Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
O IM não é sagrado e pode ser contrariado ( penso eu).
Eu falo por mim que vi no modelo GFS para Sábado indica que no Sul poderá haver mais precipitação que cá em no Norte...posso estar a ver mal o modelo mas é o que vejo, mas se estiver por favaor corrijam-me. Estou a falar em concreto a RUN das 6 e 12 horas.
Se não podemos contrariar o IM então este tópico é só para analisar as previsões do IM e consequentemente do ECM?

boneli é na 6ªfeira e não no sábado, o resto tens razão o que disseste. Basta consultarem os meteogramas do GFS que está disponível no fórum, onde por exemplo para Braga prevê apenas 6.2 mm enquanto em Faro prevê cerca de 22 mm, já na run das 6 foi igual.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Pois porque por esse mapa parece que a região entre as 2 linhas azuis temos chuva constante, e a região entre a linha azul e amarela não tem nada de extraordinário!?!

Não, entre as linha não há grande coisa em principio, depois no NW e serras litorais é que é capaz de ocorrer alguma precipitação intensa.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,932
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Não, entre as linha não há grande coisa em principio, depois no NW e serras litorais é que é capaz de ocorrer alguma precipitação intensa.

O IM prevê possibilidade de chuva forte no litoral norte, bem como a Meteogalicia prevê possibilidade de acumulados superiores a 40 lt em 12 h (entre as 11h e as 23h de Portugal) para a região costeira da província de Pontevedra - que faz fronteira com o Minho.

Veremos...Tenho os pluviómetros desentupidos para o que der e vier...;)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Aqui no Sul parece que podemos ter uma daquelas situações de precipitação a rasar a costa, neste caso costa sul, com os maiores acumulados em toda a faixa litoral de Sagres a Vila Real S. António.
Já temos por experiência de situações anteriores o que situações destas podem render. Normalmente quando ela é prevista no mar é que atinge terra como aconteceu no final de Outubro passado em que Faro(aeroporto) teve à volta de 40mm, salvo erro.
Agora podemos ficar a vê-la passar...é uma questão de nowcast.
Pelas previsões podemos andar taco a taco com algumas regiões do Norte no que à precipitação diz respeito.
 

Rainstorm

Nimbostratus
Registo
11 Ago 2012
Mensagens
541
Local
Massamá
Aqui no Sul parece que podemos ter uma daquelas situações de precipitação a rasar a costa, neste caso costa sul, com os maiores acumulados em toda a faixa litoral de Sagres a Vila Real S. António.
Já temos por experiência de situações anteriores o que situações destas podem render. Normalmente quando ela é prevista no mar é que atinge terra como aconteceu no final de Outubro passado em que Faro(aeroporto) teve à volta de 40mm, salvo erro.
Agora podemos ficar a vê-la passar...é uma questão de nowcast.
Pelas previsões podemos andar taco a taco com algumas regiões do Norte no que à precipitação diz respeito.

Ou seja aqui pelo centro ficamos no meio das precipitações mais intensas??:(
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Quando dizes entre as linhas tas a falar entre as linhas azuis?

sim;)
Tenho de ver se arranjo uma maneira melhor de fazer os bonecos:lol:
Eu sou um tipo pouco sofisticado..uso o paint e faço uma bonecada mal feita assim para me safar..mas por vezes estou a ver que não resulta lá grande coisa:lmao:

Bem...quanto ao longo prazo...as minhas previsões ao inicio do mês foram um tiro bem certeiro ao que parece, porque está a aparecer bem marcada a ideia de uma zonal/corrente perturbada a baixa latitude no Atlantico para meados do mês...aposto ali para o periodo entre 12-15 e 25 de Dez para uma situação de varios dias de precipitações e ciclogeneses aqui perto, e depois para um final de Dez ou inicio de Jan possivelmente frios, talvez com neve nas cotas médias, dado o retorno de uma circulação de N/NW ( esta parte já é um pouco de futorologia mas pronto..).

gOT1u.jpg
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
sim;)
Tenho de ver se arranjo uma maneira melhor de fazer os bonecos:lol:
Eu sou um tipo pouco sofisticado..uso o paint e faço uma bonecada mal feita assim para me safar..mas por vezes estou a ver que não resulta lá grande coisa:lmao:

Bom dia Stormy!
Quanto aos teus "bonecos", e se me permites o comentário, o pequeno problema dos mesmos é só que, por vezes, quem não lê o texto associado, acaba por não perceber bem se o tempo associado à cor da linha vai ocorrer acima ou abaixo dessa mesma linha. Ao ler o texto, consegue-se perceber, mas acho que o mapa deve ser perceptível só de olhar para ele.

Basta fazeres algo do género que coloco a seguir (se me permites a sugestão), para todos perceberem bem o que vai acontecer e onde:
v3I2p.jpg


:thumbsup:
 
Registo
10 Jan 2009
Mensagens
34
Local
Pailly 700m (Suiça)
Bom dia Stormy!
Quanto aos teus "bonecos", e se me permites o comentário, o pequeno problema dos mesmos é só que, por vezes, quem não lê o texto associado, acaba por não perceber bem se o tempo associado à cor da linha vai ocorrer acima ou abaixo dessa mesma linha. Ao ler o texto, consegue-se perceber, mas acho que o mapa deve ser perceptível só de olhar para ele.

Basta fazeres algo do género que coloco a seguir (se me permites a sugestão), para todos perceberem bem o que vai acontecer e onde:
v3I2p.jpg


:thumbsup:

;):thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Relativamente á situação na próxima semana, em que os principais modelos modelavam uma situação bastante interessante de um padrão claramente zonal a baixas latitudes, ao contrário dos modelos menos cotados, e ao contrário do expectável quem recuou foram os principais modelos e não os outros.
Neste momento se o bloqueio a norte continuar a retroceder na sua previsão (sim porque ele mais uma vez nem se formou e até pode nem se formar), então a tendencia será para que a precipitação prevista aconteça cada vez mais a Norte conforme mostra os modelos esta manhã, excepto a operacional do ECM (como hábito este ano fora da média do seu ensemble).

Mas ainda estamos no inicio de Dezembro e como os modelos estão este ano, as contas se fazem é no final do mês ......
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Bom parece que agora, chuva só lá para Sexta/Sábado e em situação ainda bastante indefinida. Se ontem o GFS davam uma boa frente a atingir de forma democrática todo o país com bons acumulados agora já só dá uma típica frente de Noroeste com a maior parte da precipitação a ficar no Norte/Centro. Isto porque a depressão que dá origem à frente fica demasiado a Norte. Mas vamos aguardar porque ainda está a uma semana de distância.
Se ela cair um pouco mais para sul logo a seguir aos Açores podemos ter algo bem interessante.

O ECM está mais optimista com a depressão a cair para sul junto à nossa costa, o que poderia ser bastante interessante.
A partir das 192h os mapas estão algo inconsistentes mas há possibilidade de uma circulação zonal mais a Norte com frentes a atingir essencialmente as regiões do Norte.
Agora é aguardar pelo próximo fim de semana e o resto logo se vê.
Até lá vamos ter tempo anti-ciclónico com céu pouco nublado ou limpo e com dias amenos (quanto mais a sul melhor) e noites frescas.