Seg. Especial - Sist.Depressionário «Amália» 14-16 Janeiro 2009



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

Por aqui desde a meia noite levo apenas 7 mm de chuva acumulada, vento máximo 58 km/h direcção S ás 4 da manhã...

A frente parece estar a dissipar na sua parte central passando a maior actividade a sul de Portugal ( dirigindo-se para Marrocos) e outra menos activa a Norte.

A próxima semana ( segundo a última run do GFS 00 Z) parece ir ser bastante mais interessante em termos de vento, precipitação e instabilidade do que esta frente algo "tímida" pelo menos aqui pelo Porto.

Não chove neste momento e o vento é fraco de SW
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O IM anda cada ves pior:maluco:
agora deu cotes de 500 metros quando eu tou a 600 e neada, nem agua neve e tenho 3,3ºC aqui nem aos 900 cai neve.
mas que raio de instituto este:lmao:


Lá diz o ditado, gato escaldado de água fria tem medo.....:lmao:

ou é o 8 ou 80....enfim...

onde estão as condições para nevar á cota 500 metros???
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Bom Dia:)

Por aqui neste momento está a chuviscar, o vento sopra fraco e estão 10.4ºC.
O que eu queria ( Trovoadas) é que vai ser dificil de vir:sad:, o CAPE não dá quase nada:disgust:.
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
Bom dia
Durante a noite foi chovendo 6.4 mm acumulados, o vento soprou moderado.
Neste momento chove, 8.9ºC.

Tmin. 7.6ºC
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Lá diz o ditado, gato escaldado de água fria tem medo.

ou é o 8 ou 80....enfim.

Devo aqui dizer sem rodeios que não me agrada nada esse discurso de "bater no ceguinho- IM" a que algumas vezes nestes tópicos assistimos, mesmo sabendo que as previsões de cota de neve nomeadamente no passado dia 09 feitas pelo IM falharam redondamente .
Falha na previsão de cotas que terá estado na origem no caos nas vias de acesso entretanto instalado.
A previsão da cota de neve é sempre difícil já que engloba diversificadas variantes e por vezes uma diferença de apenas 100 ou 200 metros,fará toda a diferença nos efeitos mas será imperceptivel nas causas.
Claro que ,também a mim a previsão de cota de hoje (500m) me parece exageradamente baixa,mas uma previsão é isso mesmo :-é apenas uma previsão e feita ainda que por gente seguramente competente, serão ,creio eu , apenas homens e mulheres .E quem nunca falhou ...

Por aqui vai chovendo ainda de mansinho , o vento enfraqueceu em relação à pretérita madrugada mas continuo à espera de qualquer coisa mais substancial .
Veremos.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
Está a nevar com muita intensidade em Bragança:w00t::)

Será que mais uma vez a estradas vão ficar todas cortadas?:rolleyes::rolleyes:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Devo aqui dizer sem rodeios que não me agrada nada esse discurso de "bater no ceguinho- IM" a que algumas vezes nestes tópicos assistimos, mesmo sabendo que as previsões de cota de neve nomeadamente no passado dia 09 feitas pelo IM falharam redondamente .
Falha na previsão de cotas que terá estado na origem no caos nas vias de acesso entretanto instalado.
A previsão da cota de neve é sempre difícil já que engloba diversificadas variantes e por vezes uma diferença de apenas 100 ou 200 metros,fará toda a diferença nos efeitos mas será imperceptivel nas causas.
Claro que ,também a mim a previsão de cota de hoje (500m) me parece exageradamente baixa,mas uma previsão é isso mesmo :-é apenas uma previsão e feita ainda que por gente seguramente competente, serão ,creio eu , apenas homens e mulheres .E quem nunca falhou ...

Por aqui vai chovendo ainda de mansinho , o vento enfraqueceu em relação à pretérita madrugada mas continuo à espera de qualquer coisa mais substancial .
Veremos.


Não se trata de bater no ceguinho, trata-se de factos e acho muito sinceramente que o IM tendo seguramente pessoas competentes ainda falha muito quer em cotas de neve , ventos chuvas etc etc....e estamos a falar de previsões para um dia....enquanto isto continuar a acontecer as minhas reservas em relação ás previsões do IM serão sempre altas....Confio muito mais nas previsões feitas por membros aqui do meteopt através da sua dedicação e observação ao minuto das variantes atmosféricas do que no IM...esta é a minha opinião...
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Bom dia!!
Com que então seguimento especial?? Muito bem, so be it!
Por aqui a Amália está a deixar tudo molhado, pois terá chovido toda a noite, e, apesar de neste momento não estar a chover, irá concerteza cair bastante ao longo do dia.
O vento, contudo, sopra fraco.
Temperatura actual nos 12.2ºC, e pressão atmosférica nos 1014hpa...
A mínima esta noite foi de 10.7ºC.
Pessoal de Bragança, têm memória de um Outono/Inverno com tanta queda de neve?? ... que inveja...:D