Seg.Especial Mau Tempo: chuva,vento e trovoada, 30 Set- 2 Out 2007

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Algarve: Protecção civil teme inundações

A Protecção Civil teme que aguaceiros ininterruptos causem inundações, queda de árvores e acidentes na estrada e por isso lançou alerta às autoridades e às populações. O Algarve está sujeito, a partir da tarde desta segunda-feira, a «aguaceiros ininterruptos fortes e pontualmente muito fortes», que deverão prolongar-se até terça-feira à tarde, alertou hoje o Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Faro.
De acordo com a informação difundida pela Protecção Civil, a previsão do Instituto de Meteorologia indica que Portugal Continental está a sofrer a influência da passagem de uma superfície frontal que «irá provocar episódios de forte instabilidade na Região do Algarve». São esperadas inundações, por transbordo de linhas de água, especialmente aquelas que não são dominadas por albufeiras, ou por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem.
Danos em estruturas montadas ou suspensas são também expectáveis, assim como o aumento do número de acidentes de viação, devido ao piso escorregadio, à eventual formação de lençóis de água ou ao arrastamento de materiais sólidos para a via. A Protecção Civil teme ainda eventuais deslizamentos de terras, bem como curtos-circuitos em edifícios e acidentes provocados por queda de árvores.
O CDOS alerta em especial quem vive junto ao Litoral, para a eventual conjugação destes aguaceiros com as horas de ocorrência de Preiamar, que é esperada às 18h31 de hoje e às 6h55 de amanhã, no Porto de Lagos, 10 minutos depois em Vila Real de santo António e 15 minutos depois em Faro.
Para fazer face a estes riscos, a Protecção Civil aumentou o estado de prontidão dos oficiais de ligação da Direcção-Geral dos Recursos Florestais, GNR, INEM e PSP, ao CDOS de Faro. Os responsáveis do CDOS aconselham as populações a acompanhar a divulgação dos avisos e recomendações das autoridades competentes, «sem gerar alarmismos desnecessários». Recomendam ainda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, nomeadamente dos quintais e varandas, assim como a limpeza de bueiros, algerozes e caleiras dos telhados das habitações.
Na estrada, o conselho é adoptar uma condução rodoviária defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias ou com a redução da visibilidade. O CDOS pede também que as zonas inundadas não sejam atravessadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas.
Em casa, as portas e janelas deverão estar fechadas e equipamento solto, caixotes de lixo ou outros objectos deverão ser devidamente arrumados. O alerta da Protecção Civil estende-se ainda à via pública, onde deverão ser adoptadas medidas de prevenção quanto à eventual queda de árvores. Quem residir em zonas de cheias deverá, de acordo com as recomendações do CDOS, evacuar gado e equipamento agrícola para locais seguros, libertar animais domésticos que não estejam em pontos seguros, mudar recheio das habitações e os objectos mais valiosos para os andares superiores, desligar a corrente eléctrica e cortar a água e o gás se necessário e preparar-se para uma eventual evacuação, sinalizando a sua presença com um pano branco ou uma luz.
O alerta da Protecção Civil deverá manter-se até quarta-feira, dia em que a instabilidade metrológica deverá diminuir. Já ontem se verificaram fortes chuvadas no Algarve, que chegaram a provocar inundações e prejuízos pelo menos na Baixa de Albufeira.

Barlavento
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Estive a ver as previsões de precipitação deste ontem ... apenas para acertar ... e constatar que dentro de cerca de 1h deverá atingir aqui uma grande tempestade que pela trajectoria parece atingir aqui o Algarve em cheio ... e ainda o interior Alentejano ... daí o Alerta Laranja do INM.

Amanhã á tarde o Alentejo talvez também tenha uma situação bastante interessante!!

Sim Aurélio,é uma situação potencialmente complicada, já temos vindo a discutir e a analisar a situação desde ontem no tópico das Previsões e Alertas.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já agora e em jeito de despedida que aqui na região de Faro, pelo menos para já não chove ... e neste momento o Sol está a tentar espreitar por entre as nuvens altas !!
Quanto á chuva no dia de hoje aqui na região de Faro pouco choveu apenas um aguaceiro moderado há cerca de 1/2 hora.
Já agora de referi que este fim de semana fui a Lisboa ... e quando vim para cá apanhei chuva torrencial em todo o Baixo Alentejo e Algarve!!
Mas quando apanhei a Via do Infante na Zona de Boliqueime (creio) chuva torrencialmente ... e na zona de Loulé o tempo estava bom ... cerca de 20/30 km passei do 80/8 !!!
E pior na minha zona (Faro) nem tinha chuvido ainda .. e pouco choveu depois !!
Desculpem era só um aparte para mostrar a inconsistencia deste tipo de fenónemos ... e porque os meteorologistas erram tanto !!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Situação às 17:30
No Algarve agora está limitada à zona entre Tavira e VRSA.
A sul parece que descarregam boa parte no mar a avaliar pelo tipo de nuvens.

sat-6.jpg
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Que fiasco!!! por aqui n acontece nada!! Apenas choveu moderadamente no Sabado....de resto:mad:
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Que fiasco!!! por aqui n acontece nada!! Apenas choveu moderadamente no Sabado....de resto:mad:

Idem aqui! Hoje cairam mais uns insignificantes 0,2 mm de manhã, enquanto que do outro lado da fronteira tem chovido a cântaros durante boa parte do dia, e continua. Que frustração...

Menos mal que o Alentejo saiu beneficiado, senão Portugal ficava a vê-las passar.
 

Tiagofsky

Nimbostratus
Registo
29 Jan 2006
Mensagens
629
Local
Porto
Há outra coisa que me está a intrigar nesta situação toda...Para amanha e segundo o GFS, não da grandes hipoteses de precipitação aqui para o Porto e no site do IM Portugues eles prevêem para amanha aguaceiros fortes para a tarde...:huh: O que é que vcs acham?
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Há outra coisa que me está a intrigar nesta situação toda...Para amanha e segundo o GFS, não da grandes hipoteses de precipitação aqui para o Porto e no site do IM Portugues eles prevêem para amanha aguaceiros fortes para a tarde...:huh: O que é que vcs acham?

Devem ser possiveis aguaceiros muito localizados que quase de certeza não vai acontecer. Mas o mais certo é amanhã o IM mudarem a previsão.

Todas as situações dos ultimos tempos tem passado um pouco ao lado do Norte, principalmente aqui na minha zona :(.... e ainda lhe chamam o penico de Portugal :D

Realmente a região tem andado muito azarada em relação à chuva nos últimos tempos, e o pior é que não se prevê nada de jeito para os próximos dias.
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Bem por aqui entre as 17 e as 19 horas foi um diluvio autêntico!!! Ouve umas pequenas inundações aqui na minha zona. Trovoada a acompanhar mas essa não era muito intensa. Foi demais!!!!
Actualmente muitas nuvens mas há-se vêm também por vezes algumas estrelinhas...mas acho que n se vai ficar por aqui...:w00t::thumbsup: