Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas noites:)
A jeito de analise rápida...

........GFS/HIRLAM............

Estes modelos estão a colocar uma situação interessante para o fim de semana..sabado teremos a aproximação de um cavado, com uma boa advecção de ar TM no bordo E e uma frente fria de moderada actividade associada a um nucleo de baixa em dissipação a N da Galiza...
A frente progride para E aproximando-se do extremo NW de Portugal durante a noite de sabado para Domingo.
No Domingo teremos outra situação interessante...A W/WNW da Galiza uma perturbação embebida noutra area de advecção tropical Progride rapidamente para E/ENE interagindo com um cold core em altura, tambem associado á ondulação do jet/cavado..a combinação de massas de ar com elevado potencial á superficie com o frio em altura e divergencia, associada ao jet, nos niveis altos leva a processos de intensificação rapida, com a baixa resultante a cruzar o extremo norte da Galiza perto das 1800z de Domingo.

Este sistema secundario tornar-se-há dominante, absorvendo a frente que se aproximava do nosso territorio, logo na manhã de Domingo....assim teremos uma linha ocluida ou uma "overruned cold front"...pacivel de gerar precipitaçõ forte devido aos forcings e grande dimamica vertical e das proprias massas de ar, sob forte advecção de vorticidade...sem esquecer os efeitos orograficos resultantes da interacção da frente com as terras altas do norte e centro

Resumindo, teremos um Domingo ( especialmente a norte do Tejo) com precipitação por vezes forte a muito forte ( 40 a 80mm podendo ser superior em alguns locais) e ventos fortes de SSW rodando para WNW ( estes ultimos dependendo do cavamento exato da depressão, que pelo que se tem visto supõe-se algures por volta dos 980hpa...mais perto teremos maiores certezas).

Situação, portanto, a acompanhar;)

.............................

No médio prazo, teremos uma semana dominada pelo fluxo zonal, em que o territorio ficará sob massas de ar TM que circulam no bordo E/NE/N do AA, em interacção com as baixas extratropicais que dominam o atlantico norte (nada mais que frentes de actividade em geral fraca).
Assim sendo espero que, até 5f/6f, o tempo esteja ameno e com alguma nebulosidade...a precipitação será ocasional, especialmente no Norte...e os ventos serão de componente W.

O final da semana trará a entrada de uma nova crista anticiclonica, e fluxo de E/SE com bom tempo e subida, possivelmente acentuada das temperaturas...isto segundo as tendencias actuais do GFS.

.............................

Um pequeno side note...o ECMWF tem andado pouco fiavel..e agora anda a deparvar no medio/longo prazo ( sim...mais que o costume:lol:)...por isso não se fiem nele..pelo menos nos proxs dias:thumbsup:

Boas...
A situação mantem-se actualmente algo similar á antecipada ontem, apenas com a tendencia de calor no fim de semana um pouco enfraquecida e com possibilidade de ocorrencia de uma outra frente, 5f76f, de actividade moderada a forte, essencialmente a norte do Mondego.
Resumindo, a proxima semana talvez seja um pouco mais chuvosa e instavel, com maior dominio da zonal do que esperava ontem...e o fim de semana, mais fresco embora solarengo, especialmente durante a noite, devido á não entrada de uma massa de ar quente vinda de SE, mas sim á permanencia de ar mais fresco e seco vindo de N/NE , devido á posição do AA ( isto especialmente na zona norte)...mas isso mais tarde veremos..;)

........................

Neste Domingo, segundo o GFS/12z e a ultima saida do HIRLAM, continua o cenário de ciclogenese , com algum risco a nivel de vento/chuva e ondulação, especialmente no norte e centro...com enfase para as regiões montanhosas e o litoral NW.
O ECMWF mantem, curiosamente, um cenario estranho e pouco plausivel a nivel macrosinoptico no medio e longo prazo...mas talvez até esteja num caminho não muito errado quanto á ciclogenese de Domingo...este modelo não "faz" uma depressão, mas sim uma perturbação com circulação aberta a norte, fundida com a baixa/vortice em altura a NW, o que poderia ser benévolo...apesar de tudo é um modelo que está só, já que os outros dão plena identidade á baixa...
Pode ser que a baixa acabe por ser mais fraca, algo como uma fusão entre o cenário do ECMWF e do GFS ( aliás..é visivel que o GFS retrocedeu um pouco).

Por outro lado, pondo de parte os modelos, há que não esquecer que a dinamica atmosferica é favoravel a uma ciclogenese mais forte, e não é a primeira vez que o GFS retrocede mas depois acaba-se por dar o cenario primeiramente previsto, logo, há que manter atenção na fase de nowcasting, logo a partir da noite de sab-dom, pois como disse este é um sistema daqueles mais imprevisiveis e complexos, muito diferente de uma tipicamente "bem comportada" frente ou de outro sistema estavel e menos dinamico:thumbsup:
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde ... analisando os modelos teremos festa a norte e espera a sul, pois esta frente não deverá dar nada ao sul, molhando porventura o chão e apagando o pó !!
Olhando ao médio prazo e longo prazo o GFS mantém a circulação zonal com varias frentes afectando o norte mas deixando sem nada o sul.
Ideia diferente tem o ECM que indica que ás 144 horas intensifica-se para oeste o Anticiclone escandinavo criando uma situação de bloqueio no UK, e forçando as depressões a seguir para sul.
Hum ... bom demais para ser verdade, parece-me mais que este mês até pelo menos á 2ª semana (até dia 15) se deverá manter com este padrão !!
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Boas última actualização do Hirlam
1h-7h Domingo
wwisx0c242.gif

7h-13h Domingo
wwisx0c2d2.gif

13h-19h Domingo Situação perigoso no Litoral Norte de Portugal Continental
wwisx0c254.gif

19h-01 Domingo/Segunda
wwisx0c2c2.gif


Não vou entrar em discussão com ninguém em particular mais tirando este país que os organismos tem "vida própria"... A função de um Instituto ou uma Agência é fornecer dados aos organismos da protecção civil, incluído as câmaras que o presidente das mesmas são os responsáveis no terreno de poderem efectuar o seu trabalho.

Deverá haver uma constante limpeza de cursos de água contudo de forma mais cuidada e com meios extraordinários bem como acautelamento a zonas de risco, situações de gruas em risco, e estradas perigosas para monitorização fecho e limpeza de forma o mais célere possível para as coisas que se resolvam sem por em perigo a vida de ninguém.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
stormy no tópico de seguimento de previsao de Setembro disse:
Um pequeno side note...o ECMWF tem andado pouco fiavel..e agora anda a deparvar no medio/longo prazo ( sim...mais que o costume:lol:)...por isso não se fiem nele..pelo menos nos proxs dias

Pois bem me parecia. Tão depressa é vento forte no sul como moderado, muda umas 3 vezes por dia.
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Saídas das 12z (ECM) e 18z (GFS) o GFS e o ECM estão bastante parecidos, frente activa, ciclogenese moderada a forte, ECM 988mb e GFS 987mb na saída das 18z, mais fraca na das 12z, 993mb.


GFS


gfspiv10m042.png



ECMWF


ecmwfpig500048.png





Precipitação GFS




GFS Madrugada (01-07h)

gfspiprec036.png



GFS Manhã (07-13h)

gfspiprec042.png




GFS Tarde (13-19h)

gfspiprec048.png




GFS Noite (19-01h)

gfspiprec054.png
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pois bem me parecia. Tão depressa é vento forte no sul como moderado, muda umas 3 vezes por dia.

O ECM previu a frente deste fim de semana a uma distância de 200 horas, o GFS só a viu às 120h. Escrevi isto no domingo passado:

O ECMWF está praticamente sozinho na sua previsão para o próximo fim de semana. Não seria a primeira vez que acertava contra todos, mas desta vez está a pôr a fasquia muito alta, prevendo precipitação de norte a sul durante 3 dias. De qualquer modo tanto o ECMWF como o GFS estão a cozinhar um bloqueio na Escandinávia, que pode ser interessante para a primeira quinzena de Outubro.

PS- Acabei de ver a última saída do CMC e vejo que este começa a convergir para o ECMWF. A ver como se comporta o GFS nas próximas horas, estou com alguma esperança, fraquinha ainda, que no próximo sábado tenhamos a primeira frente atlântica a sério da temporada.

O GFS há 2 dias atrás previa 34ºC para a próxima Quarta no Alentejo. Neste momento tem chuva, tal como tem previsto o ECM.
Para o próximo fim de semana vamos esperar, mas ainda não houve uma estabilização da previsão por parte de qualquer modelo.
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
PEC -3 ; Verão - 0 ...

Logo nesta semana ,de má memória para a grande maioria dos portugueses ,tinha que vir ao 7º dia , um Domingo assim.
Para grandes males, grandes remédios.
Nas nossas casas, resguardados,no recato , vamos voltar a escutar o som do vento e da chuva que há muito não se juntavam na nossa rua,
entrelaçando sons, dançando tons ...
Talvez no próximo domingo haja desforra ...
O Outono é como um interruptor:
Por vezes abraça o Verão.
Outras ,antes que ele morra , prepara-lhe o caixão...

Venha de lá animação...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Valores elevados de precipitação para a próxima madrugada-manhã. Foram activados os avisos laranja para chuva e vento em Viana do Castelo, Braga e Porto.

A frente é bastante activa e vai chover bem :rain::cold:

510232010100200033.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
É apenas para dizer que depois deste episódeo os modelos estão uma verdadeira caldeirada, nomeadamente o ECM que depois das 120h, não consegue dar duas runs seguidas !!!
o GFS tem nesta manhã um cenário que tem mantido mas olhando para todos os membros observa-se que este é o que tem uma das pressões mais altas pois a próxima frente (4ª feira) ainda está extremamente indefinida !!
 

jpmartins

Cumulonimbus
Registo
16 Out 2007
Mensagens
2,334
Local
Limeira - Oliveira do Bairro (Aveiro)
O distrito de Aveiro também está em alerta laranja devido à velocidade do vento e amarelo para a precipitação.

Valores elevados de precipitação para a próxima madrugada-manhã. Foram activados os avisos laranja para chuva e vento em Viana do Castelo, Braga e Porto.

A frente é bastante activa e vai chover bem :rain::cold:

510232010100200033.gif
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Re: Previsão especial concertos U2 em Coimbra (2 e 3 Outubro)

Nas saídas das 00z, o ECMWF recuou um pouco na intensidade da ciclogenese, 993mb, o GFS mantém-se nos 987mb.


gfspiv10m030.png





Modelos Mesoescala


Aladin/IM
(Acumulado 3 horas)
aladin.gif




WRF/Univ.Aveiro
(Acumulado 1 hora)
wrf.gif







Modelos Globais


As cartas de precipitação do GFS e do ECMWF:




Madrugada (01-07h)

gfspiprec030.png


72919082.gif






Manhã (07-13h)

gfspiprec036.png


55076154.gif






Tarde (13-19h)

gfspiprec042.png


16238683.gif





Noite (19-01h)

gfspiprec048.png


69022539.gif