Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Dan 27 Jun 2010 às 15:46.

  1. Dan

    Dan
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    26 Ago 2005
    Mensagens:
    8,529
    Local:
    Bragança (675m)
    Regras deste tópico:
    ->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
    ->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


    Aviso MeteoPT
    As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
    Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
     
    Collapse Signature Expand Signature
  2. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,514
    Local:
    Oeiras / Portel
    Modelar cut-off's é a maior dificuldade dos modelos meteorológicos, e nos próximos dias ainda vamos ver saídas muito díspares, mas parece que a existência dessa cut-off, algures aqui perto é já quase certa. Agora, onde vai estar, durante quanto tempo, ainda é cedo para se saber.

    Duas notas prévias:

    1 - É raro haver tanta instabilidade nesta altura do ano, início de Julho, o normal é as trovoadas de calor ocorrerem na segunda metade de Agosto, e nós vamos para o segundo episódio convectivo numa semana.

    2 - Aquele bloqueio na Europa central vai-nos trazer um verão animado. Aposto que as temperaturas ficarão na média, mas com grandes extremos, dias muito acima e outros muito abaixo da média. A precipitação deverá ficar acima da média. O bloqueio é semelhante ao que ocorreu o verão passado, mas o ano passado estava mais para leste, o que deu animação na Europa central e nada por estes lados.

    Previsão do tempo nos próximos dias segundo a última saída do ECM (poderia ser qualquer outra, isto ainda está muito incerto, mas parece-me que esta está bastante credível):

    [​IMG]

    A 72 h passagem de um cavado associado a uma depressão atlântica extremamente interessante para a altura do ano (pressão atmosférica a rondar os 970 mb), que isolará uma bolsa de ar frio, que no Sábado, já poderá deixar bastante instabilidade.

    [​IMG]

    Até aqui é mais ou menos unânime, depois o ECM coloca a depressão em altitude no Golfo de Cadiz, o GFS põe-na mais a sul numa posição onde só mete calor e nenhuma instabilidade, eu prefiro a previsão do ECM:

    [​IMG]

    Mantém-se estacionária durante umas 24 horas, e depois é absorvida, não sem antes atravessar de novo o continente português de sul para norte, num dia que poderia ser deveras interessante:

    [​IMG]

    Por fim formava-se novo cavado, com descida das temperaturas:

    [​IMG]

    Claro que isto ainda vai dar muitas voltas, isto pode dar em só muito calor, em instabilidade generalizada, mas em princípio dará para as duas coisas. De qualquer modo, e a cumprir-se a previsão do ECM seria a Europa central e o Mediterrâneo espanhol a levar com uma boa onda de calor, estando a parte ocidental da PI a salvo da canícula.

    [​IMG]

    Esperemos que ela acabe mesmo no Golfo de Cadiz, seria a melhor posição, mas o ano passado tivemos no mês de Agosto umas 4 ou 5 destas oportunidades e elas escaparam-se sempre para o Mediterrâneo ou para as Canárias.
     
  3. ]ToRnAdO[

    ]ToRnAdO[
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    29 Ago 2006
    Mensagens:
    2,554
    Local:
    Vila Real de Sto António
    Boas, parece que o cenário da vaga de calor parece confirmar-se de dia para dia com ISO's a situarem-se perto os 30ºC (27/28) para dia 7...

    [​IMG]

    Seria um cenário de incendios e temp elevadissimas!:unsure:

    Para já a frente de fraca intensidade, e depois a formação da CUT OFF :thumbsup: Mas ainda muito indefinida!
     
    Collapse Signature Expand Signature
  4. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Sim, vem calor, eventualmente bastante, mas não olhes apenas para o GFS .... que volta e meia delira em excessos, ainda na saída das 00z metia 47,5ºc em Beja, sem qualquer credibilidade. O ECM está menos quente.
     
  5. rbsmr

    rbsmr
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    6 Ago 2007
    Mensagens:
    555
    Local:
    Cabeça Gorda, Torres Vedras (140m)
    A previsão a 10 dias do I.M. (baseada no modelo europeu?) continua a dar predominância do vento de norte para Lisboa. Isto significa, pelo que eu vi aqui escrito que vamos ter dias quentes mas um refresco para a tarde? Será que o litoral Oeste vai beneficiar da bendita nortada?
     
    Collapse Signature Expand Signature
  6. David sf

    David sf
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    8 Jan 2009
    Mensagens:
    3,514
    Local:
    Oeiras / Portel
    Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Junho 2010

    Run paralela do GFS às 12z. Iso 30 bem dentro da península.

    [​IMG]

    [​IMG]

    Quanto à cut-off, parece que para Sábado está praticamente garantida. Depois, onde ela vai ficar a partir de Domingo, ainda há muita incerteza.

    [​IMG]
     
  7. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,100
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    È, david.... e agora acho o GFS mais consistente que o ECMWF...:unsure:
    Continuaremos então com o cenário de cavado com baixa em altura associada, a formar-se no final desta semana e no fim de semana, maturando ao longo da prox semana...portanto adivinha-se muito calor e trovoadas possiveis, mesmo no litoral SW, embora tudo dependa da interacção da baixa com ar mais humido de origem tropical que circula no bordo N/NW do AA:)

    No final da prox semana talvez sejamos afectados por outro cavado/ondulação de evolução tipica que absorverá a cut-off...mas esse cavado seria fraco, mais comparavel a uma ondulação suave do jet do que a um cavado com intrusão fria em todos os niveis tipica...ou talvez nem haja cavado, mantendo-se o reinado escaldante do AA associado ás baixas termicas saarianas e á ULL em decadencia, a SW, e o jet a ondular a norte dos 45ºN...veremos:p

    Resumindo...teremos calor e trovoadas ( estas ultimas não estão ainda garantidas na totalidade) durante dias, num verão que se vai mostrando muito interessante:rolleyes::D
     
    Collapse Signature Expand Signature
  8. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Sim, presumimos todos que é do ECMWF, em princípio da saída das 00z todos os dias. Mas se o GFS exagerava parece-me que a saída das 00z do ECM que deu origem aos valores do IM também pecava por defeito.

    A saída de hoje das 12z do ECM também é bastante quente e o GFS entretanto também tirou aquele disparate dos quase 48ºC no Alentejo, agora já está mais racional, temperaturas talvez a rondar os 42ºC no interior centro-sul. Em relação à nortada, em princípio haveria alguma nortada suave, devido à fortes baixas térmicas no interior da PI, mas também vai depender da cutoff e desta se conseguir reflectir nos níveis baixos ou não, se conseguir neutralizaria a nortada.


    Temp 850hPa


    [​IMG]


    De qualquer forma ainda falta bastante tempo e a colocação da cutoff a SW é fundamental, e sabemos como os modelos tem dificuldade em lidar com elas. Bastam ligeiras alterações e estas duas correias transmissoras de calor que a imagem documenta não se verificam, pelo menos desta forma tão intensa:


    Temp 850hPa GFS



    [​IMG]
     
  9. ruijacome

    ruijacome
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    16 Nov 2009
    Mensagens:
    106
    Local:
    Cascais
    Olá,

    O próprio briefing da Protecção Civil do Distrito de LIsboa, já anuncia temperaturas anormalmente altas para a semana que vem...

    Por isso veremos o que ai vem...
     
    Collapse Signature Expand Signature
  10. nimboestrato

    nimboestrato
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    8 Jan 2008
    Mensagens:
    1,865
    Local:
    Pedras Rubras-Aeroporto

    Depois de alguma precipitação esperada na sexta a noroeste e de
    uma descida da temperatura generalizada , sempre com a ressalva do sotavento algarvio,
    depois deste compasso de espera e de uma uma "cutoff" que ainda escolhe local de instalação,há já quem arrufe os tambores, anunciando todos os calores e várias noites de Verão.
    Há também os desconfiados , os que não acreditam em tanta certeza de cenários a tão vastas horas aprazados.
    Eu cá , fico-me pelo meio,mas acrescento:
    Depois de um Inverno e Primavera interessantes , este Verão apenas começa
    e já ameaça.Põe-se a jeito.
     
  11. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,100
    Local:
    Lisboa-Encarnação // Lagoa de sto André
    Descida de temperaturas generalizada nem é bem assim...analisando o theta-e, T850 e os pontos de orvalho posso afirmar que o sector frio da frente nunca cá chegará...ficando-se pelo extremo NW da peninsula, embora a nebulosidade bloqueie a radiação solar e alivie as maximas:thumbsup:

    Mas no fundo, no centro e sul, esta frente só servirá para tornar o calor mais humido, devido á entrada de ar de origem tropical maritimo...espero que este influxo de humidade, associado aos forcings verticais e ao pouco frio em altura, resulte em alguma convecção esporadica embebida na massa nebulosa estratiforme...quiçá uma repetição de julho do ano passado:rolleyes:
    A jenela está semi aberta entre as 09z de 6f e as 12z de sab.

    Para o resto da semana continua o prognóstico de ULL a SW, com bastante calor e o AA em superficie entre os açores e frança...talvez sejamos afectados por outra ondulação do jet, na 2a metade da semana...:rolleyes:
    Mas em principio o jet ficará por volta dos 45ºN e nós não teremos medo de água fria mas seremos escaldados:p

    Quanto ás trovoadas...as hipoteses manteem-se...toca a olhar o Sat24, todos os dias!:D
     
    Collapse Signature Expand Signature
  12. squidward

    squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    4 Abr 2007
    Mensagens:
    2,326
    Local:
    Cartaxo, 13kms a sul de Santarém
    Lindo!!! Era bom que se mantivesse assim :rolleyes:

    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expand Signature
  13. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,479
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Vai ser uma semana sem dúvida interessante, irá haver uma grande diferença entre o interior e o litoral, pois no litoral ao que parece a nortada ou o vento de oeste se irá manter :rolleyes: mas vamos esperar mais uns dias pra ver e sentir os 35ºC :huhlmao:

    [​IMG]
     
  14. vitamos

    vitamos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2007
    Mensagens:
    4,561
    Local:
    Lisboa; Costa da Caparica
    Atenção a um pormenor...

    Não esquecer que o mesmo GFS que coloca essa instabilidade, não coloca uma gota de água nessa altura... A falta de humidade pode ser um problema, embora fenómenos convectivos no quadro geral da situação sinóptica não sejam nunca de descartar.
     
  15. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Olha, regressando a esse assunto, eu e outros tínhamos essa ideia do automático do IM ser do ECMWF pois eles referem no site ser output de modelo, e como o Aladin não deve ser que só o correm no curto prazo, sobrava o ECM.

    Mas hoje estranhei novamente as máximas baixas do automático e fui ver com mais atenção e não bate certo com as cartas de temperatura do ECMWF do próprio IM. Por exemplo para dia 5 em Beja o automático dá 32ºC de máxima, quando nas cartas às 12z é >34ºC e às 18z está na iso de 36ºC, pelo que a máxima do ECMWF será >36ºC, provavelmente uns 37 ou 38ºC para o local referido nesse dia.

    Pelo que fico sem perceber a origem dos dados da previsão automática do IM. Também pode dar-se o caso dos dados serem do ECM e serem processados por algum algoritmo não muito eficaz nesta altura do ano.
     

Partilhar esta Página