Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013



trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,568
Local
Eborae
bahhhhh porque é que tive de nascer nesta zona -.-

PS:coruche não é alentejo é ribatejo :P

Coruche fica a 40 km de Montemor. Nada muda muito em 40 km's. É praticamente tudo a mesma coisa.

Mas isso resolve-se, quando chegar o evento e se mantiver a neve vais ter com 'ela'. :thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
No que diz respeito a cotas de neve para 2ª feira (o dia que estava mais promissor) certamente que, e de uma forma generalizada, as cotas irão subir nesta run das 12z face à saída das 6h. Um pequeno ajuste (anticiclone mais encostado e entrada fria empurrada mais para Espanha e o resultado final é o esperado. Precipitação sim, alguma; frio a 850 hPa o suficiente, mas a 500 hPa a temperatura subiu muito entre runs com as cotas consequentemente a subirem. Os próximos dias serão certamente de tira e põe... vejamos os restantes modelos.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Infelizmente, a tendência continua a ser a mesma que referi no meu post de ontem, a de as cut-off's se deslocarem para latitudes baixas sempre muito a Leste, em direcção ao Mediterrâneo, sobrando para nós bastante frio a níveis baixos, mas pouco ou nenhum (e apenas temporário) a níveis altos, e consequente ausência de instabilidade que possa levar a neve a cotas baixas de forma mais abrangente.
Sobram apenas, como já foi dito, algumas chances para o nordeste do país, e sempre com pouquíssima precipitação.


Infelizmente a seguinte carta é mais que exemplar...





Resta-nos ir "sonhando" que deste corredor até bastante generoso de entradas frias a "pingar" no Mediterrâneo, calhe "a tal", o tal "milagre" em que uma delas passe em cheio mais a Oeste, em cima de Portugal... Mas Fevereiro vai passando...

:unsure:
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Infelizmente, a tendência continua a ser a mesma que referi no meu post de ontem, a de as cut-off's se deslocarem para latitudes baixas sempre muito a Leste, em direcção ao Mediterrâneo, sobrando para nós bastante frio a níveis baixos, mas pouco ou nenhum (e apenas temporário) a níveis altos, e consequente ausência de instabilidade que possa levar a neve a cotas baixas de forma mais abrangente.
Sobram apenas, como já foi dito, algumas chances para o nordeste do país, e sempre com pouquíssima precipitação.


Infelizmente a seguinte carta é mais que exemplar...





Resta-nos ir "sonhando" que deste corredor até bastante generoso de entradas frias a "pingar" no Mediterrâneo, calhe "a tal", o tal "milagre" em que uma delas passe em cheio mais a Oeste, em cima de Portugal... Mas Fevereiro vai passando...

:unsure:

Esta carta aí apresentada também corresponde ao final daquilo que eventualmente se possa passar, não sendo na minha opinião a mais adequada, uma vez que para segunda e terça representam bem melhor!



Uploaded with ImageShack.us
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Não é para essa zona. No Alentejo poderá cair neve apenas em São Mamede como de resto já aconteceu há umas semanas atrás.

Pois eu estava-me a referir à minha localidade :lol:
 

carlitinhos

Cumulus
Registo
13 Jan 2009
Mensagens
106
Local
Fundão (540m)
Desanimei nesta saída, a bolha de frio aos 500hpa foi desviada pelo nosso anticiclone mais para leste, antes abrangia o norte e interior centro do país com isos -32, -34 agora... :(



irra, mas ninguem tem para ai um cabo para de prender esse artista do AA bem mais longe de Portugal???, chega a chatear esse cara passar o ano quase todo aqui colado, d'a vontade de gritar: "vai de retro satanas".:sad::sad::sad:

cumpts
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
para já a média dos ensembles do europeu colocam tudo um pouco mais a oeste

EDM1-120.GIF


há alguns modelos a modelar uma pequena perturbação que pode aumentar muito os valores da precipitação para a madrugada de terça inclusivamente se ganhasse um pouco de força e a sua pressão baixasse podia colocar ventos de sul sueste que seriam bem melhores para a queda de neve, mas para já é apenas uma possibilidade muito remota.

j13221.gif
 

pefsilva

Cirrus
Registo
29 Jan 2013
Mensagens
6
Local
Porto
boa noite a todos ...

Este fim de semana (9,10,11,12) vou com um grupo de escuteiros até ao parque nacional da sanabria realizar uma ascenção ao pena trevinca .

será que me podem dizer previsão do tempo, vento ,acumulações etc.

desde já agradeço a vossa disponibilidade
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
boa noite a todos ...

Este fim de semana (9,10,11,12) vou com um grupo de escuteiros até ao parque nacional da sanabria realizar uma ascenção ao pena trevinca .

será que me podem dizer previsão do tempo, vento ,acumulações etc.

desde já agradeço a vossa disponibilidade

Vai estar muito frio,muita neve,visibilidadde reduzida...eu conheço bem a Sanábria e nnestes episódios é bastante agreste...para teres uma ideia aínda é possível ver neve desde o ultimo evento, por isso imagina as acumulações!
 

pefsilva

Cirrus
Registo
29 Jan 2013
Mensagens
6
Local
Porto
Vai estar muito frio,muita neve,visibilidadde reduzida...eu conheço bem a Sanábria e nnestes episódios é bastante agreste...para teres uma ideia aínda é possível ver neve desde o ultimo evento, por isso imagina as acumulações!

mas o que prevês de acumulações para 0s 1800 metros ?

obrigado
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,934
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

Boas perspectivas para o Carnaval, bastante frio , iso - 4 a entrar, em especial a Norte:cold:

ECM 0Z

ecm0120.gif


GFS 0Z

gfs0z108.png


Está prevista precipitação para este dias, as serras do Norte e do Centro deverão ficar com boa camada...