Seg. Especial Vento, Chuva, Neve e Temporal no Mar 1-5 Janeiro 2008

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Boas fotos Dan :palmas: madrugaste para nos mostrar este espetaculo :D

P.S: É sincelo não é neve exacto?

Os sincelos são produzidos pelo congelamento de rápido de gotículas mais ou menos pequenas de água em sobrefusão e chegam, por vezes a formar camadas espessas.
Mas isto já não me parece só sincelo.
Vêem-se os cristais de gelo a cair e quando acumula no solo tem este aspecto:
 


filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Olhando bem para as fotos percebi que seria mais que sincelo.... mas estão com uma paisagem linda :)

Pessoal máquinas a disparar, pois as nuvens estão com umas formas espetaculares. (no caso de não estar nevoeiro na vossa zona, claro)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não creio que seja mais do que sincelo. :cold: :cold: O radar do inm não apanhou nada de anormal durante a noite. :)

Por aqui só se deve ver algo ao fim da tarde. ;)
 

jpaulov

Cirrus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
92
Local
Bragança
por enquanto em bragança...só frio :cold::cold: e nevoeiro!! :(
vamos com -1,5ºC e 1025hPa e a descer... (na minha estação está um sol radiante!! :huh: )
 

Dan

Moderação
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
10,509
Local
Bragança (675m)
Não creio que seja mais do que sincelo. :cold: :cold: O radar do inm não apanhou nada de anormal durante a noite. :)

Foi um fenómeno muito localizado. Resultou da acumulação ou precipitação de cristais de gelo do estrato de nevoeiro. Na maior parte da cidade só ocorreu a formação de sincelo translúcido. O sincelo normal é duro, este meteoro tem uma textura muito semelhante à neve, até dá para fazer bolas :D

A minha dúvida está na classificação de fenómeno como depósito ou precipitação.

Poderá ser o equivalente gelado aos chuviscos que por vezes ocorrem em situações de nevoeiro.
 

filipept

Cumulus
Registo
11 Out 2006
Mensagens
492
Local
Bico-Amares-Braga
Algumas fotos de nuvens












Estas fotos foram tiradas com um N70 (tenho outras fotos tiradas mas são através da canon eos que não é digital)

Infelismente não tenho grande espaço para fotos panorámicas
 
Última edição:

Fil

Cumulonimbus
Registo
26 Ago 2005
Mensagens
3,941
Local
Bragança (740 m)
Que nuvens espectaculares!! :eek:

Agora até fiquei com pena que aqui esteja nevoeiro, mas pelo menos proporciona belas paisagens como o Dan já mostrou...



Tive uma mínima de -2,7ºC, e neste momento estou com -0,8ºC e o nevoeiro por esta zona continua denso.
 

Gilmet

Moderação
Registo
12 Dez 2007
Mensagens
9,223
Local
Cacém (180 m) / Mira-Sintra (188 m)
Boas, por aqui já chove... Não estive em casa estes dias, mas quando la estiver coloco aqui os registos...:thumbsup: Por agora já chove mas está frio! Devem estar cerca de 8ºC:w00t:... a mínima deve ter-se ficado pelos 5/6ºC. Tivemos uma noite cheia de nevoeiro...
 

jPdF

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2007
Mensagens
534
Local
3560- 129 @ 500 msnm
Por Coimbra céu muito nublado...
Pressão desce e encontra-se nos 1019hPa...
A mínima de hoje foi de 5.3ºC e a temperatura actual é 11.4ºC
A chuva vem a caminho...:D:D:D
 

iceworld

Nimbostratus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
1,052
Local
coimbra ( 85m )
:palmas: para o Dan que nos brinda logo com umas belas fotos.
O sincelo é para mim das coisas mais bonitas que alguma vez vi, apesar de só ter visto uma vez ( de jeito)em Trancoso já lá vão muitos anos :sad:
Era puto e andava a cantar as janeiras mais uns amigos e irmãos e não me esqueço que quando fomos ver o termómetro ( dentro das muralhas ) este marcava -11.5º :D:cold: