Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2012

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por SpiderVV 1 Ago 2012 às 00:00.

  1. SpiderVV

    SpiderVV
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2010
    Mensagens:
    4,858
    Local:
    Portalegre / Lisboa
    Regras deste tópico:


    ->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
    ->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


    Aviso MeteoPT

    As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
    Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. ciclonico

    ciclonico
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    18 Ago 2008
    Mensagens:
    82
    Local:
    Porto
    02/08/2012

    Situação:
    Em superfície hoje teremos uma situação de margem anticiclónica do Anticiclone Subtropical dos Açores, ainda com a frente fria dissipada sobre o sul do país prolongando-se depois em crista, pouco pronunciada, ao longo do resto do dia.

    Na altitude dos 500mb continuamos sob a influência do flanco sul do fluxo zonal, embora no sul poderemos ter já um pouco da faixa de altas pressões subtropicais que costuma acompanhar em altitude o Anticiclone Subtropical dos Açores.

    Assim podemos esperar nebulosidade na primeira metade do dia que só poupará a área mais interior e o sul do país; e o regresso da nortada mais pronunciada a sul.
    Concluindo: voltaremos ao regime de tempo ameno mais típico da primavera do que do verão.
     
  3. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,145
    Local:
    Olhão (24 m)

    A ANPC lançou o alerta amarelo, o IM não tem avisos. Em Portugal cada entidade lança os seus alertas e avisos e raramente temos um único alerta/aviso em conjunto. Parece que andam a competir uns com os outros. Vamos ver se não tivemos mais um incêndio violento no Algarve as condições são as mesmas que aquelas que estavam há 15 dias.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. beachboy30

    beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Mai 2008
    Mensagens:
    402
    Local:
    Aroeira
    Boas tardes :).

    Bom, de facto a nota dominante deste verão até à data chama-se: nortada. Excepção feita à última quinzena de Julho (e não toda)... Muita e desagradável, especialmente no litoral oeste. No Algarve ela é, no entanto, a responsável por tanto calor nestes últimos dias, mas ainda assim tem estado muito vento...

    A culpa é, claro, do AA bastante a oeste e de sucessivas depressões na zona do UK (coitados :shocking:), com superfícies frontais em dissipação/cavados a afetarem-nos, e de forma quase sucessiva.

    A "cereja em cima do bolo" poderá ser uma depressão bem próxima das nossas latitudes no decorrer da próxima semana, no entanto os modelos ainda não estão concordantes quanto à sua posição. Que se passa com este verão? Ele parece querer voltar e com menos vento a caminho da 3ª semana de Agosto, os modelos têm vindo a apontar para essa tendência, mas a esta distância é futurologia...

    Certa é a continuação desta nortada tão desagradável...:confused:
     
  5. Skizzo

    Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    24 Set 2007
    Mensagens:
    1,356
    Local:
    Porto (centro) - cerca de 7km da costa
    Vamos ter a Suiça mais quente que a maioria de Portugal, que deprimente.
     
  6. 3R4ZOR

    3R4ZOR
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    6 Fev 2012
    Mensagens:
    19
    Local:
    Odivelas
    Talvez para a semana as coisas melhorem no que diz respeito à nortada…

    [​IMG]

    :)
     
  7. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,100
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Nos ultimos dias temos assistido a um acentuado aumento da actividade tropical, especialmente na zona do Atlantico.
    Nos proximos 7 a 15 dias entraremos na fase convectiva da MJO sobre Africa e o Atlantico, o que deverá manter as condições condutivas á ocorrencia de mais convecção tropical em toda a faixa desde a Etiópia até ás Caraibas.

    Este padrão nos Tropicos geralmente leva ao fortalecimento do cinturão subtropical, pelo que provavelmente teremos condições de maior estabilidade, e subida das temperaturas a partir de meados da proxima semana, situação que poderá depois permanecer por alguns dias, ou mesmo algumas semanas.

    Claro que isto é muito dependente de como é que vai evoluir o padrão atmosférico no Atlantico norte, pois pode haver o fortalecimento da alta subtropical e ao mesmo tempo pode haver o "azar" de se colocar um cavado na peninsula, trazendo ar frio.

    O que para já está a aparecer nos modelos é a tendencia de se colocar um cavado ou uma sequencia de cavados a afectar o Atlantico a leste dos Açores, o que nos deixaria um tempo relativamente normal para a época, embora talvez um pouco quente na região sul..

    Há no entanto a hipotese de ao ser reforçada, a alta subtropical impeça que esses cavados progridam para leste, resultando numa sequencia de dias muito quentes pela Peninsula Ibérica, já a partir do inicio da proxima semana.

    A ver vamos..:)

    A nivel mensal, eu acredito que á medida que entrarmos em Agosto, e depois em Setembro, teremos uma tendencia para que haja uma anomalia positiva da temperatura, mas, para meados ou finais de Setembro e pelo Outono, essencialmente devido ao El Niño, poderemos ter uma circulação zonal muito ondulada á nossa latitude...cavados, cut-off´s...tempo animado:p
     
    Collapse Signature Expand Signature
  8. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    7,145
    Local:
    Olhão (24 m)
    Stormy que venha as cut-off's já a partir de Setembro, que faz falta muita chuvinha no Algarve para renascermos das cinzas. Quanto ao calor é coisa que não tem faltado este ano, desde de Maio que faz calor cá no Algarve logo já começa a saturar. Desde ontem com máximas a rondarem os 35ºC não preciso de mais calor, o calor que vá para o norte que eu já tou farto dele. O IM coloca 39ºC na 6ªfeira dia 10 e no sábado dia 11. :angry::calor:
     
    Collapse Signature Expand Signature
  9. Skizzo

    Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    24 Set 2007
    Mensagens:
    1,356
    Local:
    Porto (centro) - cerca de 7km da costa
    Que venha o calor ca para cima :D
     
  10. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Esse calor que aparece nalguns outputs de modelos está relacionado com a cutoff (depressão isolada em altura) que a maioria dos modelos estão a prever nas proximidades dos Açores ,movendo-se depois para norte da PI/Reino Unido.

    [​IMG]
    http://www.meteopt.com/previsao/modelos/ecmwf/europa

    O calor depende muito da posição da mesma a oeste ou sudoeste de Portugal (continental), e do tempo que por lá estiver. Se estiver estacionária a oeste/sudoeste do continente, pode gerar dias bastantes quentes arrastando bastante calor de África para cá. Se estiver em movimento rápido, o calor também será passageiro.Nos Açores a discussão e seguimento será outro, que também, se deve acompanhar.

    Para já como está a aparecer em vários modelos, nem está a sudoeste, nem ficaria estacionária. Mas seria o suficiente para uns (poucos) dias mais quentes e sem nortada e a própria água do mar aqueceria. Mas como está agora seria uma coisa relativamente rápida/passageira.

    [​IMG]
    http://www.meteopt.com/previsao/modelos/ecmwf/peninsula-iberica

    Mas como sempre acontece com cutoffs, já sabem que vai mudando bastante nos próximos dias, estas depressões tem sempre enorme incerteza a tantas horas de distancia.


    Mas antes disso, parece que poderemos ter alguma chuva nalgumas regiões no próximo Domingo no continente.
     
  11. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,514
    Local:
    Oeiras / Portel
    E neste momento persiste a dúvida sobre quais as regiões que serão contempladas com precipitação no próximo domingo. Se ao longo dos últimos dias parecia que seria o litoral norte, como vem sendo habitual, as últimas saídas começam a apontar para que a zona mais instável possa atingir também as regiões do sul.

    Saída do GFS das 18z, a afectar a região de Lisboa e o norte do Alentejo:

    [​IMG]

    [​IMG]

    O ECMWF também aponta para alguma precipitação residual no Alentejo, isto depois de atingir com mais intensidade o litoral norte:

    [​IMG]

    [​IMG]

    A causa desta precipitação residual fora de época, é um cavado que se estende bastante para sul, algo inusual nesta época do ano, em que a maioria da precipitação costuma ser causada por depressões isoladas da circulação global:

    [​IMG]

    Para a semana vindoura, o Vince já referiu a depressão que se isolará junto aos Açores, neste momento as saídas operacionais de GFS e ECMWF apostam nuns dias quentes e cheios de poeira africana, devido à lenta progressão da referida depressão para este, apesar de haver muitas perturbações do ensemble que apontam para outras direcções.

    De qualquer modo, muito dificilmente, do modo como estão as previsões hoje, se atingiriam valores muito extremos no litoral, não se estabelece um fluxo de leste capaz de contrariar as brisas marítimas. Já no interior, as temperaturas poderiam aproximar-se dos 40ºC.

    Pode-se dizer que a saída operacional do ECMWF estará uns 4ºC acima da média do ensemble:

    [​IMG]

    Momento mais "quente" da média do ensemble do ECMWF:

    [​IMG]

    E para reforçar as minhas dúvidas quanto à importância desta entrada quente, a previsão mensal do ECMWF publicada hoje, aponta para anomalia negativa das temperaturas em Portugal continental na semana que vem:

    [​IMG]

    Com excepção destes dias em que seremos (ou não) afectados por esta entrada de ar quente (muito improvável serem mais de 3), o padrão manter-se-á inalterado, tanto no início da semana que vem, como após a passagem para este da depressão, com anticiclone a oeste e nortada, pelo menos até meados do mês.
     
  12. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    7,150
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Algo "extrema" esta run do GFS para daqui a uma semana, muito calor em perspectiva, oxalá não se cumpra, ainda falta bastante tempo :calor:

    Seriam temperaturas de 40 ºc e mais graus em especial no Interior, e entre os 30/35 graus mais no litoral :calor: provavelmente iria repetir-se o episódio do dia 17/07 ou ainda pior..:calor:


    [​IMG]


    [​IMG]


    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
  13. Skizzo

    Skizzo
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    24 Set 2007
    Mensagens:
    1,356
    Local:
    Porto (centro) - cerca de 7km da costa
    Espero que venha mesmo a acontecer. 30/35 graus no litoral não é nada de especial e já faz falta nesta zona dias quentes.
     
  14. miguel

    miguel
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    4 Fev 2006
    Mensagens:
    11,968
    Local:
    Setúbal
    Com esse cenário 35ºc no Litoral só se for litoral Norte porque penso até que se passaria os 40ºC no Litoral em muitos locais...interior é melhor nem pensar!! de qualquer forma uma mudança na colocação da cutoff e tudo se altera mas esta run penso que foi ali ao patamar mais extremo não se deve repetir muito mais saídas assim mal será se assim for!! mas caso se venha a concretizar esse calor seria no máximo uns 3/4 dias
     
    Collapse Signature Expand Signature
  15. beachboy30

    beachboy30
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    29 Mai 2008
    Mensagens:
    402
    Local:
    Aroeira
    Boas tardes :).

    Uma coisa parece certa, com mais ou menos calor "extremo": a nortada (desagradável) vai dar tréguas desde 3ª ou 4ª feira até Sábado ou Domingo. Já não era sem tempo, verão típico português tem nortada, mas tudo o que é demais enjoa... :)
     

Partilhar esta Página