Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2011



stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A noite de Segunda para Terça poderá deixar muita precipitação na grande Lisboa, a ver pela previsão de quase todos os modelos. Depois a semana toda deverá ser marcada por grande instabilidade, pelo menos até Sábado.

Previsão da precipitação do ECMWF na run de hoje das 00z, já disponível no Meteociel!!!!

http://images.meteociel.fr/im/9234/europeogif_sps1.gif

Com a ULL a oeste e a depressão á superficie centrada tambem a W/NW, de um modo estatico ao longo dos proximos dias, estaremos numa região muito instavel caracterizada pela advecção de ar em pluma sob uma camada de ar mais frio em altura.
As linhas de forçamento dinamico e o aquecimento diurno ainda devem potenciar mais esta instabilidade...que se deverá apresentar quer sob forma de linhas convectivas quer em sistemas isolados localmente intensos ( o shear está tambem bastante razoavel).

Este padrão atmosferico é analogo aos que geram os eventos de tempo severo noutras regiãoes do mundo, tal como nos EUA, e apesar das nossas condiçoes geograficas serem diferentes e menos favoraveis, há que prestar atenção aos proximos dias no que toca a eventos localmente severos;)
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
muito sinceramente não me parece que tenhamos tempo severo, não espero mais que chuva, pontualmente forte e talvez alguma trovoada.
no entanto o que me parece mais relevante é a persistência da precipitação, pois parece ser bastante persistente.
esperemos pelas cenas dos próximos episódios :lol:
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
kINFe.png


Diurnally driven showers and thunderstorms are expected to form in a weakly sheared environment. Severe weather should be unlikely.

Nada de especial...pelo menos para amanha..:unsure:
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Pelo menos as previsões do Freemeteo são muito animadoras...era bom que fosse assim era...:rolleyes::p

 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Será que o ditado popular ainda se faz valer? O início do mês não começou muito favorável, mas pode ser que esta semana haja realmente uma mudança de padrão...

Aquilo que os principais modelos que regem as previsões mostram é o seguinte:

- O GFS para esta semana prevê o desprendimento de um centro de médias/baixas pressões desde latitudes bem superiores, que em parte se deve à deslocalização do AA da nossa costa...sendo assim uma depressão mesmo que pequena a ocidente da Portugal Continental será o "motor" da rega desta semana...assim se espera, portanto, uma semana bastante chuvosa de Norte a Sul até à próxima segunda, resta saber se no final das contas ela chega como parecem prever...

- O ECMWF parece-me também concordar em quase tudo com o anterior, resta saber quais os acertos que se vão fazendo ao longo da semana...

- Também o WRF, utilizado pelo nosso vizinhos Galegos, prevê precipitação espalhada por todo o país, no entanto parece-me que se fará valer mais por ser constante do que em fortes aguaceiros...
As temperaturas máximas no litoral aproximar-se-ão aos 20ºC, e no interior alentejano um pouco mais...de resto parecem-me temperaturas expectáveis para a época...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Precipitação
Previsão de modelos de mesoescala relativamente a precipitação, das 12z de hoje até às 06z de amanhã.


WRF/MG (horário)

zna6xf.gif




ALADIN/IM (3 horas)

2e5mv52.gif






CAPE às 18z



GFS (Global)

gfspicape012.png


WRF (Meso)

wrfarwd02capesfcf018.png
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Atenção à linha de instabilidade: várias células surgiram, ao início da tarde, no litoral oeste e Alentejo, progredindo agora para o interior, no sentido nordeste. A presença de ventos superficiais poderá contribuir para a eventual ocorrência de fenómenos meteorológicos adversos, muito localizados.

Acompanhe as imagems de radar no site do IM.

Para a próxima madrugada está prevista a chegada de uma superfície frontal fria ao litoral oeste.
 

Lightning

Cumulonimbus
Registo
25 Jul 2008
Mensagens
4,114
Local
Algures
Para a próxima madrugada está prevista a chegada de uma superfície frontal fria ao litoral oeste.

Presumo que a superfície frontal fria seja aquela mancha nebulosa bem visível no satélite. Quais são as probabilidades de a mesma trazer actividade eléctrica?

Pelo menos o detector não acusa nada, por enquanto... :unsure: