Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
num novembro que foi só chuva , e só passaram alguns dias não compreendo a aflição do de dezembro ser seco... :huh:

Concordo, de facto o Novembro e o Outubro foram bem generosos ( pelo menos aqui no Norte ).

Um Dezembro seco já está compensado, na minha opinião ainda deverá chover mais qualquer coisa até ao fim do ano. :rain:

Sim é verdade que os modelos não mostram ( para já ) nada de especial, mas daí a dizer que Janeiro vai ser só AA acho que ainda vai uma longa distância... tanto pode ser "futurologia" grandes depressões no longo prazo como AA a perder de vista..

Neste momento apenas digo: vamos andando e vamos vendo.. os modelos estão sempre a mudar...:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: cactus


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Relativamente aos modelos observando os diversos modelos apenas se pode concluir que Janeiro deverá começar basicamente como acaba o ano, com tempo seco e algum frio.
Apesar de poder haver alguma precipitação fraca para o final do ano, os modelos continuam a sugerir pressões na ordem dos 1020 a 1025 Hpa, na operacional e integralmente suportada pela média do ensemble sendo poucos os membros que indiquem uma mudança de padrão !

Portanto mais do mesmo, o que choveu a mais aqui em Novembro já foi compensando pela anomalia deste mês. Até agora ano hidrológico perfeitamente normal por aqui no Sotavento !
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Parece que vamos ter AA Janeiro fora.....

MeteoAlentejo, qual é a fonte que sustenta essa afirmação/opinião sobre o tempo para Janeiro/2015?

Nada contra opiniões/interpretações pessoais/desejos e previsões mais a longo prazo ( vê o meu post acima com cartas a 312 h ) , desde que fundamentadas com cartas, gráficos, previsões sazonais..etc..:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: james e Miguel96

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Ok mas e a nível de fiabilidade mantém ou aumenta?

Nenhum modelo é fiável a médio e longo prazo. Ao longo dos anos os modelos melhoram quando são actualizados para novas versões, corrigem-se erros ou enviesamentos entretanto descobertos, melhora-se a física, aumenta-se a resolução, etc,etc, mas não não são nenhuma bola de cristal mágica que faça adivinhar o tempo que faz daqui a 10 dias. A prazos desses deve olhar-se para os ensembles de vários modelos e ver as tendências ao longo de vários dias, e tentar estimar uma probabilidade de ocorrer determinado cenário face a outro.

Por exemplo isto é um ensemble do GFS para dia 1 (240h)

rgWsIMR.gif



Isto é ensemble do ECMWF para dia 27: (120h)

kCoCL2B.gif



Estas duas imagens a seguir representam o ensemble do GFS.
A da esquerda mostra o ensemble a 48 horas da z500, a da direita a 240 horas.
Penso que não é preciso explicar muito a razão da imagem da direita ser assim.

QSpZDM2.png
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa noite,

MeteoGrama para Lisboa do Modelo GFS até 7 Janeiro (pelo jeito a discussão de modelos abrange Janeiro)


windows 7 print screen

e para Faro:

free image host


Médio do Ensemble do Modelo ECM:


image hosting 30 mb


Portanto em comum tem uma pressão média na ordem dos 1025 Hpa na zona da Peninsula Ibérica .....

Querem que parta a previsão ao meio para fazer discussão de Dezembro e de Janeiro ???
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E apenas para efeitos de comparação entre os modelos globais de médio prazo e as previsões sazonais, segue também a previsão do modelo CFS v2 para Janeiro.
Já agora para quem diz que está sempre a mudar, digamos que se tem mantido até bastante constante nestes meses que tenho acompanhado ....


imagen
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Para o final da semana temos continuação do sol, alguma nebulosidade que não faz mal, pressão a rondar os 1026 hPa, atingindo 1033 hPa dia 26 e no domingo já há possibilidade de chuva já que a pressão desce aos 1021 hPa. De 26-30 os dias devem ser calmos mas na passagem de ano pode ocorrer alguma precipitação não muito significativa.

Quanto às temperaturas, para Lisboa, as máximas rondam os 13-14-15ºC e as mínimas variam entre 6º a 10ºC, estou a apoiar-me no GFS.
O anticiclone dos Açores livra-nos de uma depressão que vai passar pela Europa toda no dia 28 e 29.

A possibilidade de chuva para a passagem de ano deve-se a estarmos no "corredor" entre o anticiclone e a depressão gigantesca a norte que pelo modelo no dia 2 de Janeiro atinge os 950 hPa ao pé da Islândia. :eek:

Não posso desenvolver mais porque pode mudar tudo...

Enquanto estive a escrever isto o IPMA mudou as previsões todas :lmao:Quando vi 1ºC de minima no dia de ano novo fiquei espantado mas agora já atualizaram!
De salientar os -6ºC previstos para Penhas Douradas no dia 31!
 

JLeiria

Cirrus
Registo
20 Nov 2010
Mensagens
19
Local
Leiria/ Vaud-Suisse
Para o final da semana temos continuação do sol, alguma nebulosidade que não faz mal, pressão a rondar os 1026 hPa, atingindo 1033 hPa dia 26 e no domingo já há possibilidade de chuva já que a pressão desce aos 1021 hPa. De 26-30 os dias devem ser calmos mas na passagem de ano pode ocorrer alguma precipitação não muito significativa.

Quanto às temperaturas, para Lisboa, as máximas rondam os 13-14-15ºC e as mínimas variam entre 6º a 10ºC, estou a apoiar-me no GFS.
O anticiclone dos Açores livra-nos de uma depressão que vai passar pela Europa toda no dia 28 e 29.

A possibilidade de chuva para a passagem de ano deve-se a estarmos no "corredor" entre o anticiclone e a depressão gigantesca a norte que pelo modelo no dia 2 de Janeiro atinge os 950 hPa ao pé da Islândia. :eek:

Não posso desenvolver mais porque pode mudar tudo...

Enquanto estive a escrever isto o IPMA mudou as previsões todas :lmao:Quando vi 1ºC de minima no dia de ano novo fiquei espantado mas agora já atualizaram!
De salientar os -6ºC previstos para Penhas Douradas no dia 31!

Que mudança :D
Nem temperatura máxima aparece para as Penhas Douradas!!!
O que aí vem? :o
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

mas que bela entrada fria está a ser modelada para a Europa e Mediterrâneo, será a primeira entrada a sério deste Inverno :cold:

GFS um pouco "extremo" com isos bem baixas sobretudo mais a sul no Mediterrâneo :cold:


gfs-1-168.png


ECMWF mais brando:

ECM0-168.GIF


Por cá deverá passar ao lado, o mais frio é neste momento o ECMWF a 120 horas... mas rapidamente foge tudo para Leste:

ECM0-120.GIF


A operacional do GFS começa a ficar interessante para o princípio do ano, pena ser a tantas horas, mas cá fica a carta que daria chuva, ventos fortes, mares alterosos..

gfs-0-276.png


Ensemble:

gens-0-1-276.png


Média:

gens-21-1-276.png
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Bom Dia a todos e bom natal. Já viram as previsões do ipma? Sei que ainda falta muitos dias, mas tem vindo a insistir num cenério de bastante frio com temperaturas mínimas próximas ou abaixo de 0ºC um pouco por todo o norte e parte do centro. Será de fiar? Por aqui não tenho uma temperatura mínima negativa desde Fevereiro de 2012. Tenho saudades. Quanto à Europa, o velho continente parece que vai receber a sua primeira entrada fria da época com temperaturas bastante baixas um pouco por toda a Europa Central e de Leste. Vamos acompanhar, mas parece que tempos interessantes estão à porta. :)
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bom Dia a todos e bom natal. Já viram as previsões do ipma? Sei que ainda falta muitos dias, mas tem vindo a insistir num cenério de bastante frio com temperaturas mínimas próximas ou abaixo de 0ºC um pouco por todo o norte e parte do centro. Será de fiar? Por aqui não tenho uma temperatura mínima negativa desde Fevereiro de 2012. Tenho saudades. Quanto à Europa, o velho continente parece que vai receber a sua primeira entrada fria da época com temperaturas bastante baixas um pouco por toda a Europa Central e de Leste. Vamos acompanhar, mas parece que tempos interessantes estão à porta. :)

A verificar-se as mínimas pelo menos serão um pouco mais baixas das que temos tido estes dias, no entanto o ECM tem sio um pouco mais generoso que o GFS ao descer a iso 0 até ao nosso território. Vamos ver quem vence. :)