Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Novembro 2013

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não há razão para tanto desespero, períodos anticiclónicos, quentes e relativamente secos são normalíssimos durante o mês de novembro.

O panorama não é muito animador no curto/ médio prazo, vai continuar o tempo ameno e seco a sul, que se deverá estender ao norte do país a partir de sábado.

A longo prazo, começa-se a intuir no ensemble do GFS uma alteração de padrão global, com vários membros a apontarem para a negativização da oscilação ártica, AO, a partir de dia 20, altura em que deverá ocorrer a primeira descarga a sério de ar frio a latitudes mais baixas.
 


boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Isto de agradar a Gregos e a Troianos......:huh: ! Complicado minha gente. Uns pedem chuva outros pedem sol, uns pedem calor outros frio..vai-se lá fazer o quê?????

Na minha terra ( e não só) costuma-se a dizer que "quem não chora não mama" mas na meteorologia não resulta porque o tempo que queremos vem quando tiver que vir :thumbsup:. É simples. :D

Voltando ao que interessa....bem pelo menos até Quinta ou Sexta tempo molhado e ameno aqui pelo Norte, já para o Sul mais o ameno apenas.
Bem parece que as mínimas vão desce mais um pouco. A ver vamos

Boa noite
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Pelo que vejo dos modelos parece que existe mais condições para termos uma entrada fria no médio/longo prazo do que uma entrada atlântica mais húmida. Parece que a tendência é para uma entrada continental de Nordeste/leste mas a tanta distância nada é certo.
Quanto aos próximos dias parece que será bem ameno com máximas nos 19º/20º ou quiça mais. Segundo as previsões vamos ter lestada a partir do início da próxima semana o que poderá significar temperaturas mais elevadas no litoral oeste. O anti-ciclone estará bem em cima de nós, centrado no Norte da Península e com geopotencias altos.
 

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Nos prazos mais distantes parece que vai haver movimento das altas pressões em direcção ao pólo. Portanto vamos ter NAO negativa na 2ª quinzena do mês.

Gosto bastante disso, é sempre bom sinal quando acontece. Há muito que o AA não vai pra Islândia ou Gronelândia.
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Nos prazos mais distantes parece que vai haver movimento das altas pressões em direcção ao pólo. Portanto vamos ter NAO negativa na 2ª quinzena do mês.


Pois é...mas como dizes é nos prazos mais distantes!!! :)
Mas que era bom era..vamos esperar que se confirme nos prazos mais para a frente ;).

Boa noite
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Na estratosfera não se vê quase nada, a onda é muito fraca mas teremos uma onda de Rossby bastante forte no pacífico. Aliás vamos ter 2 ondas, a outra interessante será sobre o mediterâneo central e oriental com bastante chuva.

Nos prazos mais distantes aparece uma configuração de altas pressões no atlântico a estabelecerem um bloqueio com as altas pressões da gronelândia. Dá ideia que a onda do pacífico perturba de tal modo toda circulação polar que poderemos ter vários meandros.

Vamos acompanhando a ver se apanhamos um destes meandros e temos uma mudança para tempo mais de norte e bastante mais frio ou chuvoso de sudoeste.
 
M

Membro excluído 274

Lamentávelmente vejo AA até onde os modelos alcançam... pelo menos até dia 20 está tudo perdido... :angry::angry::angry:

A Europa está muito quente ainda com uma anomalia para mais (claro!) brutal!

temp4.png


É uma pena, estamos 9 meses por ano à espera do Inverno e depois é isto! :angry::angry::angry:

Para deprimir mais um pouco, mapa de precipitação:

prec4.png


Aguardemos!
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Novembro ameno pelo menos por aqui é normalíssimo, com máximas a chegar aos 20ºC.Portugal é isto, calor a chegar cedo vários anos, em Abril e as máximas só descem dos 20ºC em Dezembro.
E o Inverno nem sequer começou...Falta mais de 1 mês.
Venha o Verão de S.Martinho, já que não se pode ter o tempo que se deseja, que se aproveite o tempo que se tem.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Novembro ameno pelo menos por aqui é normalíssimo, com máximas a chegar aos 20ºC.Portugal é isto, calor a chegar cedo vários anos, em Abril e as máximas só descem dos 20ºC em Dezembro.
E o Inverno nem sequer começou...Falta mais de 1 mês.
Venha o Verão de S.Martinho, já que não se pode ter o tempo que se deseja, que se aproveite o tempo que se tem.

As normal climatológicas mostram que o unico sitio onde é normal chegar aos 20º C em Novembro é no Algarve em que segundo as normais climatológicas de Novembro no período 81-2010 é de 19,6 ºC. Nos restantes sitios as temperaturas de máxima não passam dos 19ºC como por exemplo Lisboa e Beja a terem máximas na ordem dos 18 ºC !

Agora se me perguntar, se é inédito este tipo de temperaturas acima dos 20º C .... aí eu já respondo não nem por sombras, sendo que este mês por vezes tem grandes Verão S. Martinho que o valor extremos da máxima alcançado é na ordem nos 29 ºC no Sul e cerca de 26ºC no Norte !

E apesar de este mês vir a ser acima da média em termos de temperatura nem por sombras me parece (neste momento) que se possam vir a alçancar valores dessa ordem até porque geralmente isso apenas é possivel (penso eu) quando o Outubro ainda é uma extensão do Verão (quente e seco) e a primeira metade segue o mesmo trâmite (em numerosas zonas já existe muita humidade e orvalho que faz baixar a temperatura superficial !

PS: Pelo menos para mim este Outono tem sido uma seca tremenda, sem nada de realçe com excepção de um dia em que choveu cerca de 40 mm e fez muita trovoada, coisa rara por aqui nos ultimos anos.
Já agora por aqui hoje em dia existe muito menos trovoada ao contrário de antigamente !
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
Eu já ia invocar as normais mas o Aurélio fez isso antes de mim :)

Mas uma coisa, quando se fala em temperaturas quentes toda a gente vai logo pensar nas máximas, e esquecem-se das mínimas.

Se formos ver a normal do ipma para o Porto de Novembro, então vemos que as máximas estão até muito ajustadas considerando-se que estamos no início do mês, uma vez que a normal da máxima é 16,9 C e que temos tido efectivamente máximas nesta ordem, por vezes a chegarem aos 18 C como hoje mas mais vulgarmente a manterem-se perto dos 17,5 C.

Mas as mínimas... que desastre, a ir pelo mesmo caminho que Outubro... a normal de mínima para Novembro é de 8,8 C e dificilmente temos mínimas abaixo dos 15 C (excepcionalmente hoje tivemos 14,9 segundo o isep, mas geralmente é um valor mais alto que este).

A impressão que tenho, aliás, a ler os outros threads, é que o Porto, ou mesmo o litoral norte como um todo, tem tido as mínimas mais altas do país, sendo que as máximas estão mais ou menos equiparadas.

Aqui para o norte, se é inédito... bem, basta lembrarmo-nos de 2011, mas eu tenho a impressão que nem este foi assim tão quente em Novembro, mas estou a falar por alto sem ver os dados, por isso posso estar enganada. Inédito não será, mas tem sido raro até então.

Segundo os esquemas apresentados pelo Flaviense, na Rússia é que a anomalia é maior, é isso? Se assim for, será melhor não falarmos que isso é assim porque em Portugal é assim, uma vez que a escala deste problema será evidentemente maior que esta...
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Só para não alongar muito neste assunto(Às vezes é difícil não fazer offtopic :D ),quando digo que é normal ter 20ºC aqui, não digo que é a média de temperaturas. Em Agosto a média é 28ºC, e é normalíssimo ter 35ºC alguns dias. As médias são feitas, como já muitas vezes foi dito, por anos superiores à média e outros inferiores.

E outro pormenor: Estava a falar da primeira quinzena de Novembro(apesar de não ter referido). A média sendo feita mensalmente,e sabendo que a primeira quinzena em termos de temperaturas é bem diferente da 2ªquinzena, então se fizéssemos uma média da primeira quinzena apenas em Lisboa seria superior aos tais 18ºC, mais uma demonstração que os 20ºC que falava são banais nesta altura.
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Aqui este Novembro já bateu os últimos 3 anos em dias com máximas acima dos 20,0ºC altura desde que tenho registos...vou já com 6 dias com máximas acima dos 20ºC e vai continuar pelo menos toda a semana que vem! Quanto a modelos e previsão de chuvas enfim é mau de mais e não vejo mudança nenhuma como falaram aqui para trás!! Vai ficar muito aquém dos registos dos últimos 3 anos em que superei largamente os 100mm não é por nada que é um dos meses mais chuvosos por aqui! Teria de cair diluvios em poucos dias para ter a média este mês...
 

Névoa

Nimbostratus
Registo
16 Set 2013
Mensagens
686
Local
Senhora da Hora
O desvio então demonstra justamente quanto cada valor diário estará afastado da média. Já agora, são 3 as normais apresentadas pelo ipma em cada mês, o da máxima, média e mínima.

Estou ainda para fazer o desvio de Outubro passado em relação a sua normal, mas posso adiantar que, segundo os dados que tenho acesso, foi grande para as mínimas no Porto. Acho que em Novembro não será tão mau, mas o início não foi nada razoável, o desvio é acentuado.