mm. Cairam 9,1 mm em total no meu pluviómetro e não acredito que chova mais até ao fim do dia. Para norte quem está a levar a melhor parte é a região espanhola de Castela e Leão, que tem o frente estacionário e com grande actividade no seu território:

radarcylti0.jpg


Onde ainda não parou de chover foi em Castelo Branco, já devem levar mais de 100 mm! :eek:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Portugal Continental (18H ontem - 18H hoje)

Castelo Branco (Portugal) 98.0 mm
Portalegre (Portugal) 41.0 mm
Sagres (Portugal) 38.0 mm
Lisboa / Gago Coutinho (Portugal) 34.0 mm
Penhas Douradas (Portugal) 29.0 mm
Viana Do Castelo-Chafe (Portugal) 28.0 mm
Beja (Portugal) 26.0 mm
Evora / C. Coord (Portugal) 25.0 mm
Vila Real (Portugal) 23.0 mm
Beja / B. Aerea (Portugal) 16.0 mm
Porto / Pedras Rubras (Portugal) 15.0 mm
Viseu (Portugal) 14.0 mm
Monte Real (Portugal) 13.0 mm
Montijo (Portugal) 12.0 mm
Sines / Montes Chaos (Portugal) 12.0 mm
Lisboa / Geof (Portugal) 11.0 mm
Sintra / Granja (Portugal) 11.0 mm
Ovar / Maceda (Portugal) 6.0 mm
Cabo Carvoeiro (Portugal) 4.0 mm
Coimbra / Cernache (Portugal) 3.6 mm
Faro / Aeroporto (Portugal) 0.8 mm
Braganca (Portugal) 0.0 mm

Tremendo em Castelo Branco ...
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
Mundial Top10 :p (18H ontem - 18H hoje)

1 Honavar (India) 132.2 mm
2 Xisha Dao (China) 107.7 mm
3 Sanhu Dao (China) 101.4 mm
4 Castelo Branco (Portugal) 98.0 mm
5 Jharsuguda (India) 86.0 mm
6 Basco Radar Site (Philippines) 85.8 mm
7 Port Blair (India) 78.0 mm
8 Choshi (Japan) 78.0 mm
9 Khlong Yai (Thailand) 77.9 mm
10 Nioro Du Sahel (Mali) 76.0 mm