Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Outubro 2010

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aceito a aposta. Neste momento o GFS é o único que põe AA na Sexta feira que vem.

Sem querer ser chato ... e não volto a repetir mensagens desta, parece que ganhei a aposta, pois ás 168h como havia dito pôs o AA em cima de nós!!:D
Resumindo o GFS e o ECM nas ultimas actualizações inverteram os papéis !!
ECM --> GFS
GFS --> ECM
;)

Fim de citação deste tipo de mensagens ....
Os modelos estão muito voláteis ....
 


1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Sem querer ser chato ... e não volto a repetir mensagens desta, parece que ganhei a aposta, pois ás 168h como havia dito pôs o AA em cima de nós!!:D
Resumindo o GFS e o ECM nas ultimas actualizações inverteram os papéis !!
ECM --> GFS
GFS --> ECM
;)

Fim de citação deste tipo de mensagens ....
Os modelos estão muito voláteis ....

mas tu preferes AA é?não sabia hehe :unsure:
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
eu sei que ainda falta algum tempo mas ja viram as previsoes para outro fim de semana? cenario de tempestado mesmo, principalmente no mar ( costa oeste)

Viste isso no Windguru, certo? Percebe-se, pois o modelo no qual se baseia (GFS) coloca uma depressão muito cavada (<960 hPa) a noroeste da PI na próxima 5a/6a, e isso geraria sem dúvida, pela proximidade e intensidade da depressão, ondas entre 7 a 8 metros na costa ocidental...

De referir que o ECMWF também forma essa depressão nessa altura, até mais cavada que o GFS (<955 hPa :hehe:), mas desvia-a mais para norte não afectando tanto a PI. Deixaria no entanto, uma ondulação elevada (talvez 4/5 m), e possivelmente até mais favorável aos surfistas por não criar uma situação tão tempestuosa junto à costa.

Seria uma situação interessante, mas ainda estamos longe...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
eu sei que ainda falta algum tempo mas ja viram as previsoes para outro fim de semana? cenario de tempestado mesmo, principalmente no mar ( costa oeste)

Esta carta? Pode ser mas esta parece-me dar apenas temporal nos Açores. Teríamos 2 sistemas frontais, o mais intenso no domingo 10 de Outubro.

wind3285032and32mslpeur.gif


Nem sequer é comparável com o que temos esta noite.

wind3285032and32mslpeur.gif
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Esta carta? Pode ser mas esta parece-me dar apenas temporal nos Açores. Teríamos 2 sistemas frontais, o mais intenso no domingo 10 de Outubro.

wind3285032and32mslpeur.gif


Nem sequer é comparável com o que temos esta noite.

wind3285032and32mslpeur.gif

Estas cartas são do ECMWF, como já disse coloca a depressão um pouco mais afastada de nós. Veja-se estas duas cartas do GFS, a colocar a depressão mais próxima, o que já levaria a um tempo mais tempestuoso em Portugal Continental.





De qualquer maneira, mesmo a situação do ECM resultaria numa grande ondulação para a costa ocidental, mas em condições muito mais "limpas", com menos vento e condições menos adversas, que gerariam ondas mais "perfeitas" em vez do mar grande mas desordenado e tempestuoso que resultaria das condições previstas pelo GFS.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Vou fazer aqui um pequeno desabafo... Tenho saudades dos saudosos seguimentos especiais que se faziam aqui no MeteoPT, quando se aproximava algum evento meteorológico interessante:(

Desculpem o off topic;)
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
A run das 18z do GFS, prevê quantidades brutais de precipitação para as próximas horas no Alto Minho.

Passo a citar alguns meteogramas:


Monção (164,4mm durante o dia de domingo)
moncao.png



Viana do Castelo (123,9mm durante o dia de domingo)
vcast.png



Braga (123,4mm durante o dia de domingo)
braga.png
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Alguém me pode fazer uma previsão para amanhã a partir do fim da tarde para Aveiro?:(
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Vejam estes mapas do ECMWF e do GFS para a semana que vem:





Impressionante a semelhança dos 2 modelos a esta distância, assim como a intensidade da depressão que colocam a Noroeste da peninsula... com os dois principais modelos a concordarem e tendo em conta que já há algum tempo que vão cozinhando esta situação, estou muito curioso em ver o que vai realmente acontecer. Seria o 2º/3º evento consecutivo (na 4a poderemos ter outro sistema frontal) a ser modelado com muita precisão a uma grande distância.

Esta situação levaria a que nos atingisse um novo sistema frontal de moderada/forte actividade, ventos fortes caso a depressão se aproxime de nós, mas o que me chama mais atenção aqui é a possível grande ondulação que poderá afectar a costa ocidental (7/8 m) e que coincidiria com uma grande maré, podendo causar alguns estragos em zonas costeiras.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Bom dia ... olhando aos modelos e falando concretamente aqui para o pessoal do sul do país temos então que hoje ainda poderá cair agora mais á tarde ainda cerca de 10 mm de precipitação que o GFS aumentou na ultima run ...
Olhando mais em frente ... e olhando aos modelos do ponto de vista geral, parece que teremos uma semana instável sendo que apenas Segunda e Terça é que não deverá chover ...
Esta semana que vem trará chuva de norte a sul e em particular ao Norte e Centro do país!!
Ora vejamos então o panorama:
Segunda e terça: dias calmos praticamente sem precipitação;
Quarta: dia de aguaceiros/chuva no norte e centro fundamentalmente;
Quinta: periodos de chuva/aguaceiros em especial no litoral;
Sexta: Chuva por vez forte e vento e ondulação muito fortes;
Sabado: Aguaceiros e trovoadas em especial no Norte e Centro;
Domingo: Aguaceiros por vezes fortes em especial no Norte e Centro;


Em resumo, teremos uma semana marcada pela chuva .... sendo mais forte a Norte e Centro mas que nem o sul escapará ...
Esta chuva a partir de Quarta parece ser persistente chovendo de forma consecutiva em algumas regiões ....
mas o destaque claro é para Sexta-feira.. apesar de Quarta tb poder ser complicado a Norte
 

Knyght

Cumulonimbus
Registo
10 Mai 2009
Mensagens
2,044
Local
Madeira - Funchal
Tenho pena para o pessoal do Noroeste da Península Ibérica...

Mais chuva forte próxima 4ª-feira:
wwisx0c0d3.gif