Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
A última run que foi actualizada há pouco tempo, das 12h, mostra um cenário mais próximo ao que falaste...uma vez que coloca o AA nos Açores, embora esteja um pouco enfraquecido para norte...
Para o que falaste acontecesse era preciso deslocar o AA mais para Oeste e alargá-lo em crista para Norte...
Repara como no GFS não tens nenhuma iso muito baixa em cima de nós...

Qualquer posicionamento de anticiclones mais a norte que o normal pode meter frio em Portugal continental. A melhor maneira de meter frio a sério, isos a 850 hpa bem negativas associadas a um fluxo continental que ainda aumenta mais o frio, é o A na zona do UK, que injecta um fluxo de nordeste. Quase sempre seco, só permite precipitação quando traz associada uma cut-off que origina conveccão. Claro que é necessário que o anticiclone, ou esteja isolado, ou unido às altas pressões atlânticas na zona dos Açores, numa orientação SW-NE, não havendo uma crista a unir esse anticiclone às dorsais sub tropicais passando por cima da península a bloquear o frio.

Um anticiclone na Gronelândia, pode ajudar ao frio, quando associado a uma dorsal de bloqueio à longitude dos Açores. Nesse caso teríamos fluxo de norte, com temperaturas não tão frias como numa eventual entrada de NE, mas seria mais humido. Caso não haja bloqueio, o mais provável é que se active uma circulação zonal a baixa latitude, causando dias chuvosos, mas frios somente a norte.

Se as altas pressões se estenderem por toda a Europa do Norte, geralmente unindo o UK ao anticiclone russo ou siberiano, é provável que tenhamos uma entrada fria, devido à formação de uma depressão no Mediterrâneo causada pela entrada de ar frio sobre esta massa de água. Teríamos um fluxo muito seco e frio de leste.

Isto tudo depende também do que se passa nas fontes do frio. Se houver muito frio instalado na Europa de norte e/ou leste, geralmente associado ao anticiclone siberiano ou escândinavo, poderíamos ter isos muito frias, como na década de 50 quando várias vezes tivemos a -10 em Portugal, e a -15 bem dentro de Espanha. Geralmente ocorre em Fevereiro. Se não estiver suficiente frio acumulado na Europa, seria necessário um largo período de advecção fria para termos frio extremo, o que é raro, sendo que o frio que teríamos seria mais originado por inversões térmicas ou por transporte de frio a níveis mais baixos, o que não permitiria a queda de neve a cotas baixas.

Todos estes cenários e mais alguns estão sendo modelados a partir de dia 20. Só a chatice dos próximos dez dias nos faz olhar para tão longe, temos que nos agarrar a algo. De qualquer modo, desde há três dias para cá, o segundo painel do GFS e vários ensembles têm mostrado situações bastante interessantes, algo que já não acontecia há uns dez dias. Portanto vamos ter esperança, não esquecendo que o GFS tem a mania de exagerar nas depressões atlânticas.
 


Gil_Algarvio

Nimbostratus
Registo
23 Mar 2009
Mensagens
1,811
Local
Manta Rota - Algarve
O nível dos 850 hpa está geralmente um pouco abaixo dos 1500 m. O valor certo vem mencionado nos diagramas meteopt.
Sim, dou-te a toda a razão e eu sabia isso. hehe
Simplesmente tirei as duvidas com um diagrama com uma boa alta pressão o que me levou a responder erroneamente.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia olhando aos modelos parece que vai reinar a calma nas proximas semanas ao contrário do que mostra o modelo do NCEP que tem como modelo de previsão o CFS !!
Mas atenção que aparentemente não é este o unico modelo que se apresta para falhar mas sim todos os modelos ....
Mas claro ainda pode surgir uma boa supresa na ultima semana de Janeiro e contradizer o que estou a dizer ....
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Vêm aí, finalmente, uns dias seguidos sem chuva? Pelos modelos uma semana parece certa, não?
Já chega de chuva. De falta de água ninguém se pode queixar, acho eu...
Que venham duas ou três semanas de tempo seco e frio para secar um pouco os caminhos rurais, acabar com os lamaçais e permitir actividades físicas ao ar livre. Sei que muitos desejam o contrário, mas....:)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Que venham duas ou três semanas de tempo seco e frio para secar um pouco os caminhos rurais, acabar com os lamaçais e permitir actividades físicas ao ar livre. Sei que muitos desejam o contrário, mas....:)

Acho que já todos nos desejamos isso, podemos ser todos meteoloucos mas não somos suicidas e acima de tudo somos portugueses o sol faz parte do nosso ADN :lmao: :D
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Acho que já todos nos desejamos isso, podemos ser todos meteoloucos mas não somos suicidas e acima de tudo somos portugueses o sol faz parte do nosso ADN :lmao: :D


Mário, disseste isso em tom de brincadeira, mas é bem verdade que um povo como o português precisa de sol para andar bem animado. E eu, que gosto muito de chuva quando veêm uns dias de sol ando todo contente, sabe bem.

A ver se nos dão um pouco de descanso...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Tenho vindo a seguir à distancia as saídas a mais de 200h e vê-se já algumas boas noticias para quem gosta de frio e de neve...
A tendência é o AA a partir do dia 20/21 deslocar para a região entre os Açores e a Gronelândia, injectando a massa de ar frio vinda de NNE na Península Ibérica...havendo a possibilidade de precipitação em forma de neve...:lol:
Ideal seria alargar-se em crista, mas se tivermos este cenário actual já não seria mau de todo...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
E eu adorei 2004-2005 foi lindo tudo seco e bom para a praia o ano todo ... foi espectacular :lmao::lmao::lmao:

Ok estava a ironizar .... mas apenas para dizer que realmente agora uns 15 dias de sol vai calhar bem, pois já estava farto do faz que chove e não chove nada de jeito e a minha casa já precisa de sol por causa da humidade..
Depois é que bem podia vir mais uns bons temporais :D, que este ano ainda não vi nenhum por estas bandas..
PS: Mas nada de mini-tornados ..ok ...

Vá pessoal fiquem bem ... e não falo de modelos pois já falei..
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Eu acho é que já andamos a 200h desde a última semana de 2010! :) Dizia-se que havia uma entrada a 7 ou 8 janeiro, depois que era uma tendência para tempo frio e seco e agora fala-se a partir de 21 qualquer coisa poderá mudar..

O tempo anda aborrecido mas também faz parte do Inverno. A esta distância alguma coisa há-de mudar, provavelmente mais tarde e não tão forte como se vê a 200h. É sempre assim, é como terem uma mola com as oscilações diárias em helice, para ver a realidade a 200h há que esticar a mola até mais 3 dias!

Acredito mais num Fevereiro para todos os gostos! :)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Bem a partir de dia 11 é aproveitar os dias bons alguns de sol outros mais nublado mas sem instabilidade digna de registo!! mas para mim é quase certo que por volta do dia 20 em diante o tempo vai voltar a mudar e porventura para um padrão que não vimos ainda este mês mais frio e com instabilidade associada ;)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Janeiro pode ser um mês extremamente seco a seco no Algarve, só se algo mudar na última semana do mês. Levo 14 mm em 10 dias de Janeiro e chuva não está prevista para os próximos dias ou semanas. Por isso, pedem muito sol que depois quero ver aqui o pessoal à cabeçada, aliás já andam que este ano, ainda não tiveram neve. :lmao::lmao:

Falando com a Climat hoje, ela diz que o mês de Fevereiro vai ser tempestuoso. :D:)
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Concordo com o Jota21,o que é bom é a diversidade..Gosto de tudo,não apenas chuva ou só neve.Temos chuva há muito tempo,muito pouco sol..O que é normal apetecer num momento destes? Sol!! Simples....
Não é preciso falarmos de seca,ou de cabeçadas quando alguem fala de sol.:D:p

As isóbaras muito afastadas nos próximos 7 dias,assim se observa em todos os modelos logo vento muito fraco nestes dias. Vai estar bom para actividades ao ar livre ;)
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Tenho vindo a seguir à distancia as saídas a mais de 200h e vê-se já algumas boas noticias para quem gosta de frio e de neve...
A tendência é o AA a partir do dia 20/21 deslocar para a região entre os Açores e a Gronelândia, injectando a massa de ar frio vinda de NNE na Península Ibérica...havendo a possibilidade de precipitação em forma de neve...:lol:
Ideal seria alargar-se em crista, mas se tivermos este cenário actual já não seria mau de todo...

Já ontem fiz tambem essa observaçao aqui no forum..:D
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Já ontem fiz tambem essa observaçao aqui no forum..:D

Não vale a pena falar muito que de seguida o GFS parece fazer o gosto em contradizer aquilo que foi dito no dia anterior...assim é quando as previsões são a mais de 100h de distancia...
E não é que na saida das 0h o GSF coloca a partir do dia 20/21 de Janeiro o AA entre os Açores e a costa litoral oeste e lá se vai a entrada de ar frio novamente?
O melhor é mesmo ir seguindo as precisões...mas com bastante cautela pois os modelos andam bastante indecisos...
 
Estado
Fechado para novas mensagens.