Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
982
Local
Braga
Este final de Outono / início de Inverno meteorológico é em tudo semelhante ao célebre e trágico Outono/Inverno 2000/2001 na Península Iberíca.

Semelhante, com uma grande diferença, que faz toda a diferença.

Um Jet Stream muito forte e persistente no tempo, mas desta vez bem mais a norte, atingindo em cheio as Ilhas Britânicas, ao passo que naquele Inverno (que culminou na tragédia de Entre-os-Rios) foram semanas e semanas persistentes de circulação zonal mais a sul, atingindo-nos em pleno.

Há dez anos atrás, o padrão meteorológico em seis meses (Out-Mar) pouco mudou. Esperemos que agora seja diferente, e 2012 traga o tão ansiado frio para muitos, com a consequente neve a cotas médias.
 


M

Membro excluído 274

Que pesadelo! :calor::calor::calor::sad:

graphe_ens3_tig9.gif


:suicidio::suicidio::suicidio:
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
De facto existe algo de estranho na colocação do AA nesta altura do ano, parece que está na posição comum de Verão :confused: e com isto estamos a meio de Dezembro depois só fica a faltar Janeiro e Fevereiro e o resto de Março... Nem o tempo ajuda...



Uploaded with ImageShack.us

E a longo prazo também não se vê nada de especial



Uploaded with ImageShack.us
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Por este andar acho que no Algarve vai dar para ir à praia!:hehe:

Que bom, ver as meninas em biquini na praia pelo natal. :lmao:

O melhor é ir hibernar que isto so anima para a Primavera. Nada de interessante, chuva nula ou quase inexistente e sem luz ao fundo do túnel. Está pior que o ano passado e 2009. :angry:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
esta previsão de meninas em biquini no Natal, não será esquecida por mim.

Gosto de meninas, biquinis e de Natal, mas fiquemo-nos por aqui.
Os modelos andam voláteis... as previsões dos modelos há uns 4-5 dias não davam bem isto, principalmente o gfs dava um excelente friozinho (estarei enganado:huh:?).

Isto muda:p, não vamos é entrar na ideia de que isto vai ficar assim para sempre ... uma seca ... todos nós estavamos cá em outubro:lmao:.

Continuo a achar que os modelos não estão especialmente bem, e é natural que assim seja. Eles estarão calibrados para lidar com este AA nesta altura do ano, com esta insolação?

Aposto que não, e as suas previsões podem dar raia, principalmente na data de mudança de padrão. Só vamos saber com poucos dias de antecedência, vão ver.

:)
 
M

Membro excluído 274

Os hoteleiros da Serra da Estrela não devem estar a gostar nada da brincadeira... A meu ver a melhor época da temporada, o Natal, parece estar arruinado. Mesmo em Espanha só Sierra Nevada apresenta condições para esqui! Valdescaray, Bejar, Panticosa, Cerler, Boí Taüll, Masella, Vall de Núria e La Molina estão abertas mas com condições bastante precárias, a maior parte deve encerrar nos próximos dias... :(

Balanço:

Cordilheira Cantábrica: 0 estações abertas
Sistema Ibérico: 0 estações abertas
Sistema central: 1/4 aberta
Pirinéus: 6/16 abertas


Palavras pra quê... :(
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Se, e repito, se, as previsões do GFS operacional para o dia de Natal estiverem neste momento certas, não adianta irmos para a praia tentar ver as meninas de bikini, porque não as viamos. Estaria nevoeiro. E para além disso, a esmagadora maioria das meninas que eu conheço têm muita relutância em sair de casa num dia em que a temperatura máxima não ultrapassaria os 10 graus, sem terem vestido pelo menos três casacos, dois cachecóis, um gorro e dois pares de luvas, pelo que a hipótese do bikini soa-me a improvável. As caipirinhas, para quem gosta, sabem bem todo o ano, poupando-se agora no gelo, pois uns minutos cá fora serviriam para as arrefecer razoavelmente.

Há dois dias tudo indicava que teríamos uma entrada fria. Essa hipótese esfumou-se, agora os modelos põem anticiclone até ao fim da modelação. É uma hipótese a ter em conta, não seria nenhum fim do mundo. Mas é provável que a previsão da saída operacional não esteja certa, atendendo ao historial recente e aos seus ensembles, cuja média da temperatura a 850 hpa no norte do país ronda os 2 graus (e nessa média entram os 10 graus da saída operacional, pelo que há muitos membros com temperaturas negativas). Portanto, é provável que tenhamos um Natal normal, ou com chuva ou sem ela, ou com muito frio ou com pouco, na linha de anos anteriores. Quem se lembrar de passar um Natal num dia de neve, abaixo da cota 1000, que me refresque a memória, que eu não me lembro de nenhum.

E por favor, não comecem a profetizar a desgraça, lembrem-se do mês de outubro que acabava com 0 mm em todo o país, e que o inverno astronómico só começa dentro de 9 dias.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Quem chega a este topico, parece o muro das lamentações onde tudo agoira...uma sugestão, que tal fechar este Inverno que está para vir e começar a analisar a Pirmavera e o verão visto que o funeral já tá feito? Agora já se pode fazer análises a mais de 4/5 dias e atécom alguns meses com alguma exatidão, porque pelos vistos já se sabe o tempo para o Natal até Março no minimo.
Enfim...

Até para o ano!!!
 
M

Membro excluído 274

Portanto, é provável que tenhamos um Natal normal, ou com chuva ou sem ela, ou com muito frio ou com pouco, na linha de anos anteriores. Quem se lembrar de passar um Natal num dia de neve, abaixo da cota 1000, que me refresque a memória, que eu não me lembro de nenhum.

Chaves (360m) no dia 25 de Dezembro-Dia de Natal de 1970:

Freiras-1970--.jpg


:p:p:p
 

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,113
Local
Genval, Bélgica
Já que falaram nas estações de esqui da Espanha parece que isso finalmente terá os dias contados pelo menos nos Pirenéus! A partir de Sábado prevê-se queda de neve e não parece ser pouca! Pelos menos aqui por Zaragoza a temperatura irá baixar e bem e não me importava nada que me presencia-se também com neve! Pelo menos o frio duvido que o tirem das previsões!:cold: