Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014



StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Hoje não há negativas... ou quase. Alguém estava à espera de uma subida assim das mínimas?
Gf2bBTb.jpg
gYptSnY.jpg
W2GQxUt.jpg


Continua dentro das expectativas a depressão da "quarta-feira negra" (black wednesday), em referência à ondulação esperada de 15m ou superior:
n9866Ov.gif

uWbwP3O.jpg


http://magicseaweed.com/news/black-wednesday-swell-for-north-atlantic/7017/
 
Última edição:

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Bom dia a todos.
Não é meu hábito fazer perguntas destas por aqui, mas esta tenho que a fazer.
Dado que estou pelo norte, e que tanto Montalegre como Castro Laboreiro são equidistantes relativamente à minha posição, onde é que será mais provável poder nevar (se as previsões não se alterarem, claro) no Sábado, entre esses dois locais ou zonas?
Queria fazer o baptismo da neve à minha pequena e gostava de maximizar as minhas hipóteses...
Obrigado desde já.
 
Registo
10 Nov 2014
Mensagens
50
Local
Lousada
Bom dia a todos.
Não é meu hábito fazer perguntas destas por aqui, mas esta tenho que a fazer.
Dado que estou pelo norte, e que tanto Montalegre como Castro Laboreiro são equidistantes relativamente à minha posição, onde é que será mais provável poder nevar (se as previsões não se alterarem, claro) no Sábado, entre esses dois locais ou zonas?
Queria fazer o baptismo da neve à minha pequena e gostava de maximizar as minhas hipóteses...
Obrigado desde já.

Para ser sincero acho que ainda é demasiado cedo para lhe responder a uma pergunta dessas . Segundo as previsoes atuais , acho que tanto um sitio como o outro possa nevar mas provávelmente não ira acumular porque a quantiade de precipitação é escassa ou quase nula nas horas de maior frio.
O melhor mesmo é aguardar pelas próximas saídas , secalhar ou ficamos no 8 ou no 80 , a ver vamos ;)
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Sim é melhor aguardar mais um pouco...os modelos tanto metem como tiram, no entanto para já o IPMA da um temperatura mínima de -1º e máxima de 1º com queda de neve! Esta última saída do GFS melhorou um pouco e se assim continuar em Montalegre pelo menos teremos neve mas ainda é um pouco cedo.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Obrigado pelas respostas.
Eu sei que ainda é cedo, já aqui ando há uns anos, e estando uma situação limite, como a que está modelada agora, tudo se pode desvanecer, embora os modelos estejam relativamente consistentes...;)
A minha questão seria mais no sentido de saber se, continuando os modelos na mesma linha, qual dos dois locais seria mais propício a uma queda de neve... Provavelmente, neste tipo de entradas, serão equivalentes, mas...
 
M

Membro excluído 274

Obrigado pelas respostas.
Eu sei que ainda é cedo, já aqui ando há uns anos, e estando uma situação limite, como a que está modelada agora, tudo se pode desvanecer, embora os modelos estejam relativamente consistentes...;)
A minha questão seria mais no sentido de saber se, continuando os modelos na mesma linha, qual dos dois locais seria mais propício a uma queda de neve... Provavelmente, neste tipo de entradas, serão equivalentes, mas...

Já vi isto bem melhor... Nevosa, Gerês:

http://www.meteoexploration.com/forecasts/Nevosa/

No final acontece o costume: Nada! :D
 
  • Gosto
Reactions: mr. phillip
M

Membro excluído 274

A AEMET aponta para cota 500m para sábado. Previsão para a Galiza:

Validez: sábado, 13 diciembre 2014 de 0 a 24 horas (oficial)


Predicción:
MUY NUBOSO, CON PRECIPITACIONES LOCALMENTE MODERADAS, MAS
ABUNDANTES EN LA PRIMERA MITAD DEL DIA Y MENOS INTENSAS EN EL
SURESTE. COTA DE NIEVE EN DESCENSO HASTA 500 METROS. TEMPERATURAS
EN LIGERO A MODERADO DESCENSO. HELADAS DEBILES O MODERADAS EN
ZONAS ALTAS DEL INTERIOR. VIENTO DEL NORDESTE MODERADO O FUERTE
EN EL LITORAL Y MODERADO CON INTERVALOS DE FUERTE INTERIOR.

http://www.aemet.es/es/eltiempo/prediccion/comunidades?k=gal&w=50

A MeteoGalicia ainda não tem previsão para 6ª feira.
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Boa tarde a todos é um prazer fazer parte deste forum

Está a sair a run das 12h para já estou a gostar mais..Aguardemos

Meteorologia em Celoricoda Beira : www.facebook.com/MeteoCeloricodabeira
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Obrigado pelas respostas.
Eu sei que ainda é cedo, já aqui ando há uns anos, e estando uma situação limite, como a que está modelada agora, tudo se pode desvanecer, embora os modelos estejam relativamente consistentes...;)
A minha questão seria mais no sentido de saber se, continuando os modelos na mesma linha, qual dos dois locais seria mais propício a uma queda de neve... Provavelmente, neste tipo de entradas, serão equivalentes, mas...

Eu iria para o planalto de Castro Laboreiro.
A meu ver, no pós-frontal, a precipitação poderá ficar retida a norte de Montalegre, enquanto que Castro Laboreiro poderá ter mais hipóteses.
 

Meteolouco

Cumulus
Registo
5 Dez 2014
Mensagens
164
Local
Celorico da Beira - a reportar a 510m de altitude
Esta última saída coloca bem mais precipitação mas claro reduz o frio e aumenta as cotas de neve, mas a esta distância ainda podemos ver alterações nos próximos modelos.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego
M

Membro excluído 274

ib.snow.next3to6days.cc23.jpg


De facto esta última saída deu mais um "corte" no frio, a linha 0ºC a 850Hpa não desce do Douro, a -3ºC é já uma miragem. A linha -30ºC a 500hpa não vai além da Bretanha francesa com um núcleo a cruzar o sul de PT onde não interessa nada... :D
Não desanimemos, o inverno ainda nem começou! :D
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Tem sido um tira e põem constante...acho que vamos ter que aguardar mais um pouco. Amanhã haverá novos capítulos!!!

Para além de voltar acentuar o frio, também aumenta um pouco à precipitação.

Segundo o GFS, Parece que depois do dia 13 teremos mais alguns dias de chuva, pelo menos aqui para o Norte.
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
sem duvida um fim de semana bem frio se avizinha.. formação de gelo da chuva acumulada, a cota de neve e precipitação ainda por definir, mas esta mais que certo que as serras do norte e centro acima dos 1000 metros deveram ter muita neve principalmente estrela e gerês...mas a cota pode ser bem mais baixa, haja precipitação :cold::uau:

esta ultima run do GFS esta muito boa, bastante frio em altitude, mas infelizmente pouca precipitação