Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2015

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Depois vêm as tão esperadas (por uns) células com aguaceiros e trovoada. Ainda não está, no entanto, definido onde vão ser mais prováveis. Mas segundo as últimas saídas dos modelos, aposto no Centro e no Sul. :intrigante:

rwrRkr1.png


TaLgTYw.png
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Vamos lá ver se a depressão não desce demasiado em latitude e não vai tudo para a Andaluzia, como já está a ser modelado na última run.
Comparem as duas cartas nas mensagens acima, a primeira a 120h de distância colocava às 12 horas de dia 17 o centro à latitude de Aveiro; a segunda a 84h já o coloca perto de Setúbal... :hmm:
Poderá ser uma aceleração do movimento mas também uma trajectória mais a sul, aqui a crista anticiclónica que se restabelece a norte ditará o percurso à última da hora.

É uma depressão isolada do fluxo zonal (cutoff) e essas são sempre bastante erráticas de prever nos modelos a mais de 96/120 horas. De qualquer forma já baixámos disso e é mais que certa. Olhando para os ensembles do GFS por ex, a tendência nem parece ser a Andaluzia, parece estabelecer-se bem a Sudoeste, embora já numa fase de enfraquecimento.

gKaWfBR.png


E como é normal neste tipo de depressões é lotaria saber aonde há mais instabilidade e chuva. Mas a tendência é da metade sul de Portugal continental, mas sempre um bocado errática e aleatória.
De qualquer forma é de salutar uma entrada destas no início da Primavera com uma cutoff a abrir as "hostilidades" na próxima semana, afinal é isso mesmo a típica Primavera.

Seria bom que fosse um padrão que se mantivesse algum tempo. Não podemos é esperar que a Primavera "corrija" à posteriori os "erros" do Inverno, inundando tudo de água :) Geralmente quando isso (raramente) acontece também não é lá muito bom.

O Inverno foi frio e seco, nada a fazer, faz parte do nosso clima também. Tem até certa regularidade que às vezes me espanta as pessoas se surpreenderem muito com isso. Uma seca pelo menos moderada acho que é o expectável que teremos pela frente. Surpreendente acho que seria o inverso.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Impressionantes os valores de precipitação para Faro e o Sul em geral , segundo o GFS ,para a próxima semana . Tipicamente mediterrânico . Cut - off a antiga em perspetiva ?

Por outro lado , o Litoral Norte caminha a passos largos para um dos meses de marcos mais quentes e secos de que ha memoria .
 
  • Gosto
Reactions: StormRic

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Muito boa, esta saída das 12 do GFS, a colocar bastante precipitação no Sotavento Algarvio, com fluxo de SE, tudo é possível, neste cantinho, sendo Olhão a localidade com mais precipitação quase 85 mm. :rolleyes: Mas, isto anda tudo muito volátil, tanto pode cair na zona, como cair na Andaluzia, mas já ontem o GFS mostrou a run das 12 com cerca de 50 mm, depois retirou. Por isso, alguma chuvinha vai cair nesta zona. :D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para 3f espera-se o regresso da instabilidade, com possibilidade de aguaceiros e/ou trovoadas pontualmente fortes em especial no sul e sudeste do território.

Analise/Discussão


Em altura uma cut-off move-se desde NW e torna-se estacionária a oeste/sudoeste de Sines, no seio da perturbação uma massa de ar de origem polar ( T500<-25ºC) deverá aproximar-se do território.
Durante o dia de 3a, uma short wave associada á cut-off deverá afectar a região sul, com forte forçamento dinamico previsto, assim como uma aceleração do fluxo nos niveis médios e altos.

Á superficie, em resposta, uma area de advecção de humidade ( LLJ até 70km.h aos 950hpa) deverá começar a organizar-se, com fluxo de SE de origem Mediterranea e no Golfo de Cadiz a introduzir ar com dewpoint acima de 10ºC pelo litoral SW, Algarve e Baixo Alentejo.
Uma frente fria deverá avançar lentamente de oeste durante o periodo.

A entrada de humidade, o aquecimento diurno e o arrefecimento em altura deverão gerar instabilidade, com CAPE até 400-600J/Kg e TT até 55ºC, a presença de convergencia associada á frente fria e ao LLJ nos niveis baixos, e a ampla divergencia em altura deverão criar um ambiente favoravel á organização de varios segmentos convectivos lineares.

Valores de shear rotacional até as 15-25m/s entre os 0 e os 6km deverão ser favoraveis á organização das células em sistemas multicelulares lineares com possiveis fenomenos de training.

Após a passagem da frente fria, convecção de caracter pulsante deverá continuar a surgir em especial nas regiões proximas ao litoral sul e sudoeste.

Há assim condições para a ocorrencia de precipitação excessiva, rajadas pontualmente severas e granizo, sendo que coloquei um nivel laranja marginal para o extremo sudeste devido não só a um overlay favoravel dos parametros termodinamicos como tambem á boa resposta por parte dos modelos, o que eleva a confiança na previsão.

y3YIoZL.png
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

as previsões do IPMA até são boas, amanhã chuva generalizada mas com mais expressividade no Centro/Sul, para quarta feira não discrimina regiões na sua previsão.

Os modelos não estão nada de especial em termos de precipitação prevista mas nestas situações de "lotaria" podem ocorrer algumas células que descarreguem 20/30 mm numa determinada região e a alguns km de distância só chuva fraca ou até pode nem chover, vamos ver..

IPMA:

Previsão para 3ª feira, 17.março.2015

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes,
de granizo e acompanhados de trovoada nas regiões Centro e Sul.

Queda de neve acima de 1000/1200 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, sendo
temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral oeste e
nas terras altas até ao final da manhã, tornando-se gradualmente
do quadrante leste a partir do final da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima no litoral e descida
da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul.

GRANDE LISBOA:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros, que poderão ser por vezes fortes,
de granizo e acompanhados de trovoada.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, sendo
temporariamente moderado a forte (30 a 45 km/h) até ao final da
manhã, tornando-se do quadrante leste no final do dia.
Pequena subida da temperatura mínima e descida da temperatura máxima.

GRANDE PORTO:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva ou aguaceiros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante sul, tornando-se
do quadrante leste a partir do final da tarde.
Pequena subida de temperatura.

ESTADO DO MAR
Costa Ocidental: Ondas de oeste com 2 a 3 metros, passando a ondas
de noroeste no final do dia.
Temperatura da água do mar: 13/14ºC
Costa Sul: Ondas de sudoeste com 1 a 1,5 metros.
Temperatura da água do mar: 15ºC

METEOROLOGISTAS: Cristina Simões/Ricardo Tavares.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA.

Atualizado a 16 de março de 2015 às 6:32 UTC

Previsão para 4ª feira, 18.março.2015

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que poderão ser de granizo e acompanhados de trovoada,
em especial até ao final da tarde.

Queda de neve acima dos 1000/1200 metros, subindo gradualmente a cota
para os 1200/1400 metros.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante norte, soprando
temporariamente moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral a sul do
Cabo Carvoeiro.
Nas terras altas das regiões Centro e Sul o vento soprará moderado
a forte (30 a 45 km/h) do quadrante leste.
Pequena descida da temperatura mínima no litoral e pequena subida no
interior.
Pequena subida da temperatura máxima nas regiões Centro e Sul e
pequena descida na região Norte.

METEOROLOGISTAS: Sandra Correia/Bruno Café.
INFORMAÇÃO DO INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Atualizado a 15 de março de 2015 às 11:40 UTC

http://www.ipma.pt/pt/otempo/prev.descritiva/
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,157
Local
Belas
Situação dos próximos dias:

- Cutoff que chega a Portugal com núcleo perto de Lisboa, cerca de 1008 hPa e ao longo do dia 17 e 18 desloca o núcleo para o sul do Algarve, já com 1010 hPa
Podemos esperar 2 frentes, uma delas mais intensa, a frente fria que chega às 05h a Lisboa e ao 12h já está a sair do território pelo Alentejo

NFozXl1.png

ERcrNb4.png

6Ur1Nqh.png


Y2VlDPI.png

7I0kWxl.png

OrxB6hi.png

PlUZKgb.png


- Já no dia 19 parece que a depressão faz um ligeiro cavamento, passando a 1004-1006 hPa, juntando-se a outra vinda do Norte de África
Algarve não se vai poder queixar de chuva!

m8dY29D.png

02wh5oP.png


- Depois de terça feira vêm os aguaceiros alheios e pós-frontais comuns, a rotação da depressão quase fixa no Algarve continua a alimentar chuva para o centro e sul do país ao longo dos dias. O norte pode esperar muitos poucos pingos...

- A cutoff parece persistir, a peninsula ibérica parece ficar quase isolada, sendo que, apesar de ser distante, pelo dia 22 de Março junta-se outra depressão desta vez vinda da Espanha e ainda ajudada pelo braço de outra depressão vinda do norte, isto parece o festival...

HVTCI0E.png

hYy71bD.png


O problema é que a chuva vai toda para Espanha, quase de certeza!
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,167
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O problema é que a chuva vai toda para Espanha, quase de certeza!

Esta frase resume muito bem as expectativas. :dry:

Com uma "anomaliazinha" negativa mesmo na costa ocidental, não espero actividade eléctrica excepto no interior e costa sul. A situação está o inverso do que esteve no outono em que qualquer perturbação que se aproximasse produzia logo trovoadas e fenómenos extremos.
Note-se no entanto que a distribuição das temperaturas oceânicas está finalmente a evoluir e começou a aparecer uma crista positiva passando pelos Açores. Daí a última frente ter prosperado e não ter secado pelo caminho.
3RF03ot.gif
 
  • Gosto
Reactions: guisilva5000

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,441
Local
Olhão (24 m)
Os modelos, mesmo a poucas horas, existe muita indefinição, em relação, à quantidade de chuva, se numa run, diz 30 mm, na outra pode dizer 70 mm ou mais, cada run é sempre uma novidade, embora na minha opinião, o Sotavento Algarvio é quem tem mais chances de ter precipitação elevada e que pode fazer do Março, um mês chuvoso por estas bandas. Agora, se formos a ver os modelos todos, cada um indica uma situação, o Hirlam coloca mais na Andaluzia e mais no mar, nestas situações tanto pode estar uma célula no mar a descarregar, como pode estar uma célula a descarregar em terra, só mesmo em nowcasting se saberá. Mas, um aviso amarelo durante os próximos dias, não seria mau pensado pelo menos, no Algarve.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,157
Local
Belas
O evento parece que acalmou, pelo menos para o centro. Só deve chover praticamente na terça mas é o dia todo, podemos ter acumulados "bons", isto é, razoavéis para tanto tempo sem chuva. Na quarta um ou outro chuvisco pode aparecer, muita nebulosidade e na quinta já poderemos ver céu limpo (de manhã). Isto falando em Lisboa.

Norte do país deve ter 1mm de chuva com este evento :lol: e o sul pode muito bem aproveitar a chuva já que para agricultura deve estar um bocado mau.

Desde 21 de Fevereiro não chova >1mm, o que agrava bastante a seca do país, já que em Fevereiro maior parte do território encontrava-se em seca fraca, e não sei se esta chuva vai salvar o mês de Março de uma seca moderada...

As minhas expectativas para ver o eclipse subiram muito com estas saídas, CÉU LIMPOOOOOOO!!!
9Mh8j9v.png

reolAHq.png

OH MEU DEUS, A CHUVA NO GIBRALTAR, EU VEJO ALI 80MM? :scared:O.O Isto é muito longínquo mas nunca tinha visto o GFS com 80mm
PS: Alguém me pode dar conselhos de como fotografar um eclipse, é que nunca fiz tal coisa e gostava de saber alguns aspectos, principalmente reduzir o brilho intenso do sol.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: StormRic