Seg.especial Vento,Chuva e Neve 17-21 Dezembro 2007

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

boas

estofex



abraços

Interessante. Incluo a análise que é bastante interessante:

A well developed cut-off low stays nearly stationary for the next 24 hours just west of Portugal and Spain, while another cold-core depression approaches the cut-off from the NE and both start to interact . I do not want to use the Fujiwhara effect as an explanation, because both features start to merge quite fast, but it is a quite interesting evolution anyway.

... An area west of Portugal...

Latest modified IR images already indicated a broad area of cooling cloud tops just west of Portugal as warm conveyor belt gets better organized. For the next 24 hours, best shear and instability are displaced and the only region, where both agee is out of our area of responsibility.
Despite those negative facts, we went with a low-end level-1 area, including the coastal areas of SW Portugal. As mid-levels start to cool down significantly during the night hours, traces of instability are also forecast along the coast, where LL shear is signficantly enhanced. Right now the main risk will be an isolated waterspout report, as 0-3km instability further offshore is pronounced . Otherwise strong to severe wind gusts are possible along the coast as winds at 850hPa increase to 25-30m/s.
Latest thoughts are that a few thunderstorms are embedded in a more stratiform rain shield.
The area has to be monitored for more robust thunderstorm development than currently anticipated, but weak lapse rates as a result of the strengthening WAA should keep thunderstorm activity in the level-1 area quite limited.
 


ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Observações pertinentes, mas penso que essa tarefa não cabe ao IM, mas sim à Protecção Civil e parece que é matéria de polémica discussão entre as duas instituições.

Sobre esse assunto dá uma olhadela nesta notícia que aqui há uns tempos o Gerofil colocou aqui no Forum e a partir do qual dá para perceber que existe uma especie de "guerra" institucional sobre essa observação que fizeste.
-> Avisos da meteorologia não prevêem perigos para a população

Já agora, a Protecção Civil hoje emitiu um alerta para a comunicação social, que eu ouvi na rádio ao final da tarde, mas fui procurar essa informação no site deles e não encontrei nada ... Além do mais a parte dos alertas nem funciona no meu browser, o Firefox.

boas

para mim quem devia avisar os bombeiros devia ser a protecção civil, mas a minha discussão aqui nem era de quem deveria de avisar os bombeiros, a questão mais importante é estas entidades deveriam ser alertadas com pelo menos 2 dias antes do evento, pois a preparação logística e prevenção feita em cima do joelho pode dar mau resultado.

quanto ao firefox eu também uso e abro tudo dá uma olhadela aos extras e actualizações

abraços
 

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Continuo sem muitas esperanças de ver neve, ainda por cima vendo como sobem as temperaturas no sul com a chegada das nuvens. Penso no entanto que o principal problema será a precipitação, ou a falta dela. Nisso o interior centro está em vantagem. Se chegar a ver uns flocos a cair já não é mau, para matar a fome do vergonhoso inverno 2006/07.

Já agora, aproveito para dizer que meti online uma webcam em minha casa para quem quiser ver o que se vai passando por cá:

http://www.meteopt.com/fil/webcam

O endereço também está na minha assinatura.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Ora bem...

Ja que estamos no campo das previsoes e debates...(é para isso que ca estamos)

Sinceramente...

PARA A MINHA ZONA:

Vento Medio: 55km/h

Vento constante: oscilação entre os 45km/h a 60km/h

Rajadas intermedias: 90km/h

Rajadas maximas e picos ocasionais: 120km/h max

Isto falando em zonas abertas (sem protecção de edificios e afins)

Precipitação:

Será constante e moderada podendo ser forte e por vezes com picos muito fortes;

Trovoada:

Esta sim não será nada de outro mundo a não ser na Quarta que poderá ser uma constante do dia...

Granizo:

Havera possibilidades mas só na quarta;

Neve: So nos locais do costume (Serra da Estrela e Amanha á noite no Interior Norte)

Alertas: Zonas costeiras: Vermelho -->Vento
Zonas Altas: Vermelho--->Vento
Mar: Vermelho para todo o país;
Precipitação: Laranja para Centro e Sul;
Trovoada: Amarelo para quarta;

Situação de risco ELEVADO--->Contudo não extremo;

É a minha opiniao

A continuar a acompanhar a situaçao...
:thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Pelo que se ve no satelite não há desenvolvimento de mais ramos frios na depressão. A frente é bastante compacta e deverá ter uma passagem lenta aqui sobre os Algarves, no entanto a maior parte da água deve cair no mar. A neve deve ficar para outra ocasião. Tenho alguma expectativa em relação à trovoada sobretudo na quarta...

O Rog é que deve tar na boa!
 
M

Membro excluído 274

Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

spain_outlook_day1_720_sp.jpg
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Pelo que se ve no satelite não há desenvolvimento de mais ramos frios na depressão. A frente é bastante compacta e deverá ter uma passagem lenta aqui sobre os Algarves, no entanto a maior parte da água deve cair no mar. A neve deve ficar para outra ocasião. Tenho alguma expectativa em relação à trovoada sobretudo na quarta...

O Rog é que deve tar na boa!

Tens razao... a agua que vai cair no mar é um desperdicio... mas a agua que vai cair no algarve vai ser o mais que suficiente...

E nem toda fica la...

http://ulla.meteogalicia.es/~orballo/mm5_00Z/hoxe/anim_mm5pr1.gif

Curtiste?? :thumbsup:
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Entretanto só para verem que o nosso INMG não bate bem da bola fui tirar agora o registo de pressão atmosférica do açores. E ás nove marcava na graciosa 1028mb. :maluco: :maluco:

semttuload1.jpg


No outro episódio Carrazeda atingiu o fim da escala do termómetro...


]ToRnAdO[ : Eu pago pra ver! :)
 
M

Membro excluído 274

Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

AH! Finalmente chega algo de Chaves! Carrazeda não dá hipotese!



Boa Noite!
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Re: Seg.especial Vento,Chuva e possível Neve 17-21 Dezembro 2007

Lá vou ter que ir eu tirar o barco da garagem outra vez :cool:





Cerca de 45 km/h a 50 km/h.

Os modelos são APENAS uma referência para o bem ou para o mal...