Seg. Especial Neve e Granizo 11-13 Janeiro 2008

ppereira

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
331
Local
Lisboa/Guarda
boas só agora tive oportunidade de dar uma vistas de olhos as cartas e aos modelos e penso que é desta que vou ver neve por estas banda :D a cota irá descer aos 600m :thumbsup: é uma opinião... reparem que a queda de temperatura é muito acentuada num curto espaço de ;) tempo

Nas Penhas Douradas às 17h00 a temperatura era de 3,7ºC :eek:
Penso que aqui, assim que começar a precipitação já será neve.

Em Montalegre era de 5,1 :(
Na Guarda 7,0 :mad:
e em Bragança 9,9 :angry:

Penso que neste momento a diferença de temperatura em altitude deve ser quase 1ºC por cada 100 m
 


Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Nas Penhas Douradas às 17h00 a temperatura era de 3,7ºC :eek:
Penso que aqui, assim que começar a precipitação já será neve.

Em Montalegre era de 5,1 :(
Na Guarda 7,0 :mad:
e em Bragança 9,9 :angry:

Penso que neste momento a diferença de temperatura em altitude deve ser quase 1ºC por cada 100 m
É verdade por aqui a temperatura ainda está muito alta, neste momento nesta zona da cidade(S. Tiago) estamos com 8,5ºC:hehe:
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Previsão para Zamora:
PREDICCIÓN
MUY NUBOSO O CUBIERTO CON PRECIPITACIONES MODERADAS, LOCALMENTE SERAN PERSISTENTES, SOBRE TODO EN SANABRIA. EN LA SEGUNDA MITAD DEL DIA SE IRAN ABRIENDO CLAROS, CON PROBABILIDAD DE CHUBASCOS OCASIONALES, DEBILES LOCALMENTE MODERADOS. COTA DE LA NIEVE:1200- 1400M, BAJANDO EN LA SEGUNDA MITAD DEL DIA A 800M. TEMPERATURAS MINIMAS SIN CAMBIOS Y MAXIMAS EN MODERADO DESCENSO. VIENTOS DEL SW AL W FUERTES, CON INTERVALOS DE MUY FUERTES EN ZONAS ALTAS.
Fonte: © INM
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Nas Penhas Douradas às 17h00 a temperatura era de 3,7ºC :eek:
Penso que aqui, assim que começar a precipitação já será neve.

Em Montalegre era de 5,1 :(
Na Guarda 7,0 :mad:
e em Bragança 9,9 :angry:

Penso que neste momento a diferença de temperatura em altitude deve ser quase 1ºC por cada 100 m

o que me leva a dizer isto é que as temperaturas a 2m as 12h de sexta rondam os 2ºc logo tudo o que cair do meio dia em diante e com a progressão da ISO pelo território a dentro será certamente neve mas como isto na meteorologia é tudo imprevisível é esperar para ver :D:thumbsup:
 

jonaslor

Nimbostratus
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
546
Local
Loriga 770 m (Serra da Estrela)
o que me leva a dizer isto é que as temperaturas a 2m as 12h de sexta rondam os 2ºc logo tudo o que cair do meio dia em diante e com a progressão da ISO pelo território a dentro será certamente neve mas como isto na meteorologia é tudo imprevisível é esperar para ver :D:thumbsup:

E como estamos para a nossa zona amigo?
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
E como estamos para a nossa zona amigo?

foi o que disse amigo jonaslor para mim tudo o que cair do meio dia em diante será sob a forma de neve com a vantagem de tu estares do lado da encosta mais fria com uma proximidade a nível da montanha maior do que eu portanto penso que amanha iremos ver nevar, agora não penses em acumulações pois quando a temperatura for propicia a isso a precipitação já não existe e ainda por cima vai chover bastante antes de começar a nevar por isso acumulaçoes esquece... mas é como digo isto é tudo muito improvável depois de ver nevar em lisboa já acredito em tudo :D
 

Fernando

Cumulus
Registo
13 Fev 2007
Mensagens
175
Local
Bragança / Lisboa
Junto á Av. Abade Baçal, em frente á escola primária...


Neste momento:
8,5ºC
88hr
1024hPA
Última rajada de vento de 7,9Km/h de Sul

Boa. Os teus dados devem aplicar-se na totalidade à minha casa. Moro em frente ao campo de futebol, ou seja, 50 metros de distância de tua casa :p
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
As últimas imagens de satélite parecem indicar que a frente em deslocamento para Leste está também a subir em latitude, pelo que possívelmente apenas afectará de forma mais severa o extremo norte da península Ibérica.
Com o aproximar da frente e a diminuição da pressão atmosférica, o vento vai-se tornar moderado a forte de Sudoeste, o que vai levar a uma ligeira subida da temperatura do ar na maior parte das regiões de Portugal Continental durante algumas horas da noite; as temperaturas só vão descer novamente após a passagem da superfície frontal, ou seja, após a ocorrência da maior parte da precipitação que vai dar-se durante a madrugada e o início da manhã de amanhã.
 

Brigantia

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2007
Mensagens
2,204
Local
Norte de Portugal
Depois de ver isto eu acredito;):thumbsup:

quadrohz2.png


Cota a rondar os 750m com alguma precipitação durante a tarde de amanhã:thumbsup:
 

Luis França

Nimbostratus
Registo
23 Mai 2006
Mensagens
1,467
Local
Hades
16,2ºC! Apesar de a humidade não ter abandonado a minha zona durante todo o dia, quando pelas 18:30 vinha a pé a caminho de casa encontrei tudo molhado como se tivesse chovido. Mas não vi chuva a cair durante esse tempo. Chuva invisível? Ou o excesso de humidade precipitou-se de repente no chão?.

As nuvens de Oeste continuam a entrar bem densas. Parece que estou no Santo da Serra.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas noites...

La venho eu destabilizar...:D

Tenho estado a seguir atentamente a discussao sobre as cotas de neve e onde vai nevar... ora bem estive a fazer bem os calculos do freezing level com altitude... e chego com esta teoria que por mim e a mais provavel...

Sabendo que a temperatura por 2 metros do solo (nivel mar) é X e por cada 100 abaixa 0.6ºC em média, abaixara por cada 600m=3.6ºC...sendo a sençaçao termica por volta dos -1ºC sem vento...

De acordo??

Ora bem analizando bem os modelos ECM/MM5...

http://ulla.meteogalicia....0Z/hoxe/anim_mm5te2m1.gif

Neste modelo de temp_2m_nivel_mar(MM5 a 30km) a temperatura abaixa por exemplo na zona Alcaria do cume (547m, zona mais alta do sotavento este) para 4ºC a 6ºC mas isto sendo sempre a 2 m do mar... ou seja se fizermos contas a 600m de altitude mesmo a 6ºC daria menos 3.6ºC o que faria no cume 2.4ºC que com a sensaçao termica e vento cerca de -0.5 aproxiamadamente... ai entao estariamos a falar de uma cota de neve para todo o pais de 500m durante as 3h as 6h da MADRUGADA isto para dia 12 e 13 de madrugada.

http://ulla.meteogalicia...._00Z/hoxe/anim_mm5pr1.gif (precipitaçao)

A precipitaçao das 2 frentes futuras coincidem com as baixas temperaturas...

e vendo a temp_850:

http://dyn.gismeteo.ru/ANIMOP/temp850.gif sera de -5ºC em todo o pais para o mesmo dia...

e confirmando com ECM:

http://www.meteo.pt/resou...41003_20080110_12_042.gif

A possibilidade de neve para as regioes interiores a meu ver sera elevada...

APOSTO NAS COTAS 400M DE MADRUGADA E 800M DE DIA...

E o granizo sera uma constante...

Venha as 2 frentes

Nota: As cotas que fiz foi:

Por cada 100 abaixa 0.6 em media, ora bem...

se a temp_2m no nivel mar for de 5ºC fazemos...

0.6*6=á temp_de_altitude...



Perceberam-me???:thumbsup: