Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por stormy 30 Dez 2013 às 18:47.

1. Agreste Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)

o último quadro tem um quadrante de ventos interessante para a tua região... resta saber onde andará a precipitação.

CptRena gostou disto.
  2. Umberto Cirrus

Registo:
    20 Jan 2007
    Local:
    Aguas Santas (175m)

É curioso, mas no site do IPMA os ventos são provenientes de E e NE, portanto mais secos. Refiro-me há previsão a 10 dias que se rege pelo ECM.

3. c.bernardino Nimbostratus

Registo:
    31 Dez 2010
    Local:
    Loures

Lamento muito mas acho que o ECMWF não tem sido assim tão bom.

Tanto quanto me explicaram os modelos têm uma componente que gera uma tendência de "normalizar" no longo prazo e isso faz sair resultados mais próximos da normal climatológica ... principalmente a mais de 5 dias.

Por isso, muitas vezes as pessoas se queixam (nos períodos de seca, por exemplo) que os modelos metem chuva e depois a adiam/tiram sucessivamente.

4. dgstorm Nimbostratus

Registo:
    3 Fev 2008
    Local:
    Vila Verde (79m) - Braga

As coisas em relaçao à neve estavam mais animadas ontem, para segunda e terça. Vou para montalegre nesses dias, será que ainda apanho neve ou nem por isso?

5. cova beira Cumulus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    covilha

que grande barrete tem sido os modelos nestes ultimos dias, estou a ver o europeu a deslocar aos poucos tudo muito para oeste, e o principal problema é que todas as depressoes que vêm direitas á penisula não têm ar frio como habitual porque depois do que se passou nos eua as temperaturas na terra nova e gronelandia vão ser altíssimas ás 120 h. esta carta é elucidativa disso. O frio está todo no polo e siberia oriental.

CptRena e c.bernardino gostaram disto.
  6. meteoamador Cumulus

Registo:
    6 Jan 2014
    Local:
    Vila Verde ( 310m)

Muito provavelmente sim os modelos apontam para cotas a 800m mas ainda é um pouco cedo para o afirmar.

7. Aurélio Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro

O ECM tem sido o modelos melhor no curto e médio prazo, mas parece-me que neste ultimo caso, o da proxima semana, parece que antes indicava algo bastante diferente do que mostra agora para o inicio da proxima semana. Acho que estava mais chuvoso.

A partir das 120h ou 144h, parece não só em termos operacionais como em termos de ensemble, uma luta de ECM contra o mundo, e se tenho confiança no ECM a menos de 120h, a partir daí não me inspira confiança e tenho uma sensação que este modelo vai sofrer uma grande derrota neste possível evento pós Quarta ....

Até lá os contemplados do costume .....

Só para verem a diferença o GFS indica uma corrente entre Noroeste e Norte e o ECM basicamente de sul, para os dias de maior relevo entre Quarta e Sábado, ou seja não tem nada a ver ....

E eu aqui ando nisto todos os dias, á espera que o ECM vença, e haja algo de jeito aqui para o sul !

8. Aristocrata Cumulonimbus

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts

O arrefecimento do Árctico até pode ser uma boa notícia para nós no médio prazo.

Até agora o Árctico tem estado quente, com o frio a descer bastante em latitude ao redor do globo.
    Se tem sido assim e se aqui se queixam do frio, então porque não considerar positiva uma inversão da situação?

Esperemos que o Árctico arrefeça, para que daqui a uns tempos, e com isso, se propicie o tão ansiado arrefecimento deste nosso Portugal.
    Até porque ainda há tempo para o frio vir até cá...;)

Não nos esqueçamos que já tivemos algum frio neste outono-inverno, que a Serra da Estrela e outras regiões tiveram neve que nos últimos anos tinha sido mais rara e que existem anos ou temporadas em que o frio é quase ausente - lembrem-se do famoso outono-inverno 2000-2001 que, de tão húmido, primou pela quase ausência de frio e de geadas.

CptRena gostou disto.
  9. MaurícioMoreira Cirrus

Registo:
    4 Jan 2014
    Local:
    Vila Boa de Cima (800m), Serra de Montemuro

Bem, que diferença nos modelos de há uns dias para cá, se continuar assim nem neve vejo:calor:... ainda há 2 dias pensava que ia ter uma semana em que a precipitação iria ser toda sob a forma de neve...a meteorologia é assim mesmo, sempre em rotações de 180º

10. bigfire Cumulus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Vila Real

Realmente, já passaram 4 anos desde que nevou a cota relativamente mais baixas do que é costume, e até hoje mais nada, os modelos teimam em não meter nada aqui no nosso cantinho, e cada vez mais me convenço que esses episódio vão ser mais raros :sad:

11. CptRena Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2011
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro

Peço desculpa por ter generalizado muito na minha intervenção.
    Claro que respeito e dou muito valor a quem se dedica ao constante melhoramento de modelos numéricos de previsão assim como a todas as pessoas que se dedicam à busca de novas e melhores formas para desvendar "Os Segredos do Universo".
    Como diz, eu estava mais a referir-me a Bastardi e outros do género que gostam é de dar show sensacionalista, assim como os media que lhes dão tempo de antena.

Continuação de bons seguimentos meteorológicos e outros (astronómicos, ...):thumbsup:

c.bernardino gostou disto.
  12. Aurélio Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro

O grande ECM, o melhor modelo dizem alguns já começa a querer ir atrás do GFS , quando se olha para oeste da nossa peninsula, sendo que neste momento já cava a depressão muito mais em cima de Portugal ao invés de ser a oeste, o que logo á partida tira bastante chuva.

Quero ver o que vai sobrar disto no final ?

Provavelmente um hibrido destes dois modelos GFS e ECM !

13. Macuser Cirrus

Registo:
    21 Jan 2013
    Local:
    Nogueiró, Braga

Vortice

Olá meus amigos :)

Tenho lido várias noticias a falar da deslocação do vórtice, o que levou á situação a que os EUA estiveram sujeitos.

Eu sou muito curioso da metereologia, mas esta do vórtice não percebi...
    Alguém me pode ajudar, ou até podem discutir este assunto, porque experts e teorias por aqui costumam existir, o que é bom...

Já agora, e porque faço dos mercados financeiros vida, o frio nos EUA vai passar? :)

Obrigadão:huh:

14. Dan
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)

O frio vai continuar por lá. Espera-se já a partir dos dias 13/14 um novo episódio que irá incidir principalmente nos estados a nordeste.

Teles gostou disto.
  15. CptRena Nimbostratus

Registo:
    16 Fev 2011
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro

Re: Vortice

Bom dia
    Lê neste tópico, tem lá informação sobre o que se passa com o anormalmente fraco vórtice polar neste Inverno e os seus meandros

->http://www.meteopt.com/forum/meteorologia-geral/tempestade-hercules-tempestade-christine-7488.html

Partilhar esta Página