Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2013

Estado
Fechado para novas mensagens.

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
muhnio.png


eu sei que ainda falta 1 semana, que ainda muda até lá, mas... :surprise:

Nada que ainda não tenha aparecido nos modelos este ano... E as tuas palavras dizem tudo, ainda falta uma semana.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Atenção que ele está a falar de Maio e não do Verão, sendo que nesta altura qualquer previsão para o Verão é muito volátil !
Na minha modesta opinião este mês não será muito quente em comparação com outros meses de Maio que já tivemos.

Quanto ao Verão em especial para Julho (é apenas um feeling meu) espero que seja torrido no sul !

Em relação aos modelos proxima semana quente, e depois quem sabe algumas trovoadas no interior, porque já vai haver muito mais calor em superficie !

Mas eu até acho que este padrão tende depois a prolongar-se pelo Verão...talvez venha ai um Julho e Agosto muito quentes..

Quanto aos proximos dias...as temperaturas vão subindo, e lá para meados da proxima semana deverá chegar uma massa de ar um pouco mais humida que se vem espalhando desde o Atlantico, e influenciará Pt continental e a Madeira.
No continente poderão surgir algumas trovoadas dispersas durante a tarde...
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Mas eu até acho que este padrão tende depois a prolongar-se pelo Verão...talvez venha ai um Julho e Agosto muito quentes..

Quanto aos proximos dias...as temperaturas vão subindo, e lá para meados da proxima semana deverá chegar uma massa de ar um pouco mais humida que se vem espalhando desde o Atlantico, e influenciará Pt continental e a Madeira.
No continente poderão surgir algumas trovoadas dispersas durante a tarde...

Mesmo assim não estou a ver isto aquecer assim tanto quanto, mas se calhar sou eu que já estou habituado a levar com Maios tórridos (literalmente) nos ultimos 20 anos !
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,452
Local
Olhão (24 m)
Mesmo assim não estou a ver isto aquecer assim tanto quanto, mas se calhar sou eu que já estou habituado a levar com Maios tórridos (literalmente) nos ultimos 20 anos !

Maios tórridos, o ano passado foi um Maio quente, mas os outros nem por isso, e os anteriores até 2008 ainda menos. Pelo menos, até dia 14 vai estar calor e até acima da média com temperaturas a rondarem entre os 26ºC e os 30ºC no Algarve, logo vai estar parecido ao ano passado, com uma pequena ressalva este ano, já levamos 1 mês sem precipitação e promete levar até Setembro/Outubro sem cair uma gota por aqui.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
E chuva nada. Que falta que já faz para as culturas mais 'superficiais'. Ano péssimo. :(

Ano péssimo? Estas te a referir a que região em concreto e com que dados? O que é para ti um ano péssimo? Já tivemos anos muito priores e estou a falar ai para o Sul porque aqui no Norte de péssimo só se foi a quantidade chuva que tivemos que não foi assim tão exagerada visto que o ano anterior tivemos um ano ai sim péssimo. ;)
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa noite a todos,
posso estar enganado, mas segundo os modelos GFS e o Europeu, a partir do dia 14/15 de maio poderemos ter sobre PT uns dias com alguma precipitação e com frio fora da época devido a potencial fluxo de Norte, ajudado a mergulhar para Sul devido à crista anticiclónica no Atlântico Norte.
Sei que faltam 228 horas, mas vamos acompanhar.Daqui a 2 semanas voltarei aqui para confirmar
 

Savn

Cirrus
Registo
30 Nov 2012
Mensagens
41
Local
Leiria
Ano péssimo? Estas te a referir a que região em concreto e com que dados? O que é para ti um ano péssimo? Já tivemos anos muito priores e estou a falar ai para o Sul porque aqui no Norte de péssimo só se foi a quantidade chuva que tivemos que não foi assim tão exagerada visto que o ano anterior tivemos um ano ai sim péssimo. ;)

Referi ano péssimo no sentido de ter chovido bastante e ter atrasado muitas culturas. Já fez 3 semanas que choveu pela ultima vez e aqui pela zona Oeste teve uns dias ventosos que secou tudo apos ter deixado de chover, e agora é calor atrás de calor. Num ano normal, daqui a duas semanas já estava a colher algumas culturas. Este ano ainda mal nasceram devido à falta de chuva (nestas 3 semanas). A partir de Maio pouco chove, o calor 'rebenta' com muita coisa e para quem nao tem algum poder de € tem que ficar a rezar pela chuva. ;)
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Pelo que se vê nos 2 principais modelos, esta semana virá alguma chuva fraca e chuviscos, mas sobretudo no litoral norte e interior norte e centro.
Depois o calor não será tão intenso como se pensava. A partir desta quarta/quinta a temperatura deverá descer um pouco.
E depois, se se confirmar, daqui a uma semana (14/15 maio), poderemos ter algum frio fora da época e alguma instabilidade.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Referi ano péssimo no sentido de ter chovido bastante e ter atrasado muitas culturas. Já fez 3 semanas que choveu pela ultima vez e aqui pela zona Oeste teve uns dias ventosos que secou tudo apos ter deixado de chover, e agora é calor atrás de calor. Num ano normal, daqui a duas semanas já estava a colher algumas culturas. Este ano ainda mal nasceram devido à falta de chuva (nestas 3 semanas). A partir de Maio pouco chove, o calor 'rebenta' com muita coisa e para quem nao tem algum poder de € tem que ficar a rezar pela chuva. ;)

eu por aqui começei a regar as minhas culturas 3 dias depois de ter chovido ( dizem que choveu durante 1 mês bem ... eu não dei por nada ... loooll) durante o mês de Março, sendo que já tinhas culturas feitas á cerca de 1 semana, quando começou a chover, mas não me afectou nada porque choveu tão pouco, terminou a chuva, veio a nortada, pronto tudo seco.
Neste momento não chove á cerca de 1 mês por aqui, a ver o que dizem os modelos no dia de hoje !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Outra depressão vinda de norte?!
Quando é que isto tem fim?
[U...RL=http://imageshack.us/photo/my-images/203/ecm12401.gif/]
ecm12401.gif
[/URL]

Se é para vir chuva e frio que semana nesse fim de semana, porque para o outro quero ver as etapas dos Alpes italianos sem chuva.
Porque uma etapa de ciclismo com chuva é um tédio total, mas sem chuva é um .... espectáculooooooo !
Quero um Anticiclone mesmo em cima dos Alpes entre 19 e 26 de Maio !
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
E o CAPE não é tudo... falta ver humidade, forcings, etc.

Caro Vince, já não devo de ser o primeiro nem o ultimo a peguntar isto, mas não seria bom, até para no futuro não haver tantas duvidas, criar um "tutorial" em relação ás trovoadas?

Uma explicação detalhada do fenomeno, apoiada com mapas lightning wizard (ou outros), para uma previsão tendo em conta todas as variáveis possiveis (tal como disse, humidade. cape, forçamento, etc...)

Explicar por exemplo como a humidade interfer, quais os minimos para haver alguma actividade electrica, isto tudo muito ao de leve, claro.

Não sei se me fiz entender, mas penso que pelo que disse, muitas duvidas e perguntas iriam ser respondidas com uma analise do proprio utilizador...


Desculpem o off...
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Referi ano péssimo no sentido de ter chovido bastante e ter atrasado muitas culturas. Já fez 3 semanas que choveu pela ultima vez e aqui pela zona Oeste teve uns dias ventosos que secou tudo apos ter deixado de chover, e agora é calor atrás de calor. Num ano normal, daqui a duas semanas já estava a colher algumas culturas. Este ano ainda mal nasceram devido à falta de chuva (nestas 3 semanas). A partir de Maio pouco chove, o calor 'rebenta' com muita coisa e para quem nao tem algum poder de € tem que ficar a rezar pela chuva. ;)


Agora entendi...mas não é motivo de preocupação pelo menos para já não chover à 3 semnanas, pois apesar de a superficie estar seca o solo na generalidade ainda tem bastantate água...até eu aqui em Braga que teve um Inverno rigoroso já tive que regar o quintal.:thumbsup:

Mas pelo que vi nos modelos, até Sexta vamos ter alguma chuva a Norte do Tejo o que é sempre bom.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.