Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2012

Estado
Fechado para novas mensagens.

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
O ECM continua a ser o melhor. Enquanto o GFS coloca iso 10ºC na maioria do território a 240 horas (run das 6), o ECM coloca a iso -8ºC no nordeste.

Para mim, o ECM é o melhor e aquela depressão de 1005 hpa pode fazer milagres em termos de chuva toda a diferença no Algarve. :rolleyes:

Tirando, umas pinguitas no GFS para o próximo fim de semana, o GFS modela algo só já em sonhos a mais de 300 horas.

A ver como será a próxima saída do ECM a ver se o ECM continua a prever o oposto ao GFS.

Segundo o output do IM prevê aguaceiros ou chuva entre os dias 15 e 17. Previsão para Faro. Nada mau. :D:rolleyes:
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..:)
Eu neste momento acho a solução do GFS a mais plausivelno longo prazo, sem no entanto esquecer o pormenor que é a grande dispersão do ensemble.

Para já não há nenhuma luz ao fundo do tunel, apenas se pode dizer que os modelos parecem querer ver uma mudança do padrão, que de acordo com a minha intrepertação não virá a ser uma situação de NE, mas sim um periodo de fluxo perturbado de W, com a possibilidade de algum evento mais frio e humido.

Os ultimos dias deste mês talvez sejam mais interessantes...a ver vamos;)
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
saída muito boa do europeu mas difícil de se concretizar seriam pelo menos até as 240 h 3 dias de neve a cotas baixas, no entanto não me parece que o gfs esteja a lidar bem com esta situação, penso que a NAO vá ficar negativa e o gfs não se vê isso, o gfs tende a dar muita importância ás depressões que saem da terra nova e é isso que para já esta a desfazer o bloqueio, há ainda muitas maneiras de juntar as peças vamos aguardar.

gfs20120108060144.png
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Boas..:)
Eu neste momento acho a solução do GFS a mais plausivelno longo prazo, sem no entanto esquecer o pormenor que é a grande dispersão do ensemble.

Para já não há nenhuma luz ao fundo do tunel, apenas se pode dizer que os modelos parecem querer ver uma mudança do padrão, que de acordo com a minha intrepertação não virá a ser uma situação de NE, mas sim um periodo de fluxo perturbado de W, com a possibilidade de algum evento mais frio e humido.

Os ultimos dias deste mês talvez sejam mais interessantes...a ver vamos;)

Eu não acho que a solução do GFS seja a mais correcta neste momento. O GFS este ano tem sido só tiros no pé. :unsure:

O GEM está mais parecido ao ECM mas cava mais a depressão a SW do Algarve.

O ECM tem sido o modelo mais consistente, quando o ECM mostra a 2ª saída mais parecida à de ontem das 12.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Parece tudo a ficar mais animado, talvez seja desta que o Inverno se instale de vez no Continente...a distancia vai sendo cada vez menor e os modelos em vez de tirarem estão cada vez a melhorar as perspectivas, esperemos que não seja para voltarem a recuar depois...

O GFS para a entrada de 14/15 de Janeiro alterou a previsão inicial, agora coloca uma cut-off a desprender-se da depressão inicial e, embora as isos não sejam muito baixas, não está descartada a possibilidade de termos neve...diria até que acima dos 1600m me parece quase garantido isso acontecer...
Dia 15 parece que todo o continente irá voltar a ter precipitação, quem acumulará melhor dependerá do posicionamento da cut-off na passagem ao largo do Continente...

O ECMWF está ainda bem mais interessante, dia 15 seria muito chuvoso na mesma, mas aquele cavado ali estacionado no NW da Península iria trazer uma entrada fria de NE e aí a neve lá para dia 17 e 18 poderia chegar a cotas bem interessante...o verdadeiro frio a instalar-se, nada de outro mundo, mas bem interessantes...o nordeste transmontano será à partida o local ideal para se estar próximo do elemento branco...
Será necessário para isso que a dorsal no Atlântico se mantenha desde oeste dos Açores até à Islândia...
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Eu aposto por isto, depressão cavada a noroeste, frente e pós frontal com alguma neve a cotas médias:

gfs-2012010812-0-162_nxa0.png


gfs-2012010812-1-162_uij3.png


gfs-2012010812-2-162_fdu8.png


Depois, é provável que o bloqueio no Atlântico previsto pelo ECMWF não seja tão forte e duradouro, e nos caia de novo o AA em cima, de forma transitória, até sermos atingidos por uma entrada fria de norte, lá para dia 20.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Total divisão do VP, oscilação ártica muito negativa, NAO positiva. O quanto tempo esta situação se aguenta, e mantém o centro depressionário bloqueado na Terra Nova vai definir o que se vai passar na terceira semana de janeiro. Era ideal o que mostra o ECM, mas improvável, apesar de achar que o GFS "estraga" tudo demasiado depressa.

gfsnh-2012010812-0-186_vgl1.png


PS: Há muita luz ao fundo do túnel. A modelação do GFS a partir de dia 20 tem sido nos últimos 3 dias quase sempre muito interessante, ou frio ou chuva abundante.
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
A 384h ?
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Já saiu a run das 12h.

E são óptimas noticias. Previsão de chuva durante vários dias, algum frio e muito vento. A temperatura a 850hPa finalmente já será nagativa. Isto claro para esta zona.
No Norte do país temperaturas nos negativos e cotas de neve a rondar os 600metros, o que é óptimo para um bom nevão. A precipitação e vento também estarão presentes, com nevoeiros e humidades nos 100%.

O inverno, vem aí...Ao que parece :thumbsup:
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Boas tardes.

Ao ler as mensagens aqui deixadas (mais as do dia de hoje), vem me à cabeça as imagens de Braga em 2009 e 2010. Anos em que nevou, precisamente neste mês. Saudade :) muito dificilmente acontecerá um evento igual tão cedo.

Vamos ver o que a semana que vem nos reserva ;)
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Já saiu a run das 12h.

E são óptimas noticias. Previsão de chuva durante vários dias, algum frio e muito vento. A temperatura a 850hPa finalmente já será nagativa. Isto claro para esta zona.
No Norte do país temperaturas nos negativos e cotas de neve a rondar os 600metros, o que é óptimo para um bom nevão. A precipitação e vento também estarão presentes, com nevoeiros e humidades nos 100%.

O inverno, vem aí...Ao que parece :thumbsup:

Hun ? :shocking: Vamos lá com calma, toda essa previsão é feita para algo que está a mais de 160h, mesmo estando a 48h sabe-se lá como seria. Por enquanto nos próximos dias o tempo estável e temperaturas amenas irá manter-se. Salvo as situações de nevoeiro (por vezes persistente) e geada pelo interior.

 
Estado
Fechado para novas mensagens.