Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Julho 2014

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Cada vez me convenço mais que tirando o algarve praia em Portugal é em Setembro e Outubro :D, já o pessoal do interior que esteja junto de rios pode fazer "praia" quase de Maio a Outubro.

ColdSummer.jpg




No Norte , so na primeira quinzena de setembro , os anos em que se pode fazer praia depois de meados de setembro sao raros .

Mas olha que no ano passado , a melhor altura para fazer praia , pelo menos no Norte , foi o final de junho e primeira quinzena de julho .
 


Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Mas olha que no ano passado , a melhor altura para fazer praia , pelo menos no Norte , foi o final de junho e primeira quinzena de julho .

São situações em que existe fluxo de leste, sem ser assim (que é o que tem estado a faltar este ano) é extremamente difícil fazer praia em condições. O litoral oeste já não vê o sol em condições pelo menos desde o meio do mês.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
São situações em que existe fluxo de leste, sem ser assim (que é o que tem estado a faltar este ano) é extremamente difícil fazer praia em condições. O litoral oeste já não vê o sol em condições pelo menos desde o meio do mês.

A costa da Caparica também é litoral oeste, e só hoje é que esteve nublado. Entretanto já está a limpar e a temperatura a subir.
Ontem superou os 27ºC, tal como na 4ªfeira. E na 3ª foi aos 30ºC.
Portanto, boas condições para a praia.

Hoje, o litoral norte até está limpo.

A nebulosidade de que falas tem sido mais frequente entre o Porto e o Cabo Raso, o que corresponde a metade do litoral oeste. Nessa faixa ocidental a nebulosidade no verão é extremamente comum.
 
  • Gosto
Reactions: Mário Barros

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
A nebulosidade de que falas tem sido mais frequente entre o Porto e o Cabo Raso, o que corresponde a metade do litoral oeste. Nessa faixa ocidental a nebulosidade no verão é extremamente comum.

Sim, esqueço-me sempre que o litoral a sul do tejo tem sempre as suas próprias especificidades e escapa sempre ou quase a tudo o que se passa a norte do mesmo :D. Tens razão.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
A costa da Caparica também é litoral oeste, e só hoje é que esteve nublado. Entretanto já está a limpar e a temperatura a subir.
Ontem superou os 27ºC, tal como na 4ªfeira. E na 3ª foi aos 30ºC.
Portanto, boas condições para a praia.

Hoje, o litoral norte até está limpo.

A nebulosidade de que falas tem sido mais frequente entre o Porto e o Cabo Raso, o que corresponde a metade do litoral oeste. Nessa faixa ocidental a nebulosidade no verão é extremamente comum.




Referes - te aquela nebulosidade que comum no verao junto a costa mas se andarmos 3/ 4 km para dentro ja esta sol , na zona que disseste ?

Ca no Litoral minhoto e menos frequente , eu por razoes profissionais por vezes desloco - me a zona de Espinho e no verao vejo a diferenca . Muitas vezes esta melhor para a praia aqui na minha zona .

Por outro lado , por aqui , no verao , esta zona e mais atingida por superficies frontais em dissipacao ou com alguma atividade . Mas quando isso ocorre , a nebulosidade e generalizada a toda a zona do Minho e nao apenas junto a costa .
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Mas olha que no ano passado , a melhor altura para fazer praia , pelo menos no Norte , foi o final de junho e primeira quinzena de julho .

Nem digas nada.

No ano passado cá pelo Litoral Norte tivemos dias de praia dignos dos Algarves, mas creio que foi no geral.

Nortada nem vê-la e água a superar os 20°C, daqui a meia dúzia de anos teremos um ano igual. :D

Na primeira dezena de agosto vou até Portimão, só que para já as previsões não são lá grande coisa, apontando para possível tempo de norte o qual traria mais nortada e consequente arrefecimento das águas do mar, efeito denominado de Upwelling.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Boas...

Por aqui a temperatura da agua tende a aumentar nos próximos dias, estando neste momento entre 22ºC/23ºC e daqui a 2 dias segundo o MOHID deverá entrar na casa dos 24ºC. Isto claro falando na baía de Monte Gordo e algumas zonas do Golfo de Cadiz... Com estas temperaturas aqui na zona estamos um pouco mais resistentes ao efeito Upwelling...
 

CptRena

Nimbostratus
Registo
16 Fev 2011
Mensagens
1,526
Local
Gafanha da Encarnação, Aveiro
Vai para aqui uma conversa de café. Com admins e moderadores a participar e tudo. :lol:

Cada vez me convenço mais que tirando o algarve praia em Portugal é em Setembro e Outubro :D, já o pessoal do interior que esteja junto de rios pode fazer "praia" quase de Maio a Outubro.

Caro colega Mário Barros, ponha se faz favor umas vírgulas nessa frase para ficar escrita correctamente. Há pior neste fórum, é verdade, mas um erro destes, de um moderador, não posso deixar passar. :D

Deixo então a dica: "Cada vez me convenço mais que, tirando o algarve, praia em Portugal..."
Depois, a seguir ao smiley, coloque um ponto final e inicie nova frase a partir de "Já o pessoal do interior, que esteja junto a rios, pode fazer ..." ;)
 

Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
No Norte , so na primeira quinzena de setembro , os anos em que se pode fazer praia depois de meados de setembro sao raros .

Isso é mentira, faço quase todos os anos praia até meados de Outubro. É precisamente nessa época em que a água costuma estar mais quente e a nortada não é tão forte.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Isso é mentira, faço quase todos os anos praia até meados de Outubro. É precisamente nessa época em que a água costuma estar mais quente e a nortada não é tão forte.

De acordo , é verdade que a água está mais quente e a nortada menos intensa .

Embora as temperaturas sejam mais baixas , mas aliado a esses dois fatores , talvez se esteja bem na praia , não tinha pensado nisso .

Tem é que se ter sorte nos dias , porque geralmente a partir de 22 7 23 setembro , a maior parte dos anos começa a chover bem .
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Miséria de verão porquê são raros os dias com temperaturas acima dos 35ºC, temos tido manhã nubladas, poucas noites tropicais e temperaturas acima dos 40ºC, enfim...
Ah e já agora eu trabalho na rua e ao sol ;)
 
  • Gosto
Reactions: blade e alentejano

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Miséria de verão porquê?

a resposta é simples: porque não há extremos de calor...e de preferência de forma continua, dias, semanas a fio..sim, porque no Alentejo Verão sem temperaturas recorde ou extremas não é Verão...:rolleyes: portanto,muito resumidamente o "problema" é esse, a falta de extremos de temperatura..:calor:
Eu quero ver, quando chegar o Outono/Inverno, se os Alentejanos aqui do Forum, dizem que está a ser um Inverno de "miséria" porque no Alentejo não chove como no Litoral Norte...

Quanto aos próximos dias parece que iremos assistir a um abrandamento da nortada, vamos ter uma pequena subida de temperatura para amanhã, mas não será uma situação sustentada de tempo quente por vários dias em especial no litoral, não tardarão a voltar as nuvens baixas e nevoeiros durante a madrugada e manhã ao litoral oeste.
 
  • Gosto
Reactions: Joaopaulo