Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2015

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Boa saída do ECM também... A precipitação é que teima em aparecer nos modelos.....No Norte de Espanha semana em grande, irá nevar em cotas baixissimas e com quantidades interessantes...


eu diria mesmo péssima saída do europeu infelizmente.
A malta tem de ser mais realista faltam muitas horas infelizmente só o gfs tem tirado boas runs e alteram-se de run para run como que um adiar a cut off que toda a gente fala no forum.
As saídas desta tarde foram muito más por exemplo para a noite de terça aqui na covilha passamos de uma cota 0 para 800 metros a 60 horas de distancia.

eu vejo o Ant. a cair em cima de portugal ás 120 horas no europeu não são boas noticias.
 


joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
eu diria mesmo péssima saída do europeu infelizmente.
A malta tem de ser mais realista faltam muitas horas infelizmente só o gfs tem tirado boas runs e alteram-se de run para run como que um adiar a cut off que toda a gente fala no forum.
As saídas desta tarde foram muito más por exemplo para a noite de terça aqui na covilha passamos de uma cota 0 para 800 metros a 60 horas de distancia.

eu vejo o Ant. a cair em cima de portugal ás 120 horas no europeu não são boas noticias.


Por acaso para Lamego, a saída GFS 12, continua a dar a noite de 3 para 4 boa, a cota está nos 350 metros, ou seja assim cai em toda a cidade
vamos aguardar...
 
  • Gosto
Reactions: ferreira5 e meko60

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
Eu por acaso não vejo o AA a cair às 120 horas no ECMWF..

vou deixar uma comparação para terem a noção de como pioraram os modelos de ontem para hoje

hoje
ECM1-120.GIF


runs anteriores
gfs-0-126.png
ECM1-144.GIF
 

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
Uma cutoff como a que está a ser potencialmente modelada pode ter um trajeto muito imprevisível. Tudo pode acontecer.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

The Weatherman

Cumulus
Registo
10 Fev 2009
Mensagens
455
Local
Braga
A próxima saída do gfs dentro de alguns minutos já vai mostrar se vai ou não atrás do ecm
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Basicamente esta saída colocou mais precipitação durante a madrugada de quarta-feira mas cortou um pouco o frio aos 850hpa para o interior centro.:(