Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2015



AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,182
Local
Baião
Queria dizer que o "pouco" sol que houve no ano passado corresponde (em termos de dias, mas grosso modo claro) à "pouca" precipitação deste ano...no entanto nada de anormal apesar de pouco frequente!
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
gah90Hr.png


:eek::trovao:
 

irpsit

Cumulonimbus
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
2,334
Local
Inverness, Escocia
Os modelos avizinham-se interessantes:
  • continuação do tempo quente e seco até Domingo de Páscoa, 5 de Abril, possivelmente até terça ou quarta.
  • depois do domingo de Páscoa, segunda a quarta, 6 a 8 de Abril, vemos uma nova depressão no sul, a poder resultar em trovoadas, caso contrário é novo tempo ventoso e seco; e novo potemcial para incêndios (argg)
  • o final da próxima semana, de quinta até ao fim de semana, a depressão desaparece e o tempo seco, mas soalheiro e talvez menos ventoso regressa, talvez ligeiramente ameno, continua. Um anticiclone poderoso a 1040mb desloca-se do Reimo Unido para a Escandinávia, trazendo tempo primaveril a toda a Europa ocidental e central. Algo bem interessante!
  • por volta de dia 15 de Abril, uma depressão potente, a 965mb, surge de oeste, afectando desde a Islândia até Portugal. É possível que esta frente fria seja algo intensa no Reino Unido. Em Portugal ainda é cedo para saber se será chuviscos ou chuva a sério. Esse tempo chuvoso de oeste, persiste até dia 18 de Abril pelo menos. Parece ser o regresso das depressões pelo menos ao Reino Unido. E os modelos CFS (incertos) dão tempo potencialmente chuvoso para o norte e centro toda a segunda quinzena de Abril e inícios de Maio.
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Bom cenário previsto para o Centro e Sul de facto. Pena que para o Norte não esteja tão interessante mas ainda assim nada está perdido. Basta um ou outro desvio da cut-off para esta passar a abranger outras regiões ou até mesmo todo o território continental, que seria a melhor hipótese. A ver vamos.
 

thunderstorm87

Cumulus
Registo
6 Set 2014
Mensagens
496
Local
Cacilhas
Boas a todos.Parece que vamos ter uma Pascoa de chuva no Centro e Sul.Estas sao as previsoes do IPMA:

Previsão para domingo, 5.abril.2015

Períodos de céu muito nublado, apresentando-se pouco nublado na
região Norte até ao início da tarde.
Aguaceiros e condições favoráveis à ocorrência de trovoada, em
especial durante a tarde e nas regiões Centro e Sul.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante leste,
sendo do quadrante sul na região Sul, soprando temporariamente
de noroeste no litoral a norte do Cabo Carvoeiro durante a tarde,
e sendo moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas até final
da manhã.
Pequena descida da temperatura máxima na região Sul.

Atualizado a 3 de abril de 2015 às 10:28 UTC


:rain::rain::rain::trovao::trovao::trovao:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã são possiveis alguns aguaceiros convectivos na região sul.

Analise/Discussão

Em altura um cavado avança desde NE, com o eixo de vorticidade a afectar a região sul durante a tarde/inicio de noite, associada a esta perturbação uma região de forçamento dinamico deverá afectar a região sul, assim como uma massa de ar frio com até -18/-20ºC aos 500hpa.
Entre os 600 e os 300hpa, uma região de fluxo mais intenso do quadrante oeste deverá proporcionar algum shear, com DLS até 30kt e 0-6km shear até 10-15m/s.

Para a noite, o cavado torna-se estacionario e dissolve-se num campo desorganizado de vorticidade/ar frio em altura.

Nos niveis médios e baixos uma frente fria desloca-se desde NE/N, enquanto que uma massa de ar quente se mantem na região sul...o aquecimento diurno deverá gradualmente inestabilizar a baixa troposfera, mas a presença de uma capping layer saariana entre os 850 e os 700hpa deverá dificultar a iniciação convectiva.
A convergencia de ar humido por baixo da capping layer vai acabar por gerar até 1200-1700J/Kg de SBCAPE, e o efeito das brisas maritimas e da topografia, assim como o forçamento dinamico em altura vão abrir uma janela curta para a genese de alguma convecção durante o meio/fim da tarde.

O forte CIN causado pelo ar saariano em altura levanta duvidas quanto á ocorrencia de updrafts desde a camada superficial, mais humida e energética, pelo que se espera essencialmente convecção elevada sem risco de tempo severo.
No entanto, caso se forme algum updraft desde a superficie, não se pode excluir que surja alguma LP Supercell com risco de granizo severo e downbursts dados os fortes gradientes de densidade/theta-e entre os 700 e os 600hpa.


Para a noite e inicio do dia de Domingo, o establecimento de um anticiclone no Mediterraneo ocidental deverá forçar um low level jet de sueste entre Gibraltar e Sagres, aumentando a convergencia de humidade nos niveis baixos e médios.
Com a manutenção de fortes gradientes termicos entre os 850 e os 500hpa, e a aproximação de uma nova perturbação de origem Atlantica, espera-se que haja dinamica suficiente para gerar alguns clusters convectivos de base alta, desorganizados, que deverão causar aguaceiros dispersos.

lyzcuC7.png
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
A situação de trovoadas este fim de semana está mesmo muito volátil, o GFS não mantém a posição da cut off. A saída das 18h do GFS para este fim de semana foi bastante mais favorável na extensão de CAPE e Li até ao interior centro nomeadamente no Domingo, mas a precipitação é muito escassa:(.Eu não me importava que esta saída permanecesse (só queria mais precipitação e talvez mais um bocadinho de CAPE:D).
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
A precipitação dada pelos modelos nestas situações é sempre uma estimativa muito grosseira. Com precipitação maioritariamente convectiva tanto pode cair 1mm como 100mm logo de rajada numa hora.
E lá está, se até para o Sul já tá complicado, segundo a análise do stormy, quanto mais aqui mais para cima (mesmo que para o interior).
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Neste momento , penso que a única certeza e que na próxima semana todo o pais vai , finalmente , poder ver belas formações nebulosas .

Em relação a precipitação , sera a lotaria dos fenômenos convectivos .

Mas claro que o Sul , neste tipo de fenômenos e nesta época do ano e mais favorecido .
 
  • Gosto
Reactions: CptRena