Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2012



trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Pois na previsão a 10 dias do IM aparece Domingo 11 com 26ºc de máxima e Segunda com 27ºc, e temperaturas máximas até lá nos 21/22ºc já a partir de Quarta, isto para Faro. Bom podem dizer-me que é uma previsão a 10 dias e até lá muita coisa muda mas parece-me certo temperaturas acima dos 20ºc já a partir do meio da semana que vem.
26º/27º para Faro nesta altura do ano é muito e ainda mais com a seca em que estamos.
As cartas a curto/médio/longo prazo estão um pesadelo!
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Pois na previsão a 10 dias do IM aparece Domingo 11 com 26ºc de máxima e Segunda com 27ºc, e temperaturas máximas até lá nos 21/22ºc já a partir de Quarta, isto para Faro. Bom podem dizer-me que é uma previsão a 10 dias e até lá muita coisa muda mas parece-me certo temperaturas acima dos 20ºc já a partir do meio da semana que vem.
26º/27º para Faro nesta altura do ano é muito e ainda mais com a seca em que estamos.
As cartas a curto/médio/longo prazo estão um pesadelo!

Penso que esta projecção de calor em Março vai ser bom para ajudar á convectividade no mês de Abril.
Calma que este ano espero convectidade forte algures entre a 2ª quinzena de Abril e 1ª quinzena de Maio ...
Esperem e verão .... mal de nós se eu estiver enganado ....

Já agora em Lisboa e no litoral Norte em apenas 3 dias já choveu cerca de 25% do valor normal para este mês !!!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
O output do IM já corrigiu e já colocou temperaturas mais lógicas, afinal eu nunca segui o output do IM porque considero que tem alguns erros de previsão. Sigo o Foreca que segue o ECM e a temperatura mais alta que dava ontem era 22ºC para Faro nesse dia que o IM coloca 27ºC. Sigo o output da Aemet para Ayamonte e a temperatura mais elevada é os 22ºC sexta-feira dia 9.

Logo não espero mais que 23ºC na próxima semana no Algarve e mesmo assim tenho sérias dúvidas que chegue lá.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Previsão a 10 dias do IM, nomeadamente na cidade de Faro, se bem que a maior parte do sul tem temperaturas nessa ordem previstas !!

Certamente algum erro, já bem mais baixas as temperaturas agora previstas, nomeadamente em Faro não estão previstos mais que 21ºc...no interior certamente poderemos ter máximas acima dos 20ºc, mas não muito mais que isso...

De resto esta semana apenas nos poderá reservar precipitação escassa no NW lá para 3a feira...daí para a frente com a proximidade do AA é uma limpeza...
Atenção que o calor pode ser o nosso convidado de honra para a convectividade habitual nos meses de verão...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
À medida que a semana vai passando, o "calor" vai-se instalando, sendo que para o fim de semana, segundo os principais modelos, espera-se vento (muito) fraco, associado a uma corrente de SE (devido à posição do anti-ciclone), geopotenciais bem altos no continente, portanto dias bastante agradáveis em termos de temperaturas... Máximas acima dos 20 certamente (embora não muito, mas ao sol já se deverá sentir o "calor" a apertar...). De facto, com o "calor" a instalar-se, os episódios convectivos poderão começar a aparecer a qualquer momento... :)

Até lá, é AA a rondar as nossas zonas...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
À medida que a semana vai passando, o "calor" vai-se instalando, sendo que para o fim de semana, segundo os principais modelos, espera-se vento (muito) fraco, associado a uma corrente de SE (devido à posição do anti-ciclone), geopotenciais bem altos no continente, portanto dias bastante agradáveis em termos de temperaturas... Máximas acima dos 20 certamente (embora não muito, mas ao sol já se deverá sentir o "calor" a apertar...). De facto, com o "calor" a instalar-se, os episódios convectivos poderão começar a aparecer a qualquer momento... :)

Até lá, é AA a rondar as nossas zonas...

Em relação à direcção do vento apostaria mais numa corrente inicialmente de N que vai rodando para este à medida que o AA vai avançando em direcção a leste...entrando na Península...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Melhor esperar deitado pela convectividade. Em Março não haverá nada, em Abril talvez, em Maio um ou outro dia, mais do que isso é sonhar e desde Dezembro que dizem vem aí a mudança é agora e ela nunca vem tal vai acontecer com a convectividade. O vento no fim de semana vai ser moderado e talvez forte de leste no Algarve.

Vendo o GFS até 20 de Março não existe precipitação prevista no Centro e Sul de Portugal.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Melhor esperar deitado pela convectividade. Em Março não haverá nada, em Abril talvez, em Maio um ou outro dia, mais do que isso é sonhar e desde Dezembro que dizem vem aí a mudança é agora e ela nunca vem tal vai acontecer com a convectividade. O vento no fim de semana vai ser moderado e talvez forte de leste no Algarve.

Vendo o GFS até 20 de Março não existe precipitação prevista no Centro e Sul de Portugal.

Não é verdade, na run de controlo do GFS já temos bastante precipitação para dia 16 de Março...em todo o continente...não estou com isto a dizer que será o que vai acontecer, mas se a longo prazo devemos ter cautela quando as noticias são animadoras...o mesmo devemos fazer quando se mantém o padrão de AA---
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Atenção já que nada disto é normal pelo que também já não acredito em normalidade daqui para a frente. Primavera? Verão? ...só um pouco pelas temperaturas que logicamente aumentarão, agora no resto...
Quem me garante que não possamos ter uns 200mm em Abril...,ou um mês de Verão bastante chuvoso, pelo menos um! Temos um AA forte há já quase 4 meses, mas será que continuará assim mais uns 6 meses?
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,193
Local
loule-caldeirao
Vendo o GFS até 20 de Março não existe precipitação prevista no Centro e Sul de Portugal.

Eu já só vejo de dia 20 e tais em diante pois até lá parece quase certo a continuação de um cenário seco e com aumento das temperaturas.
Todos nós temos de admitir que isto começa a ser agudizante mas resta-nos acompanhar os modelos e esperar por melhores dias.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Só faltava depois do Dezembro, Janeiro e Fevereiro que tivémos,
vir agora um Março género 1997 .
E para já, o resto da 1ª quinzena aponta para algumas semelhanças
nessa cereja em cima do bolo do nosso descontentamento que tem sido este Inverno.
Inverno perdido , é o que é.
Para o ano há mais !