Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2013

fishisco

Cumulus
Registo
7 Jan 2013
Mensagens
356
Local
Celorico de Basto
boas! digam-me uma coisa senhores super hiper mega mais entendidos que eu, este evento que se aproxima e parecido a aquele q veio no dia 21 ou 22 de janeiro? e que nesse "morri na praia" (termo triste pq nesse dia morreu a minha avo :( ) ou sera que neste posso vir mesmo a ter neve? o accuweatherr diz que sim, o ipma diz que vou ter chuva moderada e minima de 0 o meteograma do gfs da... posso comecar a sonhar? lol
 


Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
boa noite a todos ...

Este fim de semana (9,10,11,12) vou com um grupo de escuteiros até ao parque nacional da sanabria realizar uma ascenção ao pena trevinca .

será que me podem dizer previsão do tempo, vento ,acumulações etc.

desde já agradeço a vossa disponibilidade

Caro companheiro!

A época para visitar o parque do Lago da Sanábria é excelente! Neve não faltará certamente...!
Já subir a Peña Trevinca... não me parece grande ideia...:eek:
Vais estar frio (temperaturas inferiores a -5ºC acima dos 1500msnm), vai estar vento (velocidades na ordem dos 50km/h) e a visibilidade pode estar muito condicionada...
Se vocês conhecerem muito bem o terreno e tiverem bastante experiência nesse tipo de condições... boa escalada!

Uma canhota! ;)

P.S. Um conselho: Subam lá acima em Maio! ;)
 

pefsilva

Cirrus
Registo
29 Jan 2013
Mensagens
6
Local
Porto
Caro companheiro!

A época para visitar o parque do Lago da Sanábria é excelente! Neve não faltará certamente...!
Já subir a Peña Trevinca... não me parece grande ideia...:eek:
Vais estar frio (temperaturas inferiores a -5ºC acima dos 1500msnm), vai estar vento (velocidades na ordem dos 50km/h) e a visibilidade pode estar muito condicionada...
Se vocês conhecerem muito bem o terreno e tiverem bastante experiência nesse tipo de condições... boa escalada!

Uma canhota! ;)

P.S. Um conselho: Subam lá acima em Maio! ;)


lol sim , quanto ao que falas teremos todos os cuidados ja que somos um grupo com bastante experiencia em ascenções e iremos devidamente equipados( epi granpons piolets, etc etc ) o meu grande receio e a neve fofa pois o unico material que não temos para todos e raquetes ....

por essa razão e que eu gostava de saber o que preveem de acumulações .


alem disto tudo nunca nos esquecemos que a montanha estara sempre lá ...


tirarei fotos para vos meter um bocadinho de raiva :D


canhota ...
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
por essa razão e que eu gostava de saber o que preveem de acumulações .




tirarei fotos para vos meter um bocadinho de raiva :D


canhota ...

As acumulações a esta distância são muito incertas...:unsure:

O GFS coloca uma acumulação até 25cm no total desses dias... mas com o vento previsto já sabes que caminharás em zonas com 10cm de neve recente e noutras com 40cm... devido à acção do vento.

Agora que prometeste... vais ter mesmo que postar umas fotos da neve!!! :D
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Neste momento parece que pode haver condições para termos neve a cotas de 600 metros sensivelmente no interior norte e centro do país entre madrugada de segunda e terça feira, vamos ver a quantidade de precipitação porque ainda deve haver alterações e é pena a bolsa de ar frio aos 500hpa não passar por cá porque frio aos 850hpa parece haver o suficiente.



A precipitação é que havia de aumentar, como se sabe nestas entradas será mais a norte que no centro e na Cova da Beira é sempre mais complicado porque tem que se vencer a barreira da Serra da Estrela.



O GFS vê um cavamento a atravessar Portugal, como referiu o Cova Beira e traz uma boa quantidade de precipitação durante a madrugada de terça feira, durante esse período e o que agora se esta modelar poderá trazer ventos a superfície de leste na região do interior, melhora as condições para a neve porque o ar será mais seco e demora o varrimento do ar frio.











veremos as próximas saídas
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
lol sim , quanto ao que falas teremos todos os cuidados ja que somos um grupo com bastante experiencia em ascenções e iremos devidamente equipados( epi granpons piolets, etc etc ) o meu grande receio e a neve fofa pois o unico material que não temos para todos e raquetes ....

por essa razão e que eu gostava de saber o que preveem de acumulações .


alem disto tudo nunca nos esquecemos que a montanha estara sempre lá ...


tirarei fotos para vos meter um bocadinho de raiva :D


canhota ...

Para teres uma ideia, daqui da cidade vê-se que existe uma acumulação razoável, por isso imagina na segunda e terça...podes contar com uns 50cm....
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Realmente nessa carta às 120h existe uma ligeira baixa à superfície, o que aumentaria a precipitação. Agora se isso é bom ou não, eu tenho as minhas dúvidas, pois uma coisa é uma baixa dessas associada a uma bolsa de ar frio importante em altitude, em que esse sistema fica como que "isolado" do circundante, com um afundamento frio importante, ao estilo de 29 Janeiro 2006.
Outra coisa é haver uma circulação fechada dessas à superfície sem expressão em altitude, que na verdade não se "isola", e como consequência permite a entrada de ar húmido morno marítimo nos níveis baixos no flanco onde o vento é do quadrante Oeste. Ainda é relativamente longe para acreditar demasiado numa previsão de um sistema de mesoscala, vamos ver mais perto, mas se acontecesse como está nessa carta a 120h do GFS teríamos o 2º caso, e não o 1º.
Ou seja, na maior parte das regiões, esse pico de precipitação estaria associado a uma clara subida das cotas de neve com injeção de ar mais quente e húmido.
Claro que do flanco oposto, seria sempre diferente a história, podendo haver alguma instabilidade sem chegar a entrar esse ar quente. É o típico destas pequenas depressões em ar frio, num espaço de poucas centenas ou até dezenas de km's tudo muda drasticamente, sendo esta mudança drástica menos importante, e o evento mais "seguro" ou abrangente quanto maior for a expressão da depressão em altitude, o que para já (reforço que estamos longe para ter confiança numa previsão mesoscalar como esta ainda) não parece ser o caso.
Aguardemos, que apesar do melhor ser claramente para o Nordeste da península, a situação é razoável e merece algum entusiasmo, pelo menos para o pessoal do interior Norte e Centro. :thumbsup:
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,363
Local
Fajarda - Coruche(57m)
na previsão descritiva do ipma já tem isto para domingo:
"previsão para domingo, 10.fevereiro.2013

Céu pouco nublado, tornando-se gradualmente muito nublado
de norte para sul.
Períodos de chuva nas regiões a norte do sistema montanhoso
Montejunto-Estrela, em especial a partir do início da tarde.
Queda de neve acima dos 1200/1400 metros, descendo a cota
para os 400/600 metros para o final do dia.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), tornando-se moderado
(20 a 30 km/h) do quadrante oeste a partir do meio da manhã,
e sendo temporariamente forte (35 a 45 km/h) no litoral a
norte do Cabo Carvoeiro para o final do dia.
Nas terras altas, vento moderado (20 a 35 km/h) do quadrante
oeste, tornando-se gradualmente forte a muito forte
(40 a 60 km/h) a partir do final da manhã, com rajadas da
ordem dos 90 km/h.
Acentuado arrefecimento noturno, com formação de geada nas
regiões do interior."

claro que ainda falta 3 dias até lá ainda pode mudar algumas coisas
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
É impressão minha ou o GFS12z carregou um pouco mais no frio?
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
se a iso-4 descer um pouco mais e se houver precipitação, segunda-feira pode repetir-se o evento do carnaval de 1983, mas neste caso apenas de Coimbra para cima. Os peritos aí no fórum podem dizer de sua justiça mas na minha opinião poderia nevar a partir de uma cota a rondar os 200 metros.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
se a iso-4 descer um pouco mais e se houver precipitação, segunda-feira pode repetir-se o evento do carnaval de 1983, mas neste caso apenas de Coimbra para cima. Os peritos aí no fórum podem dizer de sua justiça mas na minha opinião poderia nevar a partir de uma cota a rondar os 200 metros.

Sendo um pouco conservador, para evitar euforias, ou desilusões, parece-me muito optimista, excepto para o extremo NE do país, isto claro tendo em conta o cenário previsto actualmente pelo GFS. Pode mudar...

Mas como já se disse, apesar desse frio importante em níveis baixos, vai faltar à partida bastante frio nos níveis altos, para instabilizar a atmosfera, e para promover afundamentos importantes em aguaceiros mais fortes.
Ainda assim, de facto na 2ª-feira "não ponho as mãos no fogo" de certeza. Eheheh. Se já tendo em conta a previsão actual não é de admirar água-neve a cotas bastante baixas no Norte do país, caso tenhamos a sorte de haver mais desvio nos modelos num bom sentido, quem sabe...

Mas volto a repetir que um cenário de tão pequena escala, a estes dias, é muito marginal e tanto pode mudar para um melhor como pior, e claro, que no extremo NE será sempre onde existe chance de cotas mais baixas, a rondar esses valores, caso haja precipitação...
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,933
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
se a iso-4 descer um pouco mais e se houver precipitação, segunda-feira pode repetir-se o evento do carnaval de 1983, mas neste caso apenas de Coimbra para cima. Os peritos aí no fórum podem dizer de sua justiça mas na minha opinião poderia nevar a partir de uma cota a rondar os 200 metros.

Não creio que a cota baixe tanto, é uma entrada fria mas marítima,com forte componente noroeste,nestas situações é improvável que neve a cotas tão baixas...fosse uma entrada mais de norte, ou nordeste, com a bolsa de ar frio em cima de nós, precipitação associada, e as cotas podiam ser mais baixas,assim, no litoral, no máximo poderemos ter alguns aguaceiros com granizo...
 

LuisFilipe

Cumulus
Registo
18 Set 2008
Mensagens
240
Local
coimbra
Boas pessoal.

Mas que nortada forte e insistente é esta?

Nao é nada normal... normalmente dias de ceu limpo com nortada faz-me lembrar o verão..

E pelos vistos continua para a proxima semana..