Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Arre bolas... Já várias vezes e várias pessoas aqui disseram que a cota de 800m para 6ª que o IM anunciava ontem, estava de acordo com o ECMWF, que é o modelo usado pelo instituto nas suas previsões.

Pucha, a mim bastou-me uma vez para perceber...:dry:

desculpa mas tu é ainda não percebeste que seja baseado no europeu ou no bom access ou naquilo que tu quiseres é para mim uma invenção e uma falta de coerência e o problema não é de ontem é que hoje a previsão é a mesma
 


seqmad

Cumulus
Registo
27 Jun 2007
Mensagens
221
Local
Fogueteiro
Já viram a depressão prevista pelo ECM para 3ª feira? Grande cavamento às 00h de 3ª mesmo em frente à costa ocidental e depois a acertar-nos em cheio durante o dia... O mapa do vento a 850hpa mete respeito... é certo que a esta distância claro que não vai ser exactamente assim, mas seria muito interessante... Além disso o GFS não prevê nada disso e outros modelos como o NOGAPS colocam a mesma depressão com bom cavamento mas a passar a norte da península... não está fácil para os modelos com tanta alternância sucessiva entre depressões, frentes e cristas anticiclónicas...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Tendencias no medio a logo termo estão ainda um pouco confusas...saliento a situação a partir de dia 15...o ECMWF tende a criar uma ciclogenese a WNW da peninsula, colocando depois uma situação de N/NE já que a depressão cruzaria a peninsula e entraria no Mediterraneo, deixando que se criasse uma crista entre os Açores e a Europa NW.

O GFS aposta numa frente intense e complexa, associada a um cavado nos niveis baixos, mas não chega a criar uma ciclogenese...tal não favorece a criação de uma crista, o que remete para a manutenção de circulação de W.

A média dos ensembles:


Uploaded with ImageShack.us

Em todo o caso a minha previsão pare este mes ( fresco e um pouco seco) está a sair um pouco ao lado...porque a AO está numa fase neutra...tal como a NAO, mas devido ao posicionamento dos centros de acção a nivel hemisferico, temos tido muita actividade no Atlantico norte...e agora o establecimento de uma zonal forte nos EUA está a empurrar muito frio para o Atlantico, aumentando a instabilidade potencial.
Este mes provavelmente não vai acabar com anomalias negativas de temperatura...mas será efectivamente um pouco seco.

Março será a meu ver mais frio que o normal, com a entrada de cavados de NW ...espero anomalias de cerca de -0.5º a -1.0º na temperatura e cerca de 65% da precipitação média.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
colocação da depressão mais a sul por parte do europeu é muito boa para neve a cotas baixas vamos ver se é desta e se o europeu se aguenta firme como tem estado nas ultimas saídas
 

Lince

Cumulus
Registo
11 Fev 2008
Mensagens
183
Local
Bouça dos Homens (1050m)
Boas
Sempre gostei destas entradas frias de NW pois em geral trazem sempre boas acomulações de neve aqui para a minha terra. Ao que parece estra entrada que vai passar sobre nós no Domingo não vai fujir á regra (espero mais de 5cm de neve), mas na minha opinião a frente da madrugada de terça feira trará mais neve, que sabe ai uns bons 15cm... a ver vamos...
De qualquer forma esperan-se três a quatro dias de animação com cotas de neve sempre abaixo dos 1000m, começando no Domingo ao meio dia.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas...

Anda tudo de olhos postos neste frente moribunda que irá trazer tempo invernil tipico britanico e neve a cotas médias no pós frontal, e altas no fim da frente.

Mas eu ando de olho noutra coisa bem mais cativante que esta frente... ou seja, de olho nos modelos ECW que já anda a modelar á 3 saidas e agora já se encontra entre as 96h e as 120h:

Que bela depressão ... Já a NOGAPS tambem anda a 'cheira-la' :

http://www.wetterzentrale.de/pics/Recm1201.gif
:rolleyes:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Passamos o ano inteiro para ver como se comporta Fevereiro
e ele , aqui chegado , nada tem acrescentado.
Está tão bem comportado.,
É sempre uma desilusão ver passar o tempo da oportunidade
sem nada ocorrer na nossa cidade.
Agora, virá alguma animação. Veremos qual a sua dimensão.
Mas o que mais causa preocupação é ver que isto pode ser apenas
uma interrupção .
O Fevereiro desinteressante segue dentro de momentos?
Agora é melhor não falar nisso...Vamos ver ...
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Passamos o ano inteiro para ver como se comporta Fevereiro
e ele , aqui chegado , nada tem acrescentado.
Está tão bem comportado.,
É sempre uma desilusão ver passar o tempo da oportunidade
sem nada ocorrer na nossa cidade.
Agora, virá alguma animação. Veremos qual a sua dimensão.
Mas o que mais causa preocupação é ver que isto pode ser apenas
uma interrupção .
O Fevereiro desinteressante segue dentro de momentos?
Agora é melhor não falar nisso...Vamos ver ...


Desculpem o off-topic, mas está excelente, como sempre!:thumbsup:

Obrigado Nimboestrato!;)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Ai sim e então onde se meteu essa fantástica depressão que o ECM tanto apregoava mas que agora desapareceu nesta run e assim colou-se aos outros modelos, ou se quiserem a depressão foi "absorvida" pela circulação zonal que se verifica mais a norte !!

Falar em fiabilidade de modelos nem vou dizer nada ... nem vale a pena, quem sabe se não volta novamente a mudar!!
Depois de ver todos os modelos falharem uma previsão a 48 horas já nem digo nada ...
Paz, alegria e saúde a todos ....


Esqueci-me de dizer que embora a depressão ou ciclogénese prevista não exista continua a existir um excelente este sistema frontal, que dará precipitação forte no litoral oeste, e que será uma situação muito rápida e por isso de acordo com os modelos não se admirem que esse sistema dure a passar somente uma hora mas que descarregue cerca de 20 a 30 mm em 1h/2h no máximo !!
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ai sim e então onde se meteu essa fantástica depressão que o ECM tanto apregoava mas que agora desapareceu nesta run e assim colou-se aos outros modelos, ou se quiserem a depressão foi "absorvida" pela circulação zonal que se verifica mais a norte !!

Falar em fiabilidade de modelos nem vou dizer nada ... nem vale a pena, quem sabe se não volta novamente a mudar!!
Depois de ver todos os modelos falharem uma previsão a 48 horas já nem digo nada ...
Paz, alegria e saúde a todos ....


Esqueci-me de dizer que embora a depressão ou ciclogénese prevista não exista continua a existir um excelente este sistema frontal, que dará precipitação forte no litoral oeste, e que será uma situação muito rápida e por isso de acordo com os modelos não se admirem que esse sistema dure a passar somente uma hora mas que descarregue cerca de 20 a 30 mm em 1h/2h no máximo !!

O ECMWF tem sido o único modelo a mostrar essa depressão, com excepção de uma run já há algum tempo (há uns 2/3 dias) onde o GFS mostrou essa possibilidade. Hoje já o ECM se colou aos restantes modelos, e coloca a depressão então a norte da Galiza. Que não deixará de nos afectar igualmente :rain:. O mar então promete ser de respeito caso se confirme a depressão. Ou seja, é igualmente uma situação interessante!

Não sei se outros membros concordam, mas tenho reparado que nos últimos tempos o GFS tem andando bem mais acertado que o ECMWF, até em médio/longo prazo. Tenho visto o ECM muito confuso, inconstante, com mudanças algo radicais a apenas 90/120 h...

Ainda não se sabe se o ECM volta atrás com a sua depressão no continente e até acerta, mas isso parece-me pouco provável. Foi o último a corrigir a depressão mais para Norte, mas acabou por o fazer...

EDIT: Estive a verificar as várias perturbações do GFS e só na 17 se vê a depressão a entrar no continente... assim para o GFS a probabilidade de isso acontecer (de um modo grosseiro) será sempre inferior a 1/20.





Isto sim, era uma situação perigosa...
 

rogers

Cumulus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
200
Local
Paços de Ferreira
EDIT: Estive a verificar as várias perturbações do GFS e só na 17 se vê a depressão a entrar no continente... assim para o GFS a probabilidade de isso acontecer (de um modo grosseiro) será sempre inferior a 1/20.


Isto sim, era uma situação perigosa...

Eu simplesmente não entendo e já é a segunda vez que alguém aqui do fórum posta as "Perturbações do GFS". Porque? Para passar as informação desnecessária?

Nem o GFS oficial está para se fiar nesses dias, quem dirá a perturbação 17.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Eu simplesmente não entendo e já é a segunda vez que alguém aqui do fórum posta as "Perturbações do GFS". Porque? Para passar as informação desnecessária?

Nem o GFS oficial está para se fiar nesses dias, quem dirá a perturbação 17.

Claro que não, se fosse absolutamente desnecessário e incoerente, não fazia sentido mostrarem as perturbações! :thumbsup:

Numa saída do modelo, ás condições iniciais que são bem conhecidas, são impostas várias perturbações diferentes (mas possíveis), a essas condições iniciais, que vão levar a diferentes evoluções da atmosfera ao longo do tempo.

Nos primeiros 2/3 dias as linhas dos ensembles (cada linha corresponde a uma perturbação diferente) vão coincidir quase umas sobre as outras (daí a previsão a 3 dias ser bastante fiável). Porém a partir daí, as linhas vão-se afastando cada vez mais pois seguem para evoluções diferentes da atmosfera (daí as previsões a longo prazo serem instáveis).

No fundo, cada perturbação é uma caminho possível para uma evolução da atmosfera.

No caso que eu analisei, verifica-se que apenas uma perturbação coloca a depressão em cima de portugal, ou seja, dentro das 20 perturbações diferentes ás condições iniciais, apenas uma leva a esse caminho, sendo portanto, improvável de acontecer. Porém, muitas perturbações diferentes levam a depressão para o Norte da galiza, sendo portanto bastante mais provável de acontecer esse cenário!

Através das perturbações quis apenas demonstrar a improbabilidade de acontecer o tal cenário mostrado pelo ECMWF durante várias runs, embora não seja ainda completamente impossível!