Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Maio 2013

Estado
Fechado para novas mensagens.

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
:D

14.05.2013_19h45.JPG

Sat24.com
 


supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,244
Local
Aveiro
Tendo em conta a previsão para 10 dias do IPMA parece que temos uma segunda quinzena de Maio de aguaceiros com fartura (a começar já amanhã de manha).:rain::cold:
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,208
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Esta entrada não me parece problemática, é frio mas não tanto assim, anormal para a época, mas julgo que não a ponto de fazer estragos. Mas posso estar enganado, é apenas a minha opinião.
A anterior entrada é que acabou por causar estragos significativos no interior norte devido às geadas, esta entrada fria actual é felizmente mais fraca.

Na passada sexta-feira, e madrugada de Sábado, a geada voltou a marcar presença.
Em Várzea da Serra (950m), Tarouca, na madrugada de Sábado até parecia que tinha nevado.
As poucas batatas que já tinham despontado, ficaram chamuscadas.

Agora o frio previsto para os próximos dias vai atrasar ainda mais o crescimento, mas não deverá ter tantas consequências como a geada. Pelo menos vai chover qualquer coisa de significativo.

Mas enquanto nós vamos levar com uma enorme corrente de norte, os nórdicos vão ser presenteados com entrada de sul bastante significativa.

Temperaturas previstas para o meio dia de Domingo:

gfs9102.png


Condições óptimas para ir à Noruega ver cascatas, ou apanhar banhos de sol na Suécia e na Finlândia. :lol:
 

MeteoAlentejo

Cumulonimbus
Registo
20 Jan 2011
Mensagens
2,305
Local
Serpa
Está tudo ao contrário, os nórdicos é que deviam levar com o frio e nós com o calor.
Vamos ver se estas entradas de norte têm fim de uma vez por todas este ano e se o AA se consegue impor.
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,432
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Boa tarde! Até quando este panorama vai durar? Uma semana ou mais?
Obrigado
 

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Isto está tudo ao contrário,em vez de levarmos com ondas de calor,andamos a levar com vagas de frio(não me recordo de nenhuma onda de calor em meses invernosos).Já não sei se choro ou me rio.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Isto está tudo ao contrário,em vez de levarmos com ondas de calor,andamos a levar com vagas de frio(não me recordo de nenhuma onda de calor em meses invernosos).Já não sei se choro ou me rio.

Olá Sunrise;)

Vaga de frio não será certamente. Mas que temos tempo mais fresco é certo.
Nós temos a tendência de comparar este mês de maio com os de anos anteriores. Claramente verificamos que este é fresco. Não há dias de calor como era hábito. Mas também não é assim tão estranho encontrar meses de maio similares se olharmos mais para trás.
Estamos aqui a referirmo-nos ao litoral norte.
Hoje ainda é dia 16 e por isso até final do mês temos mais 15 dias. Calma e paciência antes de fazer o enterro do mês e dar como perdidos os dias quentes.
Claramente o que os modelos nos dão é o término da circulação do frio setentrional, para o início da semana, aqui na península Ibérica.
As depressões vigorosas posicionadas sobre a Europa nos próximos dias, irão "bombear" ar quente do norte de África para o centro, leste e norte do continente europeu. Com isso não haverá mais ar frio a circular de norte para sul nas próximas semanas.
Quanto a análises mais longínquas há que aguardar.
Certinha é a chuva de hoje e de amanhã, e eventualmente no início da próxima semana. Depois logo se verá...:thumbsup:
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Previsão para 6ª feira, 17.maio.2013

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral muito
nublado até ao meio da manhã.
Períodos de chuva, passando gradualmente a regime de aguaceiros,
que poderão ser por vezes fortes e de granizo nas regiões Norte
e Centro.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada nas regiões Norte
e Centro, em especial durante a tarde.
Queda de neve acima dos 1000/1200 metros, subindo temporariamente
a cota para os 1400 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de sudoeste, rodando para
noroeste a partir do meio da manhã, soprando moderado
a forte (30 a 40 km/h) no litoral oeste, com rajadas da ordem dos
60 km/h até ao final da tarde, diminuindo de intensidade no final
do dia.
Nas terras altas, vento moderado a forte (30 a 50 km/h) de oeste,
com rajadas da ordem dos 80 km/h até ao final da manhã, rodando
para noroeste a partir do meio da manhã.
Pequena descida da temperatura máxima.
 

Sunrise

Cirrus
Registo
10 Mar 2013
Mensagens
66
Local
Rio Tinto
Olá Sunrise;)

Vaga de frio não será certamente. Mas que temos tempo mais fresco é certo.
Nós temos a tendência de comparar este mês de maio com os de anos anteriores. Claramente verificamos que este é fresco. Não há dias de calor como era hábito. Mas também não é assim tão estranho encontrar meses de maio similares se olharmos mais para trás.
Estamos aqui a referirmo-nos ao litoral norte.
Hoje ainda é dia 16 e por isso até final do mês temos mais 15 dias. Calma e paciência antes de fazer o enterro do mês e dar como perdidos os dias quentes.
Claramente o que os modelos nos dão é o término da circulação do frio setentrional, para o início da semana, aqui na península Ibérica.
As depressões vigorosas posicionadas sobre a Europa nos próximos dias, irão "bombear" ar quente do norte de África para o centro, leste e norte do continente europeu. Com isso não haverá mais ar frio a circular de norte para sul nas próximas semanas.
Quanto a análises mais longínquas há que aguardar.
Certinha é a chuva de hoje e de amanhã, e eventualmente no início da próxima semana. Depois logo se verá...:thumbsup:

No ano passado já me tinha queixado do mês de Maio que não tinha sido como em anos anteriores,nunca pensei que este ano fosse piorar.Nos últimos anos Maio tem sido tórrido,este ano o AA está muito fraco e pelo que vejo em modelos dos próximos trimestres a coisa não se augura melhor.Estou a ver que este ano praia nem vê-la!Agora um off-topic,és Enfermeiro não és?
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Pelo que vejo no modelo GFS, até o final de maio e início de junho o tempo estará instável e com pouco calor, ou seja será fresco.
Pode haver alterações,até porque 384 h é muita coisa. Mas parece-me que a península ibérica será alvo de alguma instabilidade e com o AA fraco.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes.


Sinóptica

Para amanhã uma perturbação aprofunda-se, e desloca-se desde NW atravessando PT continental de NW para SE.

Associada a esta perturbação, ar muito frio ( até -28ºC aos 500hpa) e tropopausas anormalmente baixas geram forte instabilidade nos níveis baixos e médios.
Na dianteira da bolsa de ar frio, um ramal forte do jet polar exerce até 40kts de shear entre os 0 e os 6km, e bolsas de vorticidade circulantes na periferia do jet causam forçamento dinâmico.

Nos níveis baixos, uma bolsa de ar mais húmida Atlantica afecta nomeadamente a dianteira da perturbação, inestabilizando a atmosfera, e colocando-se imediatamente por baixo da faixa de mais shear.

Teremos CAPE a aproximar-se dos 500-700J/Kg com TT índex perto de 55ºC, valores muito significativos tendo em conta a tropopausa baixíssima ( 450hpa), os gradientes verticais intensos e a presença de forçamento dinâmico e shear moderado a forte garantem a ocorrência de actividade convectiva por vezes moderada a forte.

Na região noroeste, mais próxima ao núcleo da depressão, o shear será mais fraco, sendo que a convecção será mais em regime pulsante, com risco de granizo e precipitação localmente forte, sob forma de neve nas terras altas acima dos 1000m.

No litoral centro , shear moderado a forte de caracter unidirecional e convergência de ar mais humido proporcionarão maior organização convectiva, com possibilidade de um evento de training com precipitação excessiva ou granizo severo.

Resumo

Amanhã prevê-se um dia de bastente instabilidade, a norte/noroeste esta será mais em regime pulsante, com possibilidade de precipitação por vezes forte e granizo.

No litoral centro, as hipóteses de ocorrência de granizo/precipitação por vezes fortes associadas a células mais fortes aumenta devido ás condições termodinâmicas e dinâmicas favoráveis.


l5wtCGs.png



Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Laranja
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Granizo
- Precipitação forte
- Rajada/gust front ( baixa probabilidade)
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
Este mês de Maio, está a ser igual a outros Maios que tivemos no passado. Muitos é que ficam com a ideia do Maio do ano anterior é que foi um Maio normal, está fresco está, mas mais vale estar fresco do que calor. Ainda, por cima, no Algarve o Abril e Maio teem sido meses atípicos, desde de 4 de Abril que não registo 1 mm de precipitação, e desde que tenho o blog não tenho memória de ter um Abril e Maio tão secos como este ano.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Não concordo. Na minha modesta opinião , hoje não é um dia de Maio igual aos outros dias de Maio, dos Maios que temos tido. E olhe que a minha Estação favorita é a Primavera, portanto não gosto só de calor tórrido e tempo mega seco.
Quid Juris

Normais Provisórias de 81-2010 -- Média das Máximas
- Porto: 20,1 º C
- Aveiro: 20,2 º C
- Lisboa: 22,1 º C
- Beja: 24,3 ºC
- Faro: 22,8 ºC

É para verem os grande calores de Verão que é hábito no mês de Maio como alguns vêm dizendo (fazer parecer) neste mês de Maio !
Está mais fresco que o normal mas nada do que tentam fazer parecer !
 
Estado
Fechado para novas mensagens.