Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.


M

Membro excluído 274

Boas noites! :(

Hoje no espaço habitual da AEMET na RTVE fizeram um retrato duro das previsões para o trimestre Jan/Fev/Mar, apontando para uma probabilidade elevada de um período seco em geral e na ordem dos 85% de probabilidade de um Janeiro seco em especial no W Penínsular (nós), chegaram mesmo a apelar já à poupança de água! :(

Ficará no ano 2011/12 recordado como o ano sem Inverno? :sad:
 
Editado por um moderador:

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Boas noites! :(

Hoje no espaço habitual da AEMET na RTVE fizeram um retrato duro das previsões para o trimestre Jan/Fev/Mar, apontando para uma probabilidade elevada de um período seco em geral e na ordem dos 85% de probabilidade de um Janeiro seco em especial no W Penínsular (nós), chegaram mesmo a apelar já à poupança de água! :(

Ficará no ano 2011/12 recordado como o ano sem Inverno? :sad:

Nem sei efectivamente o que diga, mas na realidade a longo prazo não se vê nada.... Novembro e Dezembro já eram e o Janeiro vai pelo mesmo caminho :huh:



Uploaded with ImageShack.us
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Õ melhor é nem ver modelos porque eles dizem todos os dias o mesmo AA, AA e mais AA.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Nos proximos 8 a 10 dias mantem-se o cenário de estabilidade..

O GFS modela uma entrada de ar quente em todos os niveis da troposfera, com ums T850 a superar os 12ºC no Sul.
Nos niveis baixos, a circulação do AA em conjunto com fortes depressões que varrem o Atlantico vai arrastar ar subtropical mais humido, que deverá propagar-se por toda a PI.

Ao longo destes dias o centro do AA estará proximo da PI propagando-se varias vezes pelaa metade norte peninsular...este contexto sinóptico dará origem a uma situação de ventos fracos e variaveis no norte e centro de Portugal continental, enquanto no sul o fluxo será de NE fraco.
Na região norte esperam-se nevoeiros densos e presistentes, sem ocorrencia de sincelo dado os dewpoints elevados ( bem acima de 0ºC).

Na região centro e sul os nevoeiros serão menos intensos e duradouros, podendo no entanto presistir em alguns vales mais abrigados..mas na generalidade das grandes bacias ( Tejo-Sado e Guadiana) apenas deverá apenas ocorrer durante a noite até ao meio da manhã.

As temperaturas subirão nas terras altas e no Algarve, no resto do pais tudo dependerá dos nevoeiros, onde eles foram mais intensos os dias serão frescos e humidos, onde forem menos intensos as noites frescas serão seguidas de dias agradaveis.

Particularmente em relação ao Algarve, por estar abrigado pelas serras a norte, teremos uma nova situação de dias quentes ( Max>20ºC) e noites frias, com minimas proximas a 0ºC em muitos vales da serra e barrocal...



...................................



No que toca ás previsões de longo prazo, apesar de alguns modelos sugerirem um periodo de enfraquecimento da zonal, não se espera nos proximos 15 ou 20 dias nenhum periodo de circulação meridiana e NAO/AO´s negativas.

Os ensembles sugerem que os proximos 15 dias terão valores de temperatura aos 850hpa acima da média, num padrão similar ao que se tem desenrolado desde finais de Nov.

Quanto muito poderá ocorrer um periodo de gradual descida das temps, associado ao desenvolvimento de um cavado na Europa ( entrada fria com neve no SE Europeu..talvez..) de resto, no Atlantico não se reunem as condições para uma alteração significativa da circulação.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ontem a AO estava ligeiramente negativa, a rondar o -1. Prevê-se que se torne positiva nos próximos dias, voltando a cair para valores próximos de zero a partir do próximo fim de semana. Já a NAO, está previsto que se neutralize nos próximos dias, mais pela subida da pressão atmosférica na Islandia do que pela descida da mesma nos Açores.

De qualquer modo é claro que do Atlântico nada virá nos próximos dez a quinze dias, já do Mediterrâneo ou da Europa não tenho tantas certezas (nem os modelos). Os próximos dias serão muito interessantes na Europa continental, com uma entrada fria razoável, com geopotenciais baixos, a afectar quase toda a Europa. A Península Ibérica fica de fora.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
O Azul, ligeiramente incomodado nos últimos dois dias pelo cinzento ,diz ao Inverno :
-Ambrósio, apetecia-me algo .
-Tomei a liberdade de pensar nisso , Senhor. Providenciei para vós , mais 10 a 15 dias de Sol.
-Diz-me Ambrósio, não será pouco?
-Não vos preocupeis. Se mais for preciso, mais haverá. Mas por favor, dai-me Fevereiro.
-Ambrósio ! Que vem a ser isso? Não foi essa a educação que te dei. Logo te direi das minhas disponibilidades.

( depois da excelência dos posts do Stormy e do David e de ver o que está para vir,foi a única coisa que me ocorreu escrever) .
 

Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
Parece me que será um inverno sem precedentes , com pouca chuva , ausencia de neve na serra da estrela , um inverno que nao é inverno ! E estas pressoes bem altas dignas de registo !


abcs
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Posso estar enganado mas esta factura vai ter de ser paga, não sei quando nem de que forma mas vai.
O GFS só abre o AA às 384h, mesmo no limite, com uma frente a querer descer de noroeste . Enfim é tudo futurologia ainda. Aguardemos os próximos 10 dias para ver o que se começa então a desenhar pelos modelos.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Posso estar enganado mas esta factura vai ter de ser paga, não sei quando nem de que forma mas vai.
O GFS só abre o AA às 384h, mesmo no limite, com uma frente a querer descer de noroeste . Enfim é tudo futurologia ainda. Aguardemos os próximos 10 dias para ver o que se começa então a desenhar pelos modelos.

A factura está a ser paga...a factura de 3 anos muito chuvosos, um deles perto do record de sempre de precipitação.

Em 2010 choveu muito acima da média...então na Madeira, o total anual foi umas 2 a 3 vezes o normal com fevereiro a receber 7x mais chuva que a normal:lol:

Bom..agora é normal que haja um equilibrio...
Não digo que este ano venha a ser muito seco, mas o padrão aponta para uma primeira metade de 2012 com precipitação um pouco abaixo do normal..
Um cenário como 04/05 para já está posto de parte, o estado da atmosfera não é em nada parecido com o que ocorreu nesses anos.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.