Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2014

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
amigo Meteofan se assim for tens em fafe Lagoa, Lameira,Luilhas.Aboim etc etc e claro este

Altitude: 894 metros
Proeminência Topográfica: 318 metros
41º32'30''N 08º07'00''W

Morgair é o cume mais elevado das serras de Fafe Basto, assim chamadas por se situarem entre os concelhos de Fafe e os de Cabeceiras e Celorico de Basto.
A maior parte desta montanha faz parte da bacia do rio Ave embora a zona sudeste da montanha faça já parte da bacia do Tâmega. Nesta montanha nasce o rio Vizela, afluente do Ave.
O alto de Morgair é uma montanha situada no norte do concelho de Fafe entre as freguesias de Aboím, Gontim, Monte e Felgueiras e ainda a parte sul das freguesias de Guilhofrei e Rossas do concelho de Vieira do Minho. O pico da montanha fica na freguesia de Gontim e constituí o ponto mais alto do concelho de Fafe.
Duas construções megaliticas no monte do fojo comprovam que a montanha teve uma importante ocupação pré-histórica.
Lendas locais contam que nas aldeias à volta d

Eu penso que essa montanha faz parte de um conjunto maior que e a serra da lameira , que abrange os concelhos de Fafe , Cabeceiras e Celorico Basto e parte de Vieira Minho e Felgueiras , atingindo de altitude maxima perto dos 1000 m no concelho de Celorico de Basto .
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Conheço muito bem esse local, costumo ir lá ver a neve. Possivelemente vou lá no sábado, espero não ficar desapontado...
 

frusko

Cumulus
Registo
30 Jan 2009
Mensagens
158
Local
fafe
amigo Meteofan se assim for tens em fafe Lagoa, Lameira,Luilhas.Aboim etc etc e claro este

Altitude: 894 metros
Proeminência Topográfica: 318 metros
41º32'30''N 08º07'00''W

Morgair é o cume mais elevado das serras de Fafe Basto, assim chamadas por se situarem entre os concelhos de Fafe e os de Cabeceiras e Celorico de Basto.
A maior parte desta montanha faz parte da bacia do rio Ave embora a zona sudeste da montanha faça já parte da bacia do Tâmega. Nesta montanha nasce o rio Vizela, afluente do Ave.
O alto de Morgair é uma montanha situada no norte do concelho de Fafe entre as freguesias de Aboím, Gontim, Monte e Felgueiras e ainda a parte sul das freguesias de Guilhofrei e Rossas do concelho de Vieira do Minho. O pico da montanha fica na freguesia de Gontim e constituí o ponto mais alto do concelho de Fafe.
Duas construções megaliticas no monte do fojo comprovam que a montanha teve uma importante ocupação pré-histórica.
Lendas locais contam que nas aldeias à volta d

Eu penso que essa montanha faz parte de um conjunto maior que e a serra da lameira , que abrange os concelhos de Fafe , Cabeceiras e Celorico Basto e parte de Vieira Minho e Felgueiras , atingindo de altitude maxima perto dos 1000 m no concelho de Celorico de Basto .

alto de morgair nao fica na lameira mas sim lagoa amigo
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Bom Ano!
Para já e se não houver grandes alterações parece-me que no sábado poderá nevar entre 700-800 metros depois disso a partir do dia 7/8 parece que existem algumas tendências para que entremos noutro tipo de padrão, terminando esta sequência de dias de circulação zonal.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Se for preciso para o Caramulo é outra vez um fiasco, será que é desta?

Já aqui para o buraco de Tondela ainda deve ser pior, vai fazer agora no dia 10 de Janeiro 4 anos que nevou por estes lados.
 

MicaMito

Cumulus
Registo
21 Out 2013
Mensagens
242
Local
Catarruchos: Montemor-o-velho
já agora como não tenho registos alguem me pode dizer se o evento da madrugada de sabado será pior que a madrugada/manhã da vespera de natal tenho uns barrações que nesse dia pouco faltou para ficarem sem telhado!:eek:
 

jonas_87

Furacão
Registo
11 Mar 2012
Mensagens
16,688
Local
.

VitorBaia

Cirrus
Registo
14 Nov 2013
Mensagens
37
Local
Guarda - 1000m
já agora como não tenho registos alguem me pode dizer se o evento da madrugada de sabado será pior que a madrugada/manhã da vespera de natal tenho uns barrações que nesse dia pouco faltou para ficarem sem telhado!:eek:

Eu penso que em cotas baixas o vento será mais forte do que no dia 24. Nas montanhas será identico ou um pouco menos.
O periodo de vento muito forte vai ser mais curto do que dia 24. Parece-me que requer cautelas principalmente com a queda de árvores pois os terrenos estão mais encharcados e seguram pior as raizes. Onde nevar o peso da neve ajuda a partir arvores ou estruturas.
https://www.facebook.com/MeteoVBaia
 

ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Bom dia!

O GFS começa a "cortar" na injeção de ar frio no período de maior precipitação o que se pode traduzir no aumento das cotas de neve, nada que já não tivéssemos habituados. Mesmo assim e olhando para o Europeu que está melhor apostaria cota de 700m no Centro com acumulação aos 900m e no Norte cota 600m com acumulação aos 700m. Vamos ver!

gfs-1-54_xwt0.png



screen capture windows