Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2011



Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
Entre as 14z e as 21z de hoje, possibilidade de trovoadas fortes e isoladas no interior e no sul.
As zonas com maior probabilidade são os vales do Tejo-Sado.

Exactamente Stormy!!!
Tal como eu tinha suposto e ficado ainda mais confiante depois de ver a imagem satélite!!
Mas ainda faltam as certeza... Pois as nuvens são muito altas...
Podem é haver convecções que nada têm haver com o que já cá está
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Tal como eu tinha suposto e ficado ainda mais confiante depois de ver a imagem satélite!!

Além da baixa humidade em altura, factor determinante para a ocorrência de aguaceiros e trovoadas, essa nebulosidade alta que está a entrar na região sul não é tão favorável assim.
São cadáveres marroquinos, que poderão impedir o desenvolvimento de cúmulos, e evitarão que tanta radiação chegue ao solo, evitando que este aqueça tanto.

Todas as outras variáveis são favoráveis. A ver vamos se algo consegue emergir.
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Além da baixa humidade em altura, factor determinante para a ocorrência de aguaceiros e trovoadas, essa nebulosidade alta que está a entrar na região sul não é tão favorável assim.
São cadáveres marroquinos, que poderão impedir o desenvolvimento de cúmulos, e evitarão que tanta radiação chegue ao solo, evitando que este aqueça tanto.

Todas as outras variáveis são favoráveis. A ver vamos se algo consegue emergir.

Pois é André, com esta humidade tão baixa que está, vai ser muito dificil se formarem:(
 

Rainy

Nimbostratus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
506
Local
Massamá
Bem é só anticiclone até onde a vista alcança:(, nem sequer uma trovoadasita, e com isto devem apareçer os incêndios:mad:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
E assim se esvaiu mais um dia com possibilidade de instabilidade...ar muito quente e seco nos niveis baixos e medios aliados a um aquecimento diurno pouco significatido dada a nebulosidade alta foram a meu ver as condicionantes maiores.

No entanto caso a "capping boundary" tivesse sido rompida havia boas possibilidades de algum evento localmente intenso..dai o meu aviso;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E assim se esvaiu mais um dia com possibilidade de instabilidade...ar muito quente e seco nos niveis baixos e medios aliados a um aquecimento diurno pouco significatido dada a nebulosidade alta foram a meu ver as condicionantes maiores.

No entanto caso a "capping boundary" tivesse sido rompida havia boas possibilidades de algum evento localmente intenso..dai o meu aviso;)

Bem mas esperavam instabilidade no dia de hoje ???:huh:

Os modelos não davam nada .... e além disso praticamente não existe nada, tirando uma meras nuvens altas que apenas evitam que aqueçam tanto.
Bem voltando aos modelos parece que teremos uma situação algo estática nos proximos 10 dias com os modelos a indicarem temperatura entre os 20º e os 28º, ventos de leste/sueste, ceu limpo ou nublado por nuvens altas, devendo esta situação prolongar-se até dia 20 !!
Está-me a parecer que isto pode alterar-se lá para a Páscoa, com um retorno a NAO - e tempo chuvoso assim só para estragar as férias ao pessoal !!:rain:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.

Mal a quê? Acha bem 25 a 30ºC em Abril, é um desastre para as culturas, e mesmo as pessoas( claro que a maioria gosta de calor, mas se forem como eu que calor só na semana de praia, e de resto quanto frio melhor), acho que não se sentem tão bem como se estivessem 20ºC nesta altura do ano.
 

João Soares

Super Célula
Registo
23 Ago 2007
Mensagens
6,112
Local
Canidelo, Vila Nova Gaia
Mal a quê? Acha bem 25 a 30ºC em Abril, é um desastre para as culturas, e mesmo as pessoas( claro que a maioria gosta de calor, mas se forem como eu que calor só na semana de praia, e de resto quanto frio melhor), acho que não se sentem tão bem como se estivessem 20ºC nesta altura do ano.

Já houve anos piores... E tamos na Primavera, os rebentos vão crescer mais rapidamente, há muita água nos solos, etc etc.
 

joseoliveira

Cumulonimbus
Registo
18 Abr 2009
Mensagens
2,889
Local
Loures (Moninhos) 128m
E tamos na Primavera, os rebentos vão crescer mais rapidamente, há muita água nos solos, etc etc.

Isso só deve funcionar no caso de vegetação com raízes mais profundas, já a rasteira, caso permaneçam estas temperaturas e pouca humidade no ar, o mais certo é vermos o dourado dos campos antes do que seria habitual.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Já houve anos piores... E tamos na Primavera, os rebentos vão crescer mais rapidamente, há muita água nos solos, etc etc.

Um evento de calor pode ser bom para as culturas ainda mais se houver muita agua no solo...pois aumenta o metabolismo vegetal...mas por outro lado pode criar desequilibrios nas fito hormonas ou outras formas de stress metabolico caso o calor seja excessivo e muito duradouro.

Claro que para certas culturas tropicais ou muito exigentes de calor até pode ser bom ( por exemplo no caso da produção de abacate do algarve..) mas num contexto de culturas tipicas de climas temperados ( como é o que se passa com a maior parte do pais) há alguns efeitos nefastos.

De modo geral..estes episodios são tipicos do nosso clima...portanto em principio deverá correr tudo bem..

Falando de previsão, é esperada a manutenção de tempraturas elevadas até dia 18...depois espero uma mudança...que poderá ser bem grande..

Como já tinha referido antes, a entrada no periodo de AO/NAO+ conjuntamente com a organização de um nucleo estavel da dorsal subtropical, neste caso no NW de Africa, tende a ser uma situação estavel...mas o alinhar de uma AO/NAO+ costumam ter um efeito de feedback positivo que no limite levará ao colapso do sistema...ou seja...passado algum tempo neste regime o padrão tende a ficar instavel e a reverter rapidamente:



Uploaded with ImageShack.us

A AO vai abaixo...a NAO irá seguir a tendencia...mais instabilidade no jet...um periodo mais fresco de instavel entre dia 18-20 deste mês até inicios de Maio 8 espero eu...).

Aqui o ensemble...e o que eu acho que se vai passar..



Uploaded with ImageShack.us