Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2015

Estado
Fechado para novas mensagens.


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A posição do anticiclone potentíssimo vai injectar quantidades maciças de poeiras do Sahara no Atlântico mas que não atingirão a península Ibérica, apenas muito ligeiramente o Algarve.
O arquipélago da Madeira vai receber quantidades importantes a começar no sábado à noite com acumulações máximas à superfície a superarem os 100 microgramas por metro cúbico.
7Xz4qPX.gif

RMEGKqR.png


Mais imagens das previsões de poeiras nesta ligação do costume:
http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,028
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Alguém arrisca alguma previsão para quando o fim deste AA "ad eternum"?

Olhando para os modelos, até duas semanas não há basicamente alteração. Os AA vão-se substituindo, renovando com ligeiras caudas frontais a aproximarem-se do norte. Mas passadas essas o panorama do segundo painel é ainda mais agressivo anticiclonicamente falando, com uma subida de latitude. A ser assim, o Janeiro acabou para a precipitação significativa. Venha o próximo mês...
 

Azor

Nimbostratus
Registo
8 Out 2011
Mensagens
1,477
Local
Ilha de São Miguel - Açores (Eiras Velhas)
Olhando para os modelos, até duas semanas não há basicamente alteração. Os AA vão-se substituindo, renovando com ligeiras caudas frontais a aproximarem-se do norte. Mas passadas essas o panorama do segundo painel é ainda mais agressivo anticiclonicamente falando, com uma subida de latitude. A ser assim, o Janeiro acabou para a precipitação significativa. Venha o próximo mês...

Pois... é o que eu já esperava tendo consultado os vários modelos....estava era só à espera de uma confirmação.
A situação se não se alterar até Fevereiro pode ser preocupante. Pelo menos para aqui no Atlântico insular. Penso que esse Janeiro poderá bater igualmente recordes ao nível da precipitação.
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Eu vou dar a minha opinião, já tinha dito neste forum em Dezembro que provavelmente Janeiro iria ser seco, até á data isso tem-se confirmado... o AA " não sequer ir embora", e sendo Dezembro e Janeiro secos acredito que Fevereiro também será. Acho que vamos ter um inverno seco, e depois penso que a primavera será chuvosa, mas claro para os amantes da neve isto não está famoso...
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
pessoal olhem so para esta saída do GFS :eek: um sonho, e já no 1º painel... cotas 0 :cold: grande entrada fria, que já vem sendo modelada e adiada varias vezes... parece querer aparecer...
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
O que eu vejo no GFS é a iso -4 no norte de Portugal, mas no ECMWF apenas a iso -2. acho que não dá para cotas 0. Mas são boas saídas, pois vem com precipitação, o que dará neve a cotas baixas.
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Interessante em jeito de comparação. Em Janeiro de 2005 a chuva também só apareceu a meados do mês. E como previ aqui a tempos, aí está o regresso de alguma chuva em especial para o norte e centro. Quanto ao resto do inverno. Acho que podemos esperar uma segunda metade mais interessante. :)
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Interessante em jeito de comparação. Em Janeiro de 2005 a chuva também só apareceu a meados do mês. E como previ aqui a tempos, aí está o regresso de alguma chuva em especial para o norte e centro. Quanto ao resto do inverno. Acho que podemos esperar uma segunda metade mais interessante. :)
Não estejam tão confiantes quando ao possível regresso da chuva, pelo menos aqui não espero chuva nenhuma
 
  • Gosto
Reactions: StormRic
Estado
Fechado para novas mensagens.