Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2010



rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
A partir de amanhã?!...não é isso que dizem os modelos...:huh:

Aqui para a região litoral, em especial a zona de Lisboa, muito "fustigada" hoje, deverá sim descer um pouco, mas também é verdade que muita parte do interior se vai manter a escaldar, e provavelmente algumas das zonas que não foram muito quentes hoje poderão aquecer mais nos próximos dias, é o que me parece!
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O dia mais extremo deverá ter sido hoje, e amanhã já estaremos a baixar ligeiramente, isto em termos gerais/nacionais, no que se refere ao pico da entrada de ar quente saariano.
Mas em termos locais, pode perfeitamente acontecer que amanhã nalgumas zonas até esteja mais quente do que esteve hoje.

ms839ens.png
 

tiaguh7

Cumulus
Registo
15 Abr 2010
Mensagens
165
Local
Porto/Bragança
segundo os modelos que tenho visto é de prever que nos próximos dias, no geral, as temperaturas desçam, mas por exemplo, em locais como no interior norte, é até possível que subam.

apesar de não perceber muito "da coisa" no capítulo técnico, com a experiência que tenho a nível das observações, tenho reparado que, a quando destas entradas de ar quente em Portugal continental, a zona inicialmente mais afectada é normalmente o Sul e depois em dias posteriores, já numa fase em que a massa de ar quente começa a ser varrida, é o interior norte que assume maior protagonismo, nomeadamente estações como a de Mirandela!

é uma pena que neste momento a estação de Mirandela não esteja a reportar qualquer valor:(
 

fog

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
89
Local
lisboa
A exuberância espanhola, seguramente acompanhada a castanholas e pandeireta, coloca hoje boa parte da Andaluzia e Extremadura em aviso laranja. Por cá, à excepção de Braga, alerta amarelo.

http://www.meteoalarm.eu/?areaname=&area=&ShowDate=&Country=&lang=ES

Das duas, uma:
1. Ou o calor chega à fronteira e, amedrontado, pára;
2. Ou tudo isto releva do triste fado de díspares avaliações e interpretações dos serviços meteorológicos.
Em que ficamos?
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
A exuberância espanhola, seguramente acompanhada a castanholas e pandeireta, coloca hoje boa parte da Andaluzia e Extremadura em aviso laranja. Por cá, à excepção de Braga, alerta amarelo.

http://www.meteoalarm.eu/?areaname=&area=&ShowDate=&Country=&lang=ES

Das duas, uma:
1. Ou o calor chega à fronteira e, amedrontado, pára;
2. Ou tudo isto releva do triste fado de díspares avaliações e interpretações dos serviços meteorológicos.
Em que ficamos?

OS valores são superiores nas províncias espanholas referidas.
Quanto aos avisos meteorológicos do IM os critérios são claros:
http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/o_tempo/sam/index.html?page=criterios.xml
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Para o modelo ALADIN do IM já espera uma descida da temperatura, em especial na região de Lisboa e Península de Setúbal que ontem ultrapassaram os 40ºC.

Ainda assim são esperadas temperaturas dessa ordem na região do interior centro.

Para amanhã a região mais quente deverá ser Trás-os-Montes.
O ALADIN espera que a região de Mirandela e região do Douro a este do Pinhão supere os 40ºC.
A ver se a estação de Mirandela emite dados amanhã.

tempzh.png


Amanhã parece um bom dia para quem quiser medir temperaturas extremas no vale do Douro, Foz Côa, Foz do Sabor, etc.
 

Kraliv

Nimbostratus
Registo
22 Jan 2007
Mensagens
1,330
Local
Lvsitania
segundo os modelos que tenho visto é de prever que nos próximos dias, no geral, as temperaturas desçam, mas por exemplo, em locais como no interior norte, é até possível que subam.

apesar de não perceber muito "da coisa" no capítulo técnico, com a experiência que tenho a nível das observações, tenho reparado que, a quando destas entradas de ar quente em Portugal continental, a zona inicialmente mais afectada é normalmente o Sul e depois em dias posteriores, já numa fase em que a massa de ar quente começa a ser varrida, é o interior norte que assume maior protagonismo, nomeadamente estações como a de Mirandela!

é uma pena que neste momento a estação de Mirandela não esteja a reportar qualquer valor:(


"...

A ver se a estação de Mirandela emite dados ...

... "




Caça com o "gato" ;)

http://meteo.aeroclubemirandela.pt/



Já agora, a TempMax de ontem no Aeródromo foi de 41,7ºC
.
 

fog

Cirrus
Registo
6 Abr 2008
Mensagens
89
Local
lisboa
OS valores são superiores nas províncias espanholas referidas.
Quanto aos avisos meteorológicos do IM os critérios são claros:
http://www.meteo.pt/pt/enciclopedia/o_tempo/sam/index.html?page=criterios.xml

Com toda a cordialidade, não são os critérios que discuto, os que se encontram no site do IM são claros e inequívocos (apesar de não se encontrar a fundamentação teórica que conduz ao estabelecimento dos mesmos, mas isso...). O que questiono são as leituras dos dados que se fazem e que subsequentemente determinam esta ou aquela previsão. Dou-lhe um exemplo: a previsão do IM da temperatura máxima para Lisboa é, para o dia de hoje, de 37ºC. Sem querer ser bruxo, apostaria que a mesma se irá situar entre os 38 e os 40ºC, o que obviamente conduziria, então, a que o distrito de Lisboa, conforme os critérios publicados no site do IM, se encontrasse em alerta laranja. É um pormenor, de acordo, é lateral, eu sei, mas já agora dir-lhe-ei o seguinte: em matéria de previsões, para mim, com toda a subjectividade que esta minha apreciação comporta - não sou "oficial" do ofício - as dos serviços meteorológicos espanhóis são-me mais credíveis. Palpite meu? Seja!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Caça com o "gato" ;)

http://meteo.aeroclubemirandela.pt/



Já agora, a TempMax de ontem no Aeródromo foi de 41,7ºC.

Ainda no outro dia recorremos a essa estação por causa da precipitação de uma trovoada que ocorreu em Mirandela, e a EMA de lá estava off.
Acontece que no que diz respeito à temperatura, parece-me que os valores são um pouco inflacionados. Provavelmente devido a uma protecção deficiente do RS.

semttulo2a.png


Naqueles dias em que a temperatura atingiu os 40ºC na estação do aerodromo, a EMA de Mirandela registou máximas em torno dos 38ºC.
Claro que isso pode dever-se à localização. No entanto o aerodromo está localizado a 400m de altitude, ao passo que a cidade de Mirandela está num vale a cerca de 230m, e a EMA a uns 260m.