Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014



David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Brito, aceita um conselho de quem já aqui anda há uns aninhos e também já pensou como tu e aprendeu o pouco que sabe com outros que aqui andam... 2º painel é pura ficção, aliás para mim, acima de 144h já o é...

Flaviense21.. sei isso perfeitamente, apenas falei em tendências não de certezas

O problema não é tanto o 2º painel ser ou não credível, eu até defendo que o 2º painel é para ver e levar a sério, principalmente visto em conjugação com o diagrama de ensembles de cada modelo. É muito preferível haver algo interessante no 2º painel do que estar uma AA de 1040 hpa em cima das nossas cabeças.

Dito isto, o que eu vejo em todos os modelos a curto e longo prazo é tempo seco e pouco frio. A zonal estar de volta é um péssimo sinal e parece que a AO vai tornar-se positiva ou neutra. Padrões semelhantes ao previsto nos próximos dias costumam durar algum tempo. Não é que faça mal algum, vimos com alguns meses consecutivos com anomalia positiva de precipitação e o inverno ainda nem começou.
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
o ideal mesmo, para tempo frio era um bloqueio nas ilhas britanicas e escandinavia, associado as baixas pressões no mediterrâneo servindo de "motor" para empurrar o ar gelado da europa...o que normalmente acontece em janeiro fevereiro...isto devido ao enfraquecimento ou divisão do vórtice polar ao nível estratosférico.

por agora seguiremos com as típicas geadas e dias frescos a frios umas 2 semanas no mínimo. perfeitamente normal no nosso cantinho :lmao: . não me admirava que o anticiclone reina-se um mês ou mais, mas não creio :rolleyes:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Já o disse imensas vezes os modelos sazonais são para levar muito mais a sério no Inverno do que em estações de transição onde a atmosfera é muito mais imprevisivel .....
Como acompanho os modelos sazonais há bastante tempo tempo verificado essa clara tendência e normalmente a centro e sul eles tendem a acertar no Inverno, pelo menos no tipo de padrão atmosférico !
Nos modelos sazonais desde sempre que o modelado tem sido um Inverno frio e seco (mais frio na 2ª parte do Inverno), e na verdade desde 2010 que consecutivamente aqui a sul Dezembro, Janeiro e Fevereiro tem vindo a ser secos por isso não será de estranhar o tempo que estamos a ter e que prevejo que siga pelo mês adentro, ou até Inverno adentro, claro com algumas incursões de Noroeste !

Portanto aquilo que se observa nos modelos neste momento não se trata de tréguas em relação á chuva, ou umas semanas de sol, mas pode ser muito bem um comportamento zonal do Inverno, e que ainda pode se tornar mais fortalecida para a frente !

Independentemente disso uma AO - com NAO neutra pode ser sempre surgir e uma depressão vigorosa no Atlântico empurrar temporariamente o AA mais para sul, mas para já nas próximas semanas será este o padrão climático !
 
M

Membro excluído 274

Aproveitemos os dias frescos que se aproximam porque tal como aqui partilhei há uns dias... não irão durar muito, o diagrama GEFS é claro, muita bonança atmosférica acompanhada de subida das temperaturas em especial das máximas já no início da próxima semana e a fazer fé no 2º painel a prolongar-se por Dezembro pelo menos até ao início da semana do Natal.
Os anticiclones irão suceder-se em "fila indiana" no Atântico norte e com "pujança", os modelos apresentam pressões na ordem dos 1040hpa a NO da PI.
graphe_ens3_thj1.gif
graphe_ens4_sho6.gif
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Eu nem chamaria a isto dias frescos, parece temperaturas normais para a época, e no longo prazo apenas vejo um padrão claro de AO + com NAO + com a zonal bem, bem para Norte, nem permitindo chuva sequer a norte.
Atendendo áquilo que mostra o GFS no 2º painel e não, o 2º painel não é adivinhação, é simplesmente uma tendência a médio prazo, que mostra um padrão claro de permanência de tempo estável, seco e ameno.

Neste momento quase que arriscava dizer, que este poderá ser um Dezembro idêntico a 2011, ou 2012 !
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom dia.

Uma nota apenas para chamar a atenção ao que se passa na América do Norte, e que tem alguma repercussão por cá naturalmente.
Eles estão agora a entrar numa fase de anomalia positiva nas temperaturas por todos os Estados Unidos (mesmo no Canadá há zonas assim). Isto depois de uma fase extremamente fria, com anomalias negativas pronunciadas.
Assim, as depressões que iam saindo do continente norte americano por Terras de Labrador, saem agora muito mais a norte - de acordo com o que foi dito aqui a zonal está agora a elevadas latitudes.
É de esperar então que na próxima semana esta situação se mantenha, ficando a dúvida se na seguinte o padrão será parecido ou então lentamente a zonal baixe em latitude (não será de esperar que baixe muito para já).
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

Os modelos estão a prever o fortalecimento do anticiclone e a circulação a predominar de NE , por isso o tempo frio e seco deve - se prolongar ( no entanto , para já , o frio não me parece excessivo ) .

Olhando a anos anteriores e recordando situações idênticas a esta , não acredito que este padrão quebre rapidamente , na minha opinião vai durar pelo menos até ao início de janeiro ( não é uma profecia , nem me baseio em nenhum modelo , pois não acredito muito em previsões a mais de 10 dias , mas baseio - me no que normalmente ocorre em anos anteriores ) . Claro que pode haver exceções , como no inverno de 2012 , em que durou todo o inverno , o que foi uma perfeita anormalidade pela duração .

Este estado do tempo também é típico do nosso inverno , o tempo frio e tempestuoso há - de regressar .
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

hurricane

Cumulonimbus
Registo
11 Nov 2007
Mensagens
2,122
Local
Genval, Bélgica
Bom dia ,

Os modelos estão a prever o fortalecimento do anticiclone e a circulação a predominar de NE , por isso o tempo frio e seco deve - se prolongar ( no entanto , para já , o frio não me parece excessivo ) .

Olhando a anos anteriores e recordando situações idênticas a esta , não acredito que este padrão quebre rapidamente , na minha opinião vai durar pelo menos até ao início de janeiro ( não é uma profecia , nem me baseio em nenhum modelo , pois não acredito muito em previsões a mais de 10 dias , mas baseio - me no que normalmente ocorre em anos anteriores ) . Claro que pode haver exceções , como no inverno de 2012 , em que durou todo o inverno , o que foi uma perfeita anormalidade pela duração .

Este estado do tempo também é típico do nosso inverno , o tempo frio e tempestuoso há - de regressar .

Qual será o impacto de isso no resto da Europa?
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Previsão mensal...

«Nas semanas de 08/12 a 14/12 e de 22/12 a 28/12 não é possível identificar a existência de sinal estatisticamente significativo.»

Alguma frente vai atravessar-nos (mais a uns do que a outros) na semana de 8-14. A parte final do mês pode trazer uma mudança de tempo (podemos ver-nos livres do anticiclone de bloqueio).
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Sabem o que eu vos digo. Eu estaria preocupado com este anticiclone se estivéssemos em Janeiro/Fevereiro e se tivéssemos tido um Outono seco. Agora depois de três meses chuvosos e o inverno todo pela frente que ainda nem sequer começou. Não estou minimamente preocupado, bem pelo contrário estou contente pelo frio estar aí. Quanto ao anticiclone há de ceder mais lá para o fim do mês/ano. E tenho dito :)