Seg. Especial Neve e Granizo 11-13 Janeiro 2008



Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Se não me enganei, e usando a fórmula deste site a cota ficaria nos 600 e tal metros em Bragança.

Vince, segundo esta tabela a cota seria um pouco superior...
http://ontimet.es/c/tablacota.htm, bem sei que esta tabela não tem a variável da altura da pressão de 850hPA, que para este evento vai rondar os 1470/1480m, logo, não deve fazer a diferença:huh:
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,498
Local
Bragança (675m)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Acho muito difícil que a cota desça dos 900m na 6ª feira. Não me parece que haja frio para tal. Na noite de 6ª para sábado já haverá frio, mas deve faltar a precipitação. No entanto, o IM prevê aguaceiros para Sábado, se estes ocorrerem durante a madrugada ainda pode ser que aconteça alguma surpresa, mas parece-me pouco provável.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Olá a todos.Bom...aqui por P.Rubras,a 2 horas de Paris e Londres , a uma altitude de 80 metros e pertinho do imenso Atlântico adjacente a Oeste,neve,neve que já cá caiu, só com uma invasão de ar siberiano ou com uma Alta potentíssima na Gronelândia associada à dos Azores.Não é isso que os modelos apontam.Longe, por ora, tal cenário.Continuamos com os Oestes, Sudoestes e nas passagens das Frentes, efémeros Noroestes que acima dos 800 metros possibilitarão algumas precipitações em forma de neve.
Por aqui, P.Rubras a 3 horas e meia de N.York e Moscovo, ora vai chover ora não.Sexta,sim Sábado não,Domingo sim,Segunda outra vez não e Terça volta a chover.Depois logo se verá ...Qual o episódio que terá as melhores nuances?
O de sexta, para começar não está mal...actividade moderada.E no pico de intersecção das massas de ar que estas Frentes geram, há sempre que expectar inúmeras surpresas...Cá estaremos para as relatar se as houver...
www.meteo3.blogspot.com

neste blog vou escrevendo o que me apetece...ali já não sou o nimbo ...sou mesmo o Meteorolista...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Vince, segundo esta tabela a cota seria um pouco superior...
http://ontimet.es/c/tablacota.htm, bem sei que esta tabela não tem a variável da altura da pressão de 850hPA, que para este evento vai rondar os 1470/1480m, logo, não deve fazer a diferença:huh:

Sim, eu reparei, são 200 metros de diferença recorrendo apenas às temperaturas.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Olá a todos.Bom...aqui por P.Rubras,a 2 horas de Paris e Londres , a uma altitude de 80 metros e pertinho do imenso Atlântico adjacente a Oeste,neve,neve que já cá caiu, só com uma invasão de ar siberiano ou com uma Alta potentíssima na Gronelândia associada à dos Azores.Não é isso que os modelos apontam.Longe, por ora, tal cenário.Continuamos com os Oestes, Sudoestes e nas passagens das Frentes, efémeros Noroestes que acima dos 800 metros possibilitarão algumas precipitações em forma de neve.
Por aqui, P.Rubras a 3 horas e meia de N.York e Moscovo, ora vai chover ora não.Sexta,sim Sábado não,Domingo sim,Segunda outra vez não e Terça volta a chover.Depois logo se verá ...Qual o episódio que terá as melhores nuances?
O de sexta, para começar não está mal...actividade moderada.E no pico de intersecção das massas de ar que estas Frentes geram, há sempre que expectar inúmeras surpresas...Cá estaremos para as relatar se as houver...
www.meteo3.blogspot.com

neste blog vou escrevendo o que me apetece...ali já não sou o nimbo ...sou mesmo o Meteorolista...
Bem vindo. Penso que não é o primeiro meteorologista a registar-se mas ou outros infelizmente não têm aparecido muito. Será concerteza uma mais valia para o fórum.
Ficamos a aguardar pelas suas opiniões:)
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

:amigos: Olá Meteorolista; um abraço e seja bem vindo.

Olá a todos.Bom...aqui por P.Rubras,a 2 horas de Paris e Londres , a uma altitude de 80 metros e pertinho do imenso Atlântico adjacente a Oeste

www.meteo3.blogspot.com

neste blog vou escrevendo o que me apetece...ali já não sou o nimbo ...sou mesmo o Meteorolista...
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Uma pequena (!) rectificação: não sou meteorologista .Sou observador meteorológico no Aeroporto.Quando for Grande ,quero ser meteorologista.
Claro que adoro a minha profissão e como tal sou um bafejado.Isso basta.
Quanto aos dias sim e aos dias nãos que aí vêm,poderá haver sempre surpresas quanto às quantidades de precipitação e à cota de altitude onde nevará.A Norte.
Contudo,serão episódios esporádicos.
O frio a pegar de estaca ainda não será para agora.
As precipitações no centro-sul, tudo indica que vão ser reduzidas.
Mas nem a meio de Janeiro chegámos.Queda todo o Inverno...
Insisto:quinze dias, é uma Eternidade em Mereorologia...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

O run da meia noite apesar de algumas pequenas diferenças manteve as cotas nos 800m ou ligeiramente abaixo dos 700m conforme a fórmula. Passou para -25.9ºC/-2.5ºC/1.34mm. Falando de Bragança obviamente.

snow.gif
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

É bom ler o optimismo do INM...


EN EL NOROESTE Y NORTE PENINSULAR SE ESPERAN PRECIPITACIONES
DEBILES A MODERADAS, QUE CON MENOR INTENSIDAD, SE EXTENDERAN HACIA
EL SUR Y ESTE A TODA LA PENINSULA Y A BALEARES, EXCEPTO AL LITORAL
DEL SURESTE Y MELILLA, DONDE SOLO SE ESPERAN INTERVALOS NUBOSOS.
EN GALICIA Y AREA CANTABRICA PODRIAN SER LOCALMENTE FUERTES Y
PODRIAN IR ACOMPANADOS DE TORMENTA Y GRANIZO. EN CANARIAS,
POSIBLES PRECIPITACIONES DEBILES EN EL NORTE. COTA DE NIEVE
DESCENDIENDO DURANTE EL DIA HASTA 600/800 M EN EL CUADRANTE
NOROESTE Y AREA PIRENAICA, Y 900/1300 M EN EL RESTO.

© INM
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Previsão do Tempo e Alertas - Janeiro 2008

Tou memso a a ver que vai haver é muito granizo para todos...existem quedas de temperatura muito grandes e repentinas na alta/média atmosfera. :D:D